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Paulo Augusto d’Ƃngelo Porto

Aluno do Curso de Especialização Gestão de Instituições Federais em Educação Superior, Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais. e-mail: pauloportobr@gmail.com

 

Silvana Santos

Membro do corpo docente do Curso de Especialização Gestão de Instituições Federais em Educação Superior, Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Ciência da Informação. Orientador. e-mail: silsanter@gmail.com

 

 

RESUMO

 

O aprimoramento das atividades prestadas pelo setor pĆŗblico tem sido cada vez mais recorrente Ć s instituiƧƵes que buscam desenvolver uma cultura organizacional de referĆŖncia e que possam assegurar, com eficiĆŖncia, os produtos por elas proposto. O CAED UFMG – Centro de Apoio a Educação a DistĆ¢ncia da Universidade Federal de Minas Gerais, seguindo uma visĆ£o sistĆŖmica para gerenciar os processos existentes em sua organização, iniciou estrategicamente, em maio de 2015, o “Projeto de Mapeamento dos Processos para Melhoria da Rotina de Trabalho”. Este projeto propĆ“s mapear os mĆ©todos e as atividades relacionados Ć  educação a distĆ¢ncia como etapa inicial de uma administração assistida por uma GestĆ£o em Processos. Os mapeamentos propostos e realizados propiciaram um registro dos processos em execução e serĆ£o de fundamental importĆ¢ncia para continuidade de projetos relacionados Ć  melhoria da rotina de trabalho, padronizaƧƵes para manutenção da qualidade, melhoria de desempenho, minimização de esforƧos e otimização de resultados, em busca da realização dos objetivos educacionais desta instituição. Foi utilizada a metodologia BPM - Business Process Managent, ou Gerenciamento de Processos de Negócio. O “Projeto de Mapeamento dos Processos para Melhoria da Rotina de Trabalho” proporcionou a formalização detalhada das atividades desenvolvidas no CAED para produção da Educação a DistĆ¢ncia na UFMG. Este trabalho consiste na apresentação e discussĆ£o dos resultados que foram alcanƧados a partir do desenvolvimento deste mapeamento.

 

Palavras-chave: Mapeamento dos Processos; BPM; Educação a Distância; Gestão em Processos.

 


1. Introdução

Este artigo propƵe discutir os resultados que foram gerados a partir do “Projeto de Mapeamento dos Processos para Melhoria da Rotina de Trabalho” existentes no CAED UFMG – Centro de Apoio a Educação a DistĆ¢ncia da Universidade Federal de Minas Gerais, no perĆ­odo de maio de 2015 a fevereiro de 2017.

O projeto propÓs promover ações que assegurassem a continuidade do desenvolvimento das atividades e dos processos realizados no CAED UFMG, a partir da inserção de um olhar externo, no sentido de favorecer a observação e anÔlise destes.

A finalidade inicial foi criar subsídios para uma visão sistêmica com o intuito de compartilhamento e interação de toda organização na rotina de trabalho desenvolvida em relação à Educação a Distância produzida na UFMG, disponibilizando, documentando e mantendo o desempenho qualitativo da Instituição UFMG.

Os objetivos do projeto foram orientados à coleta de informações que descrevessem os fluxos de trabalho, as rotinas e os pontos de controle dos processos existentes em cada setor ou Ôrea do CAED, para então utilizÔ-las numa estruturação padronizada propositiva à melhoria da rotina de trabalho.

Considerando que as rotinas executadas no CAED UFMG envolvem atividades complexas e de carÔter multi e transdisciplinar, a abordagem baseada nos processos permite relacionar as características administrativas, técnicas e/ou tecnológicas, pedagógicas e artísticas para orientar as decisões atribuídas à implementação de melhorias.

Dentre os principais resultados esperados na consecução desse mapeamento destacam-se:

̶            Automatização dos processos operacionais;

̶            Aumento da integralidade e grau de relacionamento das informaƧƵes que suportam os processos;

̶            Aumento da capacidade analĆ­tica sobre o capital humano, proporcionando;

̶            Redução de retrabalho e diminuição e/ou eliminação de atividades sem padronização e/ou sem regras;

̶            Aumento da transparĆŖncia e eficiĆŖncia na comunicação do CAED entre os servidores, colaboradores, comunidade universitĆ”ria e toda sociedade;

̶            Organização de ambiente indexado e de fĆ”cil rastreamento e arquivamento;

̶            Geração de indicadores que orientem o desenvolvimento do planejamento estratĆ©gico do CAED UFMG.

Foi utilizada a metodologia BPM - Business Process Management, ou Gerenciamento de Processos de Negócio, por ser uma ferramenta hÔbil no para o gerenciamento de um processo e por apresentar sistemÔtica eficaz para melhorias nas rotinas e fluxos de trabalho. (SENA, 2018, p 2)

 

2. Sobre o CAED UFMG

 

O CAED UFMG – Centro de Apoio Ć  Educação a DistĆ¢ncia – estĆ” localizado na Unidade Administrativa III no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e atua no mecanismo de criação, produção, gerenciamento e oferecimento de cursos Ć  distĆ¢ncia, nos nĆ­veis de graduação, pós-graduação lato sensu (especialização), aperfeiƧoamento e atualização, desde 2003.

 

3. O Projeto de Mapeamento dos Processos para Melhoria da Rotina de Trabalho

 

Para as organizaƧƵes que visam uma gestĆ£o estratĆ©gica capaz de consolidar em seus processos vigentes, objetivos e metodologias, aptos a diversas abordagens de inovação tecnológica, modelagem e automação, se fazem necessĆ”rio desenvolver um autoconhecimento de suas ”engrenagens”, ou seja, investir no entendimento detalhado de seus processos ou fluxos da rotina de trabalho (ALTER, 2013, p.78).

De acordo com Campos, (1982, p. 185), o planejamento estratégico deve ter uma orientação consecutiva e dinâmica, onde se percebe que "os modelos devem ter flexibilidade suficiente para reavaliações permanentes".

Dentre os vÔrios autores que apresentam o conceito de Processo, a ideia primordial concentra-se no movimento de atividades que são realizadas para produção de serviços e/ou produtos.

Silva (2017, p. 32), relaciona o “Processo com o conceito de uma sĆ©rie de atividades que, em geral, possui uma sequĆŖncia relativamente lógica e que tem um objetivo claro a ser alcanƧado, que pode ser um produto ou serviƧo a ser entregue” ao cliente.

Portanto, o conceito de Processo é relacionado com o movimento de ações que produzem alguma coisa, ou seja, podemos aplicar este conceito em nossa vida pessoal ou profissional, pois tudo que inventamos ou efetuamos pode ser analisado sob a ótica de Processos.

Rosemann (2005, p.5), define a Gestão em Processos como uma prÔtica holística de gerenciamento organizacional, com compreensão e envolvimento desde o nível estratégico, setores de sistemas de informação, até o nível operacional, configurando um o envolvimento de todos os atores por bons resultados.

O Projeto de Mapeamento dos Processos para Melhoria da Rotina de Trabalho realizado no CAED UFMG teve por foco a extensão das atividades vinculadas à gestão das rotinas de trabalho e que, de algum modo, poderiam contribuir com diferentes ações estruturadas para o desenvolvimento dos projetos.

 

3.1 Gerenciamento de Processo de Negócio – aspectos metodológicos e ferramentais

 

O Gerenciamento de Processo de Negócio ou Business Process Management (BPM), representa uma metodologia composta de múltiplas funções habilitadoras. Essas funções tecnológicas abordam o fluxo de trabalho nas organizações do início ao fim, incluindo também fluxos interfuncional e interdepartamental (SANTOS, 2012, p. 20; SILVA, 2017, p. 99).

Numa abordagem multidisciplinar, o BPM envolve diversas Ć”reas do conhecimento. A metodologia Ć© trabalhada numa perspectiva de ação de fora para dentro, “outside-in”, compreendendo as necessidades e expectativas demandadas pelo cliente (BERNARDO JUNIOR, 2019, p. 19).

Por esta metodologia a organização consegue visualizar sobre “o que”, “onde”, “quando”, “porque” e “como” as atividades sĆ£o desenvolvidas e quem Ć© o responsĆ”vel por ela.

 

3.2 Mapeamento e Modelagem de processos

 

Ao mapear um processo, deseja-se descrever um conjunto de atividades, identificÔ-las como parte de um procedimento, representando um fluxograma simples e compreensível que proporcione discussões e reflexões para melhorias dos trabalhos para gerar o produto na organização.

Entrevistas e workshops possibilitam uma interatividade, rica em informações da situação atual. O conhecimento prÔtico e informações relevantes constituintes dos processos realizados auxiliam na elaboração dinâmica dos fluxos operacionais(DUMAS. 2013, p. 162).

Os processos se baseiam em procedimentos, regulamentos, legislaƧƵes e normas. Desde o inicio do mapeamento Ʃ possƭvel identificar pontos de melhoria do processo, e atƩ discutir com o seu executor novas idƩias estruturais (FERNANDES, 2017, p.49).

A decisão do nível estratégico da organização pela gestão de processos impacta positivamente na melhoria da rotina de trabalho, por meio da excelência operacional, proporcionando condições de monitoramento e minimizando custo e tempo.

 

4. Metodologia

 

A metodologia utilizada foi embasada no mĆ©todo de gerenciamento com foco na melhoria dos resultados[1] – PDCA .

Em reuniões com o nível estratégico foi definido o escopo da execução do Projeto, planejamento das etapas do trabalho e priorização de processos a serem mapeados. Também se realizou reuniões com o nível estratégico e nível operacional para a consolidação das entrevistas, mapeamento, validação e apresentação dos processos[2].

Uma anĆ”lise das macro-atividades realizadas em cada processo compĆ“s o DEIP – Diagrama de Escopo e Interface do Processo, o qual Ć© estruturado para identificar as interfaces, tais como, entradas e saĆ­das do sistema, recursos disponĆ­veis e as regras aplicĆ”veis.

JÔ de forma mais detalhada os trabalhos foram estruturados em fluxogramas, via metodologia BMPN[3], enumerando detalhadamente os setores e as atividades que são desempenhadas no processo.

O planejamento previu trĆŖs etapas a serem desenvolvidas num perĆ­odo de 24 meses:

1.     O mapeamento da situação existente, com possĆ­veis intervenƧƵes de melhorias imediatas.

2.     A definição de indicadores para o acompanhamento do modelo de fluxo das atividades com foco nos resultados esperados.

3.     Otimização dos processos e construção de um sistema de acompanhamento das aƧƵes executadas pelos gestores dos processos.

O softwareBizagi Modeler” foi utilizado para a modelagem Business Process Model and Notation (BPMN) e possibilitou a estruturação de fluxogramas de trabalho dos processos executados no CAED UFMG.

 

5. Apresentação dos Resultados e Considerações Finais

Por meio de entrevistas com os executores dos processos, foi realizado o mapeamento favorecendo a discussão e reflexão das atividades desenvolvidas.

Fica evidenciada a complexidade de execução, praticadas quanto à forma, o tempo, a qualidade, o custo, o registro e a interatividade com toda a instituição e outros atores pertinentes. Desta forma uma gestão que aborde e se baseie em processos gera subsídios para implementação de melhorias administrativas, técnicas e/ou tecnológicas, criativas, pedagógicas e artísticas fundamentadas em suprir as demandas por competências.

O Projeto de Mapeamento dos Processos para Melhoria da Rotina de Trabalho, efetivado na gestão de 2014/2018, teve finalidade de dar continuidade às iniciativas jÔ executadas no desenvolvimento dessa gestão. Estruturar os processos executados na instituição e gerar dados para o melhor acompanhamento dos projetos e processos em curso, contribuiu para a gestão de qualidade dos produtos oferecidos.

A organização dos processos, de forma estruturada, corroborou para o desenvolvimento das atividades e impactaram de forma positiva na integração e reconhecimento dos seus autores, ou seja, educadores, professores, servidores, funcionÔrios e colaboradores.

As melhorias propostas foram construƭdas em conjunto com os gestores de processos e tƩcnicos que participaram das atividades dos diversos subsistemas do CAED UFMG.

Os resultados do projeto foram 13 DEIP e seus respectivos processos mapeados, apresentados e validados, a saber: Administração de Compras; Administração Contabilidade e Finanças; Administração de PatrimÓnio; Administração de Pessoal; Administração de Viagens; Assessoria Pedagógica; DIR Produção de Material DidÔtico; Suporte Tecnologia da Informação; Suporte Tecnologias da Informação e Comunicação; Comunicação; Secretaria; Setor de Revisão Editorial; Produção de Cursos e Disciplinas UFMG UAB[4] CAPES[5].

A Figura 1 mostra um exemplo de DEIP para o Processo Controle de Bens do CAED UFMG. Observa-se a entrada com “Solicitação de Tombamento”; regulamentação com “Instrução Normativa 205/88”, “Decreto 99.658/90” entre outros que contemplam as normas a serem seguidas; o suporte como “Sistema de Geração do nĀŗ de Plaquetas de PatrimĆ“nio” entre outros que apoiam todas as atividades; e por fim “Bem Patrimoniado & Relatórios de Bens” como produtos entregues.

Algumas atividades mais complexas foram padronizadas por meio de Procedimentos de Operação PadrĆ£o (POP), servido como guia instrutivo do planejamento do trabalho a ser executado, alĆ©m de material para referĆŖncia das informaƧƵes operacionais. Ɖ apresentado como exemplo as pĆ”ginas 3 e 4 do POP SICPAT CAED UFMG – Sistema de Controle Patrimonial com detalhes dos procedimentos a serem seguidos para conclusĆ£o do Processo Controle de Bens do CAED UFMG.


Figura 1: DEIP para o Processo Controle de Bens do CAED UFMG.


Fonte: Próprio autor do “Projeto de Mapeamento dos Processos para Melhoria da Rotina de Trabalho CAED UFMG”

A figura 2 apresenta um exemplo de detalhe de Fluxograma BPMN do Processo de Produção de Cursos e Disciplinas UFMG UAB CAPES, produzido com auxílio do software Bizagi Modeller.

 

Figura2: Detalhe do Fluxograma BPMN do Processo de Produção de Cursos e Disciplinas UFMG UAB CAPES. 


Fonte: Próprio autor do “Projeto de Mapeamento dos Processos para Melhoria da Rotina de Trabalho CAED UFMG”


Figura 3: POP realizado após padronização da atividade SICPAT – Processo de Controle dos Bens CAED UFMG (2 de 3).


Fonte: Próprio autor do “Projeto de Mapeamento dos Processos para Melhoria da Rotina de Trabalho CAED UFMG”


A entrega envolveu um conjunto de documentos composto de Diagramas de Escopo Interface dos Processos (DEIP), Fluxogramas, POPs e AnƔlises dos respectivos processos.

Durante a realização do mapeamento dos processos existentes no CAED UFMG, foram observados retrabalhos, execução de atividades sem definição de responsabilidade, descumprimento de prazos, lentidĆ£o causada por agentes externos ao CAED UFMG, “handoffs[6] desnecessĆ”rios podendo impactar negativamente nos objetivos da instituição, na qualidade e no tempo necessĆ”rio para finalização dos produtos, alĆ©m de custos desnecessĆ”rios.

O trabalho realizado proporcionou uma visão sistêmica dos processos identificando as anomalias a serem tratadas na etapa de redesenho, portanto conclui-se que o mapeamento da situação existente no período de realização do projeto foi o primeiro passo para a busca de melhoria dos processos.

No entanto, é necessÔrio que todas as etapas da gestão de processos sejam implementadas, ou seja: redesenho de processos; definição de indicadores; implantação de melhorias; monitoramento seguido de padronização e efetivação da rotina do dia a dia com a percepção dinâmica da produtividade eficiente, sujeita a modelagem.

Alguns processos que não apresentaram anomalias foram validados pelos respectivos responsÔveis, sendo padronizados e definidos como aptos à automatização.

Conclui-se ainda que o trabalho de mapeamento desses processos jÔ apontou vÔrios benefícios ao CAED como: o registro passo a passo das atividades por meio dos diagramas de componentes e fluxogramas, a identificação de gargalos, a identificação e envolvimento de vÔrios atores internos e externos, entre outros.

Os resultados alcançados, ainda que parciais, validam a iniciativa de aplicação de uma metodologia numa arquitetura inovadora para o desenvolvimento de um ambiente para EaD que utiliza técnicas de Gestão de Processos e de Simulação de Sistemas, para auxiliar o professor nos procedimentos de elaboração, execução e monitoramento do processo de ensino aprendizagem visando a disponibilização de material educacional na Internet.

 

6. REFERÊNCIAS

 

ABPMN. BPM. CBOK: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento. s.l, ABPMN, 2013. Disponível em: https://jkolb.com.br/wp-content/uploads/2015/12/ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese.pdf Acesso em: 08 fev. 2019.

 

ALTER, Steven. Work system theory: overview of core concepts, extensions, and challenges for the future. Journal of the Association for Information Systems, p. 72, 2013.

 

BERNARDO JUNIOR, Ronaldo. PrÔticas para o BPM Ágil. 2019. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

 

BRASIL. MEC. CAPES. 20202a. Disponƭvel em: https://www.capes.gov.br/#. Acesso em 2 de marƧo de 2020.

 

BRASIL. MEC. Polo. 2020b. Disponƭvel em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia-1651636927/12824-o-que-e-um-polo-de-educacao-a-distancia. Acesso em 2 de marƧo de 2020.

 

BRASIL. MEC. UAB. 2020c. Disponƭvel em: https://www.capes.gov.br/uab/o-que-e-uab. Acesso em 2 de marƧo de 2020.

 

CAMPOS, Domingos Fernandes. Planejamento: a participação de todos é fundamental no processo. In: Planejamento empresarial: teoria prÔtica, textos selecionados. Rio de Janeiro: 1982. p. 183-196.

 

DUMAS, Marlon et al. Fundamentals of business process management. Heidelberg: Springer, 2013.

 

FERNANDES, Tânia Regina Tavares et al. Avaliação da gestão de processos das coordenadorias de apoio administrativo dos centros de ensino: um estudo de caso. 2017.

 

MENDEL, Rubiana Kuchminski et al. Alinhamento de metas estratégicas, tÔticas e operacionais com a gestão de conhecimento: estudo de caso de uma instituição de ensino superior. 2000.

 

NIEHAVES, Bjƶrn et al. BPM capability development–a matter of contingencies. Business Process Management Journal, 2014.

 

ROSEMANN, Michael de Bruin T; Towards a business process management maturity model. In: PROCEEDINGS OF THE 13TH EUROPEAN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS, Regensburg, May 2005

 

SANTOS, Hígor Ricardo Monteiro. Fatores críticos de sucesso das iniciativas de BPM no setor público. 2012. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.

 

SENA, Geicielle da Silva. Proposta de um modelo de implantação de um escritório de processos em uma universidade pública. 2018. 11 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Ciencia e Tecnologia, Ufersa, Mossoró, 2018.

 

SILVA, Ana Catarina Lima. BPM Business Process Management: Introdução sobre BPM em uma Visão Integrada e DidÔtica para Gestão Estratégica de Processos de Negócio. São Paulo: 2017. v. I.

 

SOUZA, Daniele Gonçalves de. Metodologia de mapeamento para gestão de processos. Dissertação de Mestrado; Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014. 92 p.

 

TOMII, Lílian. Modernização e facilitação na interface do usuÔrio com o tribunal de justiça do RS através da reestruturação do departamento de processamento e distribuição processual. IV Congresso CONSAD de Gestão Pública. Brasília. DF 2011.



[1] TOMII, 2011.

[2] SOUZA, 2014.

[3] O acrÓnimo BPMN (Business Process Model and Notation) refere-se a uma notação que padronizada com ícones que servem para representar o fluxo de um processo. ABPMP (2013, p. 122)

[4] Sistema UAB – Universidade Aberta do Brasil - foi instituĆ­do pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distĆ¢ncia, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no PaĆ­s". (BRASIL. MEC. 2020 c)

[5] Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pertencente ao Ministério da Educação (MEC). (BRASIL. MEC. 2020a)

[6] Handoff é qualquer ponto em um processo onde o trabalho ou informação passa de uma função para a outra.



Recebido em 02 de agosto de 2020
Publicado em 01 de setembro de 2020


Como citar este artigo (ABNT)

PORTO, Paulo Augusto d’Ƃngelo. SANTOS, Silvana. Mapeamento dos Processos para Melhoria da Rotina de Trabalho no CAED UFMG. Revista MultiAtual, v. 1, n.5., 01 de setembro de 2020. DisponĆ­vel em: https://www.multiatual.com.br/2020/08/mapeamento-dos-processos-para-melhoria.html