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Paulo Augusto d’Ćngelo Porto
Aluno do Curso de
Especialização Gestão de Instituições Federais em Educação Superior, Faculdade
de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais. e-mail:
pauloportobr@gmail.com
Silvana Santos
Membro do corpo docente do
Curso de Especialização Gestão de Instituições Federais em Educação Superior,
Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Ciência
da Informação. Orientador. e-mail: silsanter@gmail.com
RESUMO
O aprimoramento das
atividades prestadas pelo setor pĆŗblico tem sido cada vez mais recorrente Ć s
instituições que buscam desenvolver uma cultura organizacional de referência e
que possam assegurar, com eficiĆŖncia, os produtos por elas proposto. O CAED UFMG
– Centro de Apoio a Educação a DistĆ¢ncia da Universidade Federal de Minas
Gerais, seguindo uma visão sistêmica para gerenciar os processos existentes em
sua organização, iniciou estrategicamente, em maio de 2015, o “Projeto de
Mapeamento dos Processos para Melhoria da Rotina de Trabalho”. Este projeto
propÓs mapear os métodos e as atividades relacionados à educação a distância
como etapa inicial de uma administração assistida por uma Gestão em Processos.
Os mapeamentos propostos e realizados propiciaram um registro dos processos em
execução e serão de fundamental importância para continuidade de projetos
relacionados à melhoria da rotina de trabalho, padronizações para manutenção da
qualidade, melhoria de desempenho, minimização de esforços e otimização de resultados,
em busca da realização dos objetivos educacionais desta instituição. Foi
utilizada a metodologia BPM - Business Process Managent, ou Gerenciamento de
Processos de Negócio. O “Projeto de Mapeamento dos Processos para Melhoria da
Rotina de Trabalho” proporcionou a formalização detalhada das atividades
desenvolvidas no CAED para produção da Educação a Distância na UFMG. Este
trabalho consiste na apresentação e discussão dos resultados que foram
alcanƧados a partir do desenvolvimento deste mapeamento.
Palavras-chave: Mapeamento dos Processos; BPM; Educação a
Distância; Gestão em Processos.
1.
Introdução
Este artigo propƵe discutir os resultados que foram
gerados a partir do “Projeto de Mapeamento dos Processos para Melhoria da
Rotina de Trabalho” existentes no CAED UFMG – Centro de Apoio a Educação a
DistĆ¢ncia da Universidade Federal de Minas Gerais, no perĆodo de maio de 2015 a
fevereiro de 2017.
O projeto propƓs promover aƧƵes que assegurassem a
continuidade do desenvolvimento das atividades e dos processos realizados no
CAED UFMG, a partir da inserção de um olhar externo, no sentido de favorecer a
observação e anÔlise destes.
A finalidade
inicial foi criar subsĆdios para uma visĆ£o sistĆŖmica com o intuito de
compartilhamento e interação de toda organização na rotina de trabalho
desenvolvida em relação à Educação a Distância produzida na UFMG,
disponibilizando, documentando e mantendo o desempenho qualitativo da
Instituição UFMG.
Os objetivos
do projeto foram orientados à coleta de informações que descrevessem os fluxos
de trabalho, as rotinas e os pontos de controle dos processos existentes em
cada setor ou Ôrea do CAED, para então utilizÔ-las numa estruturação
padronizada propositiva Ć melhoria da rotina de trabalho.
Considerando que as rotinas executadas no CAED UFMG
envolvem atividades complexas e de carƔter multi e transdisciplinar, a
abordagem baseada nos processos permite relacionar as caracterĆsticas
administrativas, tĆ©cnicas e/ou tecnológicas, pedagógicas e artĆsticas para
orientar as decisƵes atribuĆdas Ć implementação de melhorias.
Dentre os principais resultados
esperados na consecução desse mapeamento destacam-se:
̶
Automatização dos processos operacionais;
̶
Aumento da integralidade e grau de
relacionamento das informaƧƵes que suportam os processos;
̶
Aumento da capacidade analĆtica sobre o
capital humano, proporcionando;
̶
Redução de retrabalho e diminuição e/ou
eliminação de atividades sem padronização e/ou sem regras;
̶
Aumento da transparĆŖncia e eficiĆŖncia na
comunicação do CAED entre os servidores, colaboradores, comunidade
universitƔria e toda sociedade;
̶
Organização de ambiente indexado e de fÔcil
rastreamento e arquivamento;
̶
Geração de indicadores que orientem o
desenvolvimento do planejamento estratƩgico do CAED UFMG.
Foi utilizada a metodologia BPM - Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos de
Negócio, por ser uma ferramenta hÔbil no para o gerenciamento de um processo e
por apresentar sistemƔtica eficaz para melhorias nas rotinas e fluxos de
trabalho. (SENA, 2018, p 2)
2. Sobre o CAED UFMG
O CAED UFMG – Centro de Apoio Ć Educação a DistĆ¢ncia –
estĆ” localizado na Unidade Administrativa III no Campus Pampulha da
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e atua no mecanismo de criação,
produção, gerenciamento e oferecimento de cursos Ć distĆ¢ncia, nos nĆveis de
graduação, pós-graduação lato sensu (especialização),
aperfeiçoamento e atualização, desde 2003.
3.
O Projeto de Mapeamento dos Processos para Melhoria da Rotina de Trabalho
Para as organizações que visam uma gestão estratégica
capaz de consolidar em seus processos vigentes, objetivos e metodologias, aptos
a diversas abordagens de inovação tecnológica, modelagem e automação, se fazem
necessĆ”rio desenvolver um autoconhecimento de suas ”engrenagens”, ou seja,
investir no entendimento detalhado de seus processos ou fluxos da rotina de trabalho
(ALTER, 2013, p.78).
De acordo com Campos, (1982, p. 185), o planejamento
estratégico deve ter uma orientação consecutiva e dinâmica, onde se percebe que
"os modelos devem ter flexibilidade suficiente para reavaliaƧƵes permanentes".
Dentre os vƔrios autores que apresentam o conceito de
Processo, a ideia primordial concentra-se no movimento de atividades que são
realizadas para produção de serviços e/ou produtos.
Silva (2017, p. 32), relaciona o “Processo com o conceito
de uma série de atividades que, em geral, possui uma sequência relativamente
lógica e que tem um objetivo claro a ser alcançado, que pode ser um produto ou
serviƧo a ser entregue” ao cliente.
Portanto, o conceito de Processo Ć© relacionado com o
movimento de aƧƵes que produzem alguma coisa, ou seja, podemos aplicar este
conceito em nossa vida pessoal ou profissional, pois tudo que inventamos ou
efetuamos pode ser analisado sob a ótica de Processos.
Rosemann (2005, p.5), define a Gestão em Processos como
uma prĆ”tica holĆstica de gerenciamento organizacional, com compreensĆ£o e
envolvimento desde o nĆvel estratĆ©gico, setores de sistemas de informação, atĆ©
o nĆvel operacional, configurando um o envolvimento de todos os atores por bons
resultados.
O Projeto de Mapeamento dos Processos para Melhoria da
Rotina de Trabalho realizado no CAED UFMG teve por foco a extensão das
atividades vinculadas à gestão das rotinas de trabalho e que, de algum modo,
poderiam contribuir com diferentes aƧƵes estruturadas para o desenvolvimento
dos projetos.
3.1
Gerenciamento de Processo de Negócio – aspectos metodológicos e ferramentais
O
Gerenciamento de Processo de Negócio ou Business
Process Management (BPM), representa uma metodologia composta de mĆŗltiplas
funções habilitadoras. Essas funções tecnológicas abordam o fluxo de trabalho
nas organizaƧƵes do inĆcio ao fim, incluindo tambĆ©m fluxos interfuncional e
interdepartamental (SANTOS, 2012, p. 20; SILVA, 2017, p. 99).
Numa
abordagem multidisciplinar, o BPM envolve diversas Ɣreas do conhecimento. A metodologia
Ć© trabalhada numa perspectiva de ação de fora para dentro, “outside-in”, compreendendo as
necessidades e expectativas demandadas pelo cliente (BERNARDO JUNIOR, 2019, p.
19).
Por esta metodologia a organização consegue visualizar
sobre “o que”, “onde”, “quando”, “porque” e “como” as atividades sĆ£o
desenvolvidas e quem Ʃ o responsƔvel por ela.
3.2
Mapeamento e Modelagem de processos
Ao mapear um processo, deseja-se descrever um conjunto de
atividades, identificĆ”-las como parte de um procedimento, representando um
fluxograma simples e compreensĆvel que proporcione discussƵes e reflexƵes para
melhorias dos trabalhos para gerar o produto na organização.
Entrevistas e workshops possibilitam uma interatividade, rica
em informações da situação atual. O conhecimento prÔtico e informações
relevantes constituintes dos processos realizados auxiliam na elaboração
dinâmica dos fluxos operacionais(DUMAS. 2013, p. 162).
Os processos se baseiam em procedimentos, regulamentos,
legislaƧƵes e normas. Desde o inicio do mapeamento Ć© possĆvel identificar
pontos de melhoria do processo, e atƩ discutir com o seu executor novas idƩias
estruturais (FERNANDES, 2017, p.49).
A decisĆ£o do nĆvel estratĆ©gico da organização pela gestĆ£o
de processos impacta positivamente na melhoria da rotina de trabalho, por meio
da excelência operacional, proporcionando condições de monitoramento e minimizando
custo e tempo.
4. Metodologia
A metodologia utilizada foi embasada
no mĆ©todo de gerenciamento com foco na melhoria dos resultados[1] –
PDCA .
Em reuniƵes com o nĆvel estratĆ©gico foi
definido o escopo da execução do Projeto, planejamento das etapas do trabalho e
priorização de processos a serem mapeados. Também se realizou reuniões com o
nĆvel estratĆ©gico e nĆvel operacional para a consolidação das entrevistas,
mapeamento, validação e apresentação dos processos[2].
Uma anƔlise das macro-atividades realizadas
em cada processo compĆ“s o DEIP – Diagrama de Escopo e Interface do Processo, o
qual Ć© estruturado para identificar as interfaces, tais como, entradas e saĆdas
do sistema, recursos disponĆveis e as regras aplicĆ”veis.
JĆ” de forma mais detalhada os trabalhos foram
estruturados em fluxogramas, via metodologia BMPN[3], enumerando detalhadamente
os setores e as atividades que são desempenhadas no processo.
O planejamento previu trĆŖs etapas a serem desenvolvidas num
perĆodo de 24 meses:
1. O
mapeamento da situação existente, com possĆveis intervenƧƵes de melhorias
imediatas.
2. A
definição de indicadores para o acompanhamento do modelo de fluxo das
atividades com foco nos resultados esperados.
3. Otimização
dos processos e construção de um sistema de acompanhamento das ações executadas
pelos gestores dos processos.
O software “Bizagi Modeler” foi utilizado para a modelagem
Business Process Model and Notation
(BPMN) e possibilitou a estruturação de fluxogramas de trabalho dos processos executados no CAED UFMG.
5.
Apresentação dos Resultados e Considerações Finais
Por meio de entrevistas com os executores dos processos,
foi realizado o mapeamento favorecendo a discussão e reflexão das atividades
desenvolvidas.
Fica evidenciada a complexidade de execução, praticadas
quanto Ć forma, o tempo, a qualidade, o custo, o registro e a interatividade
com toda a instituição e outros atores pertinentes. Desta forma uma gestão que
aborde e se baseie em processos gera subsĆdios para implementação de melhorias
administrativas, técnicas e/ou tecnológicas, criativas, pedagógicas e
artĆsticas fundamentadas em suprir as demandas por competĆŖncias.
O Projeto de Mapeamento dos Processos para Melhoria da
Rotina de Trabalho, efetivado na gestão de 2014/2018, teve finalidade de dar
continuidade às iniciativas jÔ executadas no desenvolvimento dessa gestão. Estruturar
os processos executados na instituição e gerar dados para o melhor acompanhamento
dos projetos e processos em curso, contribuiu para a gestão de qualidade dos
produtos oferecidos.
A organização dos processos, de forma estruturada,
corroborou para o desenvolvimento das atividades e impactaram de forma positiva
na integração e reconhecimento dos seus autores, ou seja, educadores, professores,
servidores, funcionƔrios e colaboradores.
As melhorias propostas foram construĆdas em conjunto com
os gestores de processos e tƩcnicos que participaram das atividades dos
diversos subsistemas do CAED UFMG.
Os resultados do projeto foram 13 DEIP e seus respectivos
processos mapeados, apresentados e validados, a saber: Administração de
Compras; Administração Contabilidade e Finanças; Administração de PatrimÓnio;
Administração de Pessoal; Administração de Viagens; Assessoria Pedagógica; DIR
Produção de Material DidÔtico; Suporte Tecnologia da Informação; Suporte
Tecnologias da Informação e Comunicação; Comunicação; Secretaria; Setor de
Revisão Editorial; Produção de Cursos e Disciplinas UFMG UAB[4] CAPES[5].
A Figura 1 mostra um exemplo de DEIP para o Processo Controle de Bens do CAED UFMG. Observa-se a entrada com
“Solicitação de Tombamento”; regulamentação com “Instrução Normativa
205/88”, “Decreto 99.658/90” entre outros que contemplam as normas a serem
seguidas; o suporte como “Sistema de Geração do nĀŗ de Plaquetas de PatrimĆ“nio”
entre outros que apoiam todas as atividades; e por fim “Bem Patrimoniado &
Relatórios de Bens” como produtos entregues.
Algumas atividades mais
complexas foram padronizadas por meio de Procedimentos de Operação Padrão
(POP), servido como guia instrutivo do planejamento do trabalho a ser
executado, alĆ©m de material para referĆŖncia das informaƧƵes operacionais. Ć
apresentado como exemplo as pĆ”ginas 3 e 4 do POP SICPAT CAED UFMG – Sistema de
Controle Patrimonial com detalhes dos procedimentos a serem seguidos para
conclusão do Processo Controle de Bens do CAED UFMG.
Figura 1:
DEIP para o Processo Controle de Bens do CAED UFMG.

Fonte:
Próprio autor do “Projeto de Mapeamento dos Processos para Melhoria da Rotina
de Trabalho CAED UFMG”
A
figura 2 apresenta um exemplo de detalhe de
Fluxograma BPMN do Processo de Produção de Cursos e Disciplinas UFMG UAB
CAPES, produzido com auxĆlio do software Bizagi Modeller.
Figura2: Detalhe do Fluxograma BPMN do Processo de Produção de Cursos e Disciplinas UFMG UAB CAPES.

Fonte:
Próprio autor do “Projeto de Mapeamento dos Processos para Melhoria da Rotina
de Trabalho CAED UFMG”
Figura 3: POP realizado após padronização da
atividade SICPAT – Processo de Controle dos Bens CAED UFMG (2 de 3).

Fonte:
Próprio autor do “Projeto de Mapeamento dos Processos para Melhoria da Rotina
de Trabalho CAED UFMG”
A entrega envolveu um
conjunto de documentos composto de Diagramas de Escopo Interface dos Processos
(DEIP), Fluxogramas, POPs e AnƔlises dos respectivos processos.
Durante a realização do
mapeamento dos processos existentes no CAED UFMG, foram observados retrabalhos,
execução de atividades sem definição de responsabilidade, descumprimento de
prazos, lentidĆ£o causada por agentes externos ao CAED UFMG, “handoffs”[6]
desnecessÔrios podendo impactar negativamente nos objetivos da instituição, na
qualidade e no tempo necessÔrio para finalização dos produtos, além de custos
desnecessƔrios.
O trabalho realizado
proporcionou uma visão sistêmica dos processos identificando as anomalias a
serem tratadas na etapa de redesenho, portanto conclui-se que o mapeamento da
situação existente no perĆodo de realização do projeto foi o primeiro passo
para a busca de melhoria dos processos.
No entanto, Ʃ necessƔrio
que todas as etapas da gestão de processos sejam implementadas, ou seja: redesenho
de processos; definição de indicadores; implantação de melhorias; monitoramento
seguido de padronização e efetivação da rotina do dia a dia com a percepção
dinâmica da produtividade eficiente, sujeita a modelagem.
Alguns processos que não
apresentaram anomalias foram validados pelos respectivos responsƔveis, sendo
padronizados e definidos como aptos à automatização.
Conclui-se ainda que o
trabalho de mapeamento desses processos jĆ” apontou vĆ”rios benefĆcios ao CAED como:
o registro passo a passo das atividades por meio dos diagramas de componentes e
fluxogramas, a identificação de gargalos, a identificação e envolvimento de
vƔrios atores internos e externos, entre outros.
Os resultados alcanƧados,
ainda que parciais, validam a iniciativa de aplicação de uma metodologia numa
arquitetura inovadora para o desenvolvimento de um ambiente para EaD que
utiliza técnicas de Gestão de Processos e de Simulação de Sistemas, para
auxiliar o professor nos procedimentos de elaboração, execução e monitoramento
do processo de ensino aprendizagem visando a disponibilização de material
educacional na Internet.
6. REFERĆNCIAS
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[1] TOMII,
2011.
[2] SOUZA, 2014.
[3]
O acrÓnimo BPMN (Business Process Model and Notation) refere-se a uma notação
que padronizada com Ćcones que servem para representar o fluxo de um processo.
ABPMP (2013, p. 122)
[4] Sistema UAB –
Universidade Aberta do Brasil - foi instituĆdo pelo Decreto 5.800, de 8 de
junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a
distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e
programas de educação superior no PaĆs". (BRASIL. MEC. 2020 c)
[5] Coordenação de
AperfeiƧoamento de Pessoal de NĆvel Superior (CAPES), pertencente ao MinistĆ©rio
da Educação (MEC). (BRASIL. MEC. 2020a)
[6] Handoff
é qualquer ponto em um processo onde o trabalho ou informação passa de uma
função para a outra.