Revista MultiAtual - ISSN 2675-4592

INCLUS脙O DOS SURDOS NA REDE DE ENSINO

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Alexandra Gomes Barreto

Bacharel em Psicologia com Licenciatura, P贸s-Gradua莽茫o em Psicopedagogia e Psicanalista.

 

Cynara Fiedler Bremer

P贸s Doutora pela Universidad de Granada, Espanha (2019). P贸s Doutora pela Universit盲t des Saarlandes, Alemanha (2015). Doutora em Engenharia de Estruturas pela UFMG (2007). Mestre em Engenharia de Estruturas pela UFMG (1999). Engenheira Civil pela UFMG (1996)


RESUMO

Os Direitos Humanos consolidam 脿s Pol铆ticas P煤blicas na Perspectiva Inclusiva no Brasil. A sociedade anseia por reestruturas inclusivas, seja de mobilidade urbana, de acessibilidade digital, no mundo do trabalho, na educa莽茫o e segue na constru莽茫o dessas pol铆ticas que expressam 脿s necessidades sociais da nossa 茅poca hist贸rica. A Educa莽茫o Inclusiva 茅 um progresso humano e o presente artigo tem como objetivo aborda 脿s a莽玫es das Pol铆ticas Inclusivas, a relev芒ncia das tecnologias assistivas, a import芒ncia da flexibilidade na constru莽茫o do Projeto Pol铆tico Pedag贸gico e sua repercuss茫o social. A opini茫o p煤blica sobre a educa莽茫o bil铆ngue para alfabetiza莽茫o dos alunos surdos 茅 uma tentativa de ampliar a inclus茫o social do surdo na sociedade. 脡 fundamental a produ莽茫o de pesquisa sobre o tema da inclus茫o que fomente discuss玫es, caminhos e saberes sobre 脿s pr谩xis profissional e a intera莽茫o da sociedade no processo de inclus茫o. Para atingir o objetivo, a metodologia de pesquisa baseou-se na bibliografia sobre 脿s Pol铆ticas P煤blicas Inclusivas articuladas 脿s pr谩ticas de duas Escolas Estaduais no interior do estado de S茫o Paulo e pesquisa de opini茫o p煤blica dirigida aos servidores ligados 脿 educa莽茫o. As tecnologias s茫o ferramentas indispens谩veis e de grande relev芒ncia na inclus茫o dos alunos surdos nas redes estaduais, sendo assim foram apresentados diversos recursos tecnol贸gicos capazes de intermediar o aprendizado e dar voz social ao surdo tornando a defici锚ncia auditiva e suas implica莽玫es na vida da pessoa surda mais difundida reduzindo o estigma trazido pelo desconhecido.

Palavras-chave: Pol铆ticas. Educa莽茫o. Inclus茫o

 

 

1.INTRODU脟脙O

 

As pessoas deficientes t锚m conquistado espa莽os jamais imaginados, devido aos esfor莽os sociais organizados em Conven莽玫es como a de Salamanca, Cochabamba a da Guatemala, al茅m de Debates, Confer锚ncias Nacionais e Internacionais - A Organiza莽茫o das Na莽玫es Unidas – ONU, 2006 (Decreto n潞 6949/2009 [s.p]), firma compromisso com a educa莽茫o para todos e com a universaliza莽茫o do ensino tendo muitas na莽玫es signat谩rias inclusive o Brasil.

Diante desse panorama de mudan莽as educacionais o presente artigo tem como objetivo apresentar a relev芒ncia das organiza莽玫es sociais que se expressam em pol铆ticas p煤blicas, assim como as possibilidades advindas das pol铆ticas de a莽玫es afirmativas como as tecnologias assistivas e o papel fundamental das escolas para sociedade ao constru铆rem com os seus projetos pol铆ticos pedag贸gicos comprometidos com a inclus茫o. O objetivo do artigo tamb茅m busca conhecer e divulgar a opini茫o p煤blica de servidores ligados 脿 educa莽茫o sobre o ensino bil铆ngue – L铆ngua Brasileira de Sinais e L铆ngua Portuguesa na modalidade escrita como segunda l铆ngua do surdo, visando o ensino da L铆ngua Portuguesa desde a inser莽茫o do alunado na rede regular de ensino.

Visando atingir estes objetivos aplicamos a metodologia de pesquisa bibliogr谩fica das Pol铆ticas P煤blicas Educacionais Inclusivas, a efetiva莽茫o na pr谩tica destas pol铆ticas executadas em dois Projetos Pol铆ticos Pedag贸gicos de duas escolas que trabalham com a inclus茫o na rede p煤blica de ensino. Elas est茫o localizadas no interior do estado de S茫o Paulo. H谩 uma pesquisa quantitativa descritiva de opini茫o p煤blica realizada com servidores ligados 脿 educa莽茫o.

O presente artigo n茫o se esgota e permanece aberto 脿 amplia莽茫o e aprofundamento considerando que a constru莽茫o das pr谩xis profissional necessita de constante investiga莽茫o, discuss玫es e publica莽玫es de saberes que auxiliam o conhecimento de interesse social.

 

 

2.POL脥TICAS DE INCLUS脙O

Em v谩rias culturas e pa铆ses, inclusive no Brasil os governos acataram propostas inclusivas para educa莽茫o. Segundo o Estatuto da Pessoa com Defici锚ncia temos as Leis das Pol铆ticas P煤blicas sendo dever de toda sociedade (BRASIL, 2015 [s.p]).

[...] Art. 27. Par谩grafo 煤nico. 脡 dever do Estado, da fam铆lia, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educa莽茫o de qualidade 脿 pessoa com defici锚ncia, colocando-a a salvo de toda forma de viol锚ncia, neglig锚ncia e discrimina莽茫o[...] (CONSTITUI脟脙O DA REP脷BLICA FEDERATIVA DO BRASIL ARTIGOS 3 E 4 DO CAP脥TULO IV – ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICI脢NCIA – ARTIGO 27 par谩grafo 煤nico)

 

脌s pol铆ticas reorganizam a sociedade com conquistas como a do Decreto n潞.3.956/01 que resultou da Conven莽茫o da Guatemala de 8 de outubro de 2001 onde estiveram v谩rios pa铆ses. A Declara莽茫o Mundial sobre - “Educa莽茫o para Todos”, na Confer锚ncia de Jomtiem na Tail芒ndia em 1990, o Brasil 茅 signat谩rio e s茫o as mudan莽as nas leis que ao se efetivarem alteram a vis茫o da defici锚ncia na sociedade as leis influenciam a sociedade ao mesmo tempo em que 茅 influenciada por elas. Para Ciampa (1998) transformar 茅 viver.

      [...] cada indiv铆duo reconhece no outro um ser humano e 茅 assim reconhecido por ele – sozinhos certamente n茫o podemos ver reconhecida nossa humanidade, consequentemente n茫o nos reconhecemos como humanos. Ter uma identidade humana 茅 ser identificado e identificar-se como humano. (CIAMPA, 1998, p.8)

 

No Brasil as Diretrizes Nacionais para a Educa莽茫o Especial na Educa莽茫o B谩sica segundo a Resolu莽茫o 2, Artigo 2潞 “Os sistemas de ensino devem matricular todos os estudantes, cabendo 脿s escolas organizarem-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais” (MEC/SEESP, 2001 [s.p]). Sendo assim, cada institui莽茫o educacional atender谩 a lei conforme suas disposi莽玫es e subjetividades, pois cada escola deve construir o seu Projeto Pol铆tico Pedag贸gico com proposta inclusiva, no entanto muitas vezes n茫o se efetiva.

S茫o 脿s pol铆ticas que impulsionam a inclus茫o conforme Decreto n潞 5.296/04 regulamenta as leis n潞 10.048/00 e n潞 10.098/00, que disp玫e sobre a inclus茫o da pessoa deficiente em v谩rios 芒mbitos sociais; s茫o muitas mudan莽as legais, por茅m na pr谩tica a inclus茫o do surdo segue segregaria na educa莽茫o, pois n茫o h谩 acompanhamento por Institui莽茫o Oficial que gere pesquisa e transpar锚ncia 脿 sociedade. N茫o certifica nem acompanha periodicamente o conhecimento adquirido pelo alunado surdo ou deficientes. Desconhecemos os avan莽os efetivos do alunado em sua L铆ngua Natural/Materna - Libras – e em sua segunda l铆ngua na modalidade escrita - L铆ngua Portuguesa. A produ莽茫o de material did谩tico pedag贸gico e liter谩rio 茅 fragmentada e dependente da subjetividade de cada gest茫o de ensino ou professor. Quando observamos no 芒mbito social a inclus茫o do surdo 茅 铆nfimo o n煤mero de pessoas que conhe莽am sinais b谩sicos da L铆ngua Brasileira de Sinais – Libras sendo est谩 falta de conhecimento b谩sico uma das barreiras para conviv锚ncia social e uso de servi莽os b谩sicos, seja de sa煤de, transporte entre outros.

Na Perspectiva da Educa莽茫o Inclusiva, a Resolu莽茫o (CNE/CP n潞1/2002), que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a forma莽茫o nas Institui莽玫es de Ensino Superior a Libras 茅 ensinada como disciplina sendo parte integrante da grade curricular nos cursos de forma莽茫o em Pedagogia e de Fonoaudiologia no Brasil. Na rede estadual do ensino b谩sico, n茫o h谩 o conte煤do de Libras, nem a disciplina de Libras para incluir toda comunidade escolar. No sistema educacional do estado de S茫o Paulo e em todo o pa铆s a estrutura dos materiais, da avalia莽茫o da aprendizagem 茅 desenvolvida para o alunado ouvinte aprofundar suas habilidades lingu铆sticas e o surdo realiza o acompanhamento das aulas e a avalia莽茫o por interm茅dio do int茅rprete de Libras, uma conquista dos esfor莽os sociais da comunidade surda conforme as Diretrizes Operacionais em sua resolu莽茫o (CNE/CEB n潞 4/2009).   

脡 poss铆vel produzir materiais como livros liter谩rios, did谩ticos pedag贸gicos aos surdos utilizando a impress茫o em L铆ngua Brasileira de Sinais - Libras ou com o impresso em SignWriting que 茅 um sistema mediador do c贸digo da escrita desenvolvida para aprofundamento da - Libras - em c贸digo escrito que fortalece a identidade do surdo e no uso da sua l铆ngua (BARRETO, M. e BARRETO, R., 2012), contudo essa amplia莽茫o lingu铆stica na inclus茫o n茫o ocorre, mas 脿 medida que ocorram produ莽玫es de pesquisas, apresenta莽茫o de propostas e esfor莽os sociais 脿s pol铆ticas v茫o sendo melhoradas.

 

Muitos autores alertam a sociedade sobre as lacunas nos materiais voltadas para a perspectiva inclusiva conforme a publica莽茫o do artigo dispon铆vel em meio eletr么nico com o tema: Material did谩tico digital, uma nova forma de o aluno surdo “ler” e “interagir” com os conte煤dos educacionais conforme (MIRANDA, D. G., dez. 2016).

 

No ano de 2018 no m锚s de setembro o Governo Federal pelo portal do Minist茅rio da Educa莽茫o e Cultura – MEC, disponibilizou aos professores da rede p煤blica o acervo com mais de oitocentas obras 脿 serem escolhidas e utilizadas nas escolas p煤blicas, n茫o houve oferta de nenhum livro publicado para o alunado surdo. (Decreto N潞 91.542, de 19 de agosto de 1985, altera Instituto Nacional do Livro para Programa Nacional do Livro Did谩tico - PNLD). Percebemos a necessidade de mobilizar esfor莽os na produ莽茫o direcionados a inclus茫o principalmente para conceitos fundamentais das diversas disciplinas escolares.

 

2.1 As Tecnologias Assistivas

A Tecnologia voltada 脿 aprendizagem e acessibilidade impulsiona a universaliza莽茫o da educa莽茫o devido ao acesso em massa. Segundo Kleina (2012) a tecnologia tem um objetivo central na inclus茫o.

[...]Assim percebemos que as Tecnologias Assistivas t锚m como objetivo central promover as pessoas com algum tipo de defici锚ncia maior autonomia e independ锚ncia, melhor qualidade de vida e inclus茫o social e educacional, por meio do aumento de sua comunica莽茫o e mobilidade, do dom铆nio do ambiente, do desenvolvimento de habilidades que auxiliem o aprendizado, o trabalho e a integra莽茫o com a fam铆lia, amigos e a sociedade [...] (Kleina, Cl谩udio 2012, p.34)

 

H谩 aplicativos e softwares desenvolvidos que visam a inclus茫o do surdo; o VLibras que 茅 um programa que interpreta os textos no computador em libras, o Hand Talk 茅 um aplicativo gratuito que ensina os sinais de Libras aos ouvintes, Glide – V铆deo Chat Messenger, Aplicativo banc谩rio m贸vel e Aplica莽玫es de viagem – Waze e National Rail, Vi谩vel Brasil 茅 um aparelho que intermedia a comunica莽茫o do surdo atrav茅s de um interprete que aparece na tela do aparelho e comunica a mensagem para o ouvinte. A Tecnologia 茅 uma linguagem para inclus茫o no V Congresso da Bahia realizado em Feira de Santana, 2017 resultou em uma plataforma organizada com amplas publica莽玫es inclusivas.

O uso da Tecnologia no ensino a dist芒ncia 茅 uma modalidade de educa莽茫o crescente e com Institui莽玫es comprometidas com a boa qualifica莽茫o profissional e sua responsabilidade social na forma莽茫o do cidad茫o, al茅m de instrumentalizar possibilidades de ascens茫o social. (LITWIN, E. Tecnologia Educacional, 2001), contudo a capacita莽茫o profissional mesmo com disponibilidade de forma莽茫o continuada em plataformas oficiais para os professores a efetiva莽茫o na pr谩tica educacional 茅 um desafio.

脡 da compet锚ncia do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An铆sio Teixeira – INEP -  promover estudos, pesquisas e avalia莽玫es peri贸dicas sobre o sistema educacional brasileiro e ao observamos a import芒ncia do Exame Nacional do Ensino M茅dio - ENEM consideramos a tend锚ncia contempor芒nea na perspectiva da universaliza莽茫o do ensino com uso das tecnologias na produ莽茫o das avalia莽玫es. Foi divulgado no site da Ag锚ncia Brasil em 17 de dezembro 2019 uma nota do porta voz do INEP

[...] O Inep passou a oferecer a videoprova em Libras em 2017 como parte da pol铆tica de inclus茫o do instituto. Em 2018, foi lan莽ado o selo Enem em Libras, com todo o conte煤do dispon铆vel em L铆ngua Brasileira de Sinais. No mesmo ano foi lan莽ada a Plataforma Enem em Libras, na qual a videoprova pode ser acessada em plataforma similar 脿 adotada na aplica莽茫o da prova [...] (AG脢NCIA BRASIL, 2019, [s.p])

 

O uso da Tecnologia voltado para educa莽茫o e em especial dos surdos de forma planejada, estruturada, sistematizada ainda 茅 um desafio nas escolas (MAZZOTTA, J.S.M., 2003).

 

2.2 As Escolas com Projetos Pol铆ticos Pedag贸gicos Inclusivos

 

As escolas est茫o no interior de S茫o Paulo - Escola Prof陋 Maria Aparecida Dos Santos Ronconi e Escola Prof陋 E.E Castinauda de B.M e Albuquerque, s茫o escolas em que a reestrutura莽茫o 茅 permanente.

A a莽茫o realizada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof陋 Maria Aparecida Dos Santos Ronconi, situada 脿 rua: Ana Gon莽alves da Cunha, 400 - Jardim Jussara, S茫o Jos茅 dos Campos – S茫o Paulo, na tentativa de incluir todos desenvolveu um site voltado para o aluno surdo, com informa莽玫es de acesso 脿 biblioteca, jogos, informa莽玫es relevantes sobre o funcionamento da escola com a L铆ngua Brasileira de Sinais e o uso da tecnologia integra e da autonomia ao aluno surdo. (Decreto N潞 6.425 de 4 de abril de 2008 -  QEdu - Censo Escolar registrado sob o No. C贸digo INEP 35436987, 2018). O ensino da Libras 茅 um conte煤do para todos e em todos os espa莽os, pois o ensino utilizou-se dos materiais e recursos did谩ticos pedag贸gicos planejados e estruturados para inclus茫o. Conforme publica莽茫o do munic铆pio a escola 茅 bil铆ngue. (SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCA脟脙O Portaria n.潞 117/SME/10)

A escola E. E. Profa. Castinauta de B. M. e Albuquerque situada na Rua Orlando de Oliveira – Bairro: Jardim S茫o Marcos - 13082-205 Campinas/SP. Pensando na quest茫o do estigma, do autoconceito no desenvolvimento s贸cio emocional da crian莽a deficiente oferece o projeto Biointera莽茫o Animal.  (Decreto N潞 6.425 de 4 de abril de 2008   QEdu – Censo Escolar registrado sob o No.C贸digo INEP 35018818, 2018). A escola 茅 polo e disp玫e de sala de recursos para Educa莽茫o Especial, materiais tanto da sala de atendimento Tipo I quanto Tipo II, conforme consta nas orienta莽玫es da Secretaria de Educa莽茫o Especial no Manual de orienta莽茫o: Programa de Implanta莽茫o de Salas de Recursos Multifuncionais, Resolu莽茫o CNE/CEB n潞 4/2009, conforme as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado.

O projeto foi amplamente discutido sugerido pelo professor de Biologia pela professora de Educa莽茫o Especial e Psic贸loga, com base na terap锚utica com animais mediadores na socializa莽茫o e aprendizagem. A abordagem terap锚utica com animais 茅 amplamente abordada no meio acad锚mico por promover sa煤de e bem-estar. (Projeto de Lei N° 4.455 de 19 de setembro de 2012). Entretanto como media莽茫o pedag贸gica a Terapia Assistida por Animais s茫o novos estudos.

Consta no Projeto Pol铆tico Pedag贸gico com o nome Biointera莽茫o Animal e os estudos vem da Zooterapia e conta com animais treinados e aptos para essa media莽茫o pedag贸gica. A avalia莽茫o dos resultados ocorre atrav茅s de registros realizados pelas crian莽as quantificando sua progress茫o no projeto e a avalia莽茫o qualitativa das rela莽玫es sociais s茫o avaliadas na efetiva莽茫o das rela莽玫es observadas em momentos externo ao projeto como no intervalo entre relato dos familiares entre outros registros. 脡 relevante apresentar Propostas Pol铆ticas Pedag贸gicas e sua flexibilidade para inclus茫o.  

 

3. PESQUISA DE OPINI脙O P脷BLICA E SEUS RESULTADOS

 

A metodologia de pesquisa utilizada se inseriu numa abordagem descritiva, explorat贸ria quantitativa, com quatro perguntas e com duas op莽玫es de respostas para cada pergunta, sendo elas: concordo ou n茫o concordo. Os crit茅rios de participa莽茫o foram servidores ligados 脿 educa莽茫o. A elabora莽茫o do question谩rio utilizou a ferramenta do Google Forms e foram enviados aos participantes que com livre consentimento, participa莽茫o espont芒nea, contudo houve obrigatoriedade na coleta do endere莽o de e-mail de cada participante. A coleta de dados da pesquisa fora realizada em 16 de outubro de 2019 e obteve 44 respostas na data realizada e permanece dispon铆vel 脿 sociedade para consulta. Os resultados foram analisados quantitativamente considerando o maior percentual de concord芒ncia. O quadro 1 traz as perguntas realizadas.

 

Quadro 1- Perguntas de opini茫o p煤blica, Google Forms, 2019

1- Na sua opini茫o o ensino de Libras (L铆ngua Brasileira de Sinais) deveria fazer parte da grade de conte煤dos como 茅 o ensino do Ingl锚s?

2- A avalia莽茫o atualmente da crian莽a surda e da crian莽a ouvinte s茫o iguais. Na sua opini茫o a avalia莽茫o com o uso da Tecnologia da Informa莽茫o e Comunica莽茫o e seus multi recursos ou com uma avalia莽茫o impressa com recursos apropriados de imagens, Libras e L铆ngua Portuguesa seriam formas de avalia莽茫o mais inclus茫o?

3- Voc锚 acredita que 脿s crian莽as brasileiras tendo contado sistematizado com a Libras estaria dando base para inclus茫o social desde a sua forma莽茫o e, com isso, reduziria o preconceito social?

4- A inclus茫o do surdo nos espa莽os sociais, sua inser莽茫o social e a cultura dos brasileiros seria ampliada com o ensino de Libras na educa莽茫o b谩sica?

Fonte: a autora (2019)

Para primeira pergunta os resultados foram de 92,9% para a op莽茫o de que concordam que o ensino de Libras seja oferecido como conte煤do como 茅 o ensino da l铆ngua inglesa e 7,1% n茫o concordam, Figura 1.

Figura 1 - Opini茫o p煤blica em percentual sobre o ensino de Libras como conte煤do.

Fonte: a autora (2019)

Para a segunda pergunta os resultados foram de 95,2% para a op莽茫o de que concordam com a avalia莽茫o com recursos lingu铆sticos amplos, seja impressa ou virtual e 4,8% n茫o concordam, Figura 2.


Figura 2 - Opini茫o p煤blica em percentual sobre a elabora莽茫o das avalia莽玫es pr贸pria para o alunado surdo.

Fonte: a autora (2019)

 

Para a terceira pergunta os resultados foram de 97,6% para a op莽茫o de concordam que aprender a linguagem do surdo resultaria em redu莽茫o do preconceito social, e 2,9% n茫o concordam, Figura 3


Figura 3 – Opini茫o p煤blica em percentual se o ensino de libras para todos no espa莽o escolar resultaria na redu莽茫o do preconceito social.


Fonte: a autora (2019)

 

Para a quarta pergunta os resultados foram de 95,1% para a op莽茫o de concordam que a inclus茫o se efetivaria, assim como a qualidade social ampliando a cultura de todos e 4,9% n茫o concordam, Figura 4.


Figura 4 – Opini茫o p煤blica em percentual o ensino da l铆ngua brasileira de sinais durante o ensino b谩sico em rede regular ampliaria a inclus茫o, a inser莽茫o e elevaria o n铆vel cultural da sociedade.


Fonte: a autora (2019)

 

4.CONSIDERA脟脮ES FINAIS

 

O objetivo do artigo foi compreender algumas indaga莽玫es referente ao material pedag贸gico se incluiu os surdos. Diante dos impasses decorrente da a莽茫o pr谩tica da inclus茫o na sala de aula, da incerteza dos profissionais e dos pais quanto a inclus茫o e o melhor desenvolvimento das crian莽as com defici锚ncia no ensino regular. Sendo assim os objetivos da pesquisa foram alcan莽ados pela an谩lise da pesquisa e apura莽茫o dos dados.

Na coleta dos dados no gr谩fico da Figura 1 para quest茫o referente ao ensino da Libras como conte煤do 92,9% concordam que melhoraria a qualidade do material pelo planejamento do ensino.  Os resultados para a quest茫o da Figura 2 sobre a elabora莽茫o da avalia莽茫o ter sua elabora莽茫o com recursos lingu铆sticos pr贸prios para compreens茫o do surdo e com o uso das ferramentas das tecnologias os resultados formam de 95,2% como concordam com um processo avaliativo mais inclusivo. Para quest茫o da Figura 3 os resultados foram de 97,6% como concordam que ao ensinar a Libras para todos os alunos ouvintes e surdos proporcionaria melhor compreens茫o do diferente do novo pela cultura surda reduzindo o preconceito social. Na Figura 4 as respostas quanto a efetiva莽茫o da inclus茫o atrav茅s do ensino sistematizado com material apropriado e em forma de conte煤do para todos resultou em 95,1% como concordam que melhoria as condi莽玫es para efetiva莽茫o da inclus茫o, da redu莽茫o do preconceito por meio da cultura e elevaria a inser莽茫o social envolvendo a todos pela aprendizagem.

H谩 necessidade de melhores trabalhos de pesquisa, debates, aprofundamentos visando o ensino bil铆ngue nas escolas, assim tamb茅m 茅 necess谩rio permanecer os est铆mulos 脿s iniciativas dos professores como pesquisadores relatando seus progressos, desafios, percep莽玫es, para melhoria das pr谩xis na profiss茫o. A mudan莽a s贸cio hist贸rica sobre a defici锚ncia est谩 dada, 茅 necess谩rio avan莽armos nos estudos de melhorias dos recursos humanos e materiais e no uso das tecnologias como parte integrante da educa莽茫o das gera莽玫es visando uma sociedade mais humanizada e solid谩ria.

 

REFER脢NCIAS

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Recebido em 06 de agosto de 2020
Publicado em 01 de setembro de 2020


Como citar este artigo (ABNT)

BARRETO, Alexandra Gomes. BREMER, Cynara Fiedler. Inclus茫o dos Surdos na Rede de Ensino. Revista MultiAtual, v. 1, n.5., 01 de setembro de 2020. Dispon铆vel em: https://www.multiatual.com.br/2020/08/inclusao-dos-surdos-na-rede-de-ensino.html
INCLUS脙O DOS SURDOS NA REDE DE ENSINO INCLUS脙O DOS SURDOS NA REDE DE ENSINO Reviewed by Revista MultiAtual on agosto 18, 2020 Rating: 5
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