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 edição do mês de outubro da Revista MultiAtual marca o início de um importante ciclo em sua história. Além do fortalecimento e reposicionamento de marca da sua instituição mantenedora, o Grupo MultiAtual Educacional, o periódico científico reforça o seu compromisso com a Pesquisa, a Ciência, a sua divulgação e comunicação nos assuntos da Educação e temas multidisciplinares. Esse novo marco histórico pode ser comprovado com uma equipe renovada do Corpo Editorial e de Revisores, abrangendo professores e pesquisadores de diferentes instituições, formações e níveis acadêmicos, que já agregam conhecimento, elevando a qualidade dos pareceres e do desenvolvimento da revista.

Ainda sobre esse novo ciclo, é com satisfação que anunciamos a indexação da Revista MultiAtual em doze diretórios, catálogos e bases bibliográficas, aumentando a difusão nacional e internacional de nossa revista. Os diferentes indexadores mantêm e distribuem bancos de dados acadêmicos e indexadores de pesquisas a universidades e bibliotecas do Brasil e do mundo todo, fortalecendo o desejo de fazer a Revista MultiAtual ser um periódico de renome, seriedade e credibilidade.

Devido a isto e aos fatos atuais, em seu sexto número, a Revista MultiAtual se apresenta trazendo uma valiosa contribuição aos estudos educacionais e em seus diferentes enfoques, considerando-se as diversidades teórico-conceituais presentes nas abordagens feitas pelos autores dos textos que compõem esta edição. Com o intuito de aprofundar e ampliar nas produções técnico-científicas, o presente número atemático, ora publicado, reúne cinco artigos que abordam desde assuntos relacionados às práticas de estudos da Linguagem e Educação e as estratégias envolvidas nessas práticas, até a essência para o avanço nos conhecimentos e para a disseminação das informações.

O primeiro artigo, A importância de ser estudante, mais que ser aluno: “aula dada, aula estudada, hoje!”, de Alex de Paula, Gercylene Silva e Silva e Dandara Lorrayne do Nascimento, apresenta um enfoque acerca da falta de interesse dos alunos pelas disciplinas e atividades escolares. Os autores partem de uma pesquisa de campo, tipo qualitativa, para nos apresentar uma reflexão sobre “ser estudante, mais que ser aluno”. 

Em suas proposições presente no artigo, intitulado, A gestão escolar democrática enquanto prática administrativo-pedagógica no Brasil, de autoria de Patrícia Pereira Paulino, busca-se compreender os fatores que geram uma gestão escolar democrática nas escolas públicas de ensino fundamental enquanto prática administrativo-pedagógica nos espaços educativos do Brasil. Para isso, a autora realiza um estudo observatório em uma escola do Ensino Fundamental, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. 

O próximo artigo, “Curious Minds”: aproximação do contexto escolar à realidade laboratorial das universidades, que contempla o terceiro da coletânea da revista, é de autoria de Rayan Silva de Paula, Júlia Meireles Nogueira, Alinne do Carmo Costa, Aline Gonçalves Lio Copola, Erika Cristina Jorge e Walderez Ornelas Dutra. O texto converge para uma prática extensiva delineada conforme o trabalho desenvolvido com o Projeto “Curious Minds”, que liberou acesso às dependências físicas de laboratórios de uma Universidade para alunos do Ensino Médio.

Nas tessituras construídas pelas autoras Samaroni Pinheiro e Silvana Santos, ao longo do quarto artigo, intitulado de Acessibilidade visual quebrando paradigmas na inclusão digital, Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), um estudo do caso, são apresentadas uma prática elaborada para a inserção do cidadão cego no mundo digital, isto é, as autoras apresentam um projeto de desenvolvimento de um curso presencial para instruir o deficiente visual à utilização de aplicativos Windows (Word, Excel e PowerPoint), a navegar na Internet e usar outras ferramentas digitais com maior facilidade. 

 O último artigo, Tecnologia como recurso no ensino de Língua Inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de Luiz Augusto Ferreira de Campos Viana, Sayonara Figueiroa Bezerra de Melo Silva e Sonja Helena Voitovitch, apresenta uma revisão bibliográfica sobre dados de acesso à tecnologia no Brasil e estratégias de letramento digital na sala de aula de Língua Inglesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Desta forma, os artigos presentes nesta edição encerram uma coletânea de informações, reflexões e novos conhecimentos que instigam o desenvolvimento de novas pesquisas e perspectivas em torno das práticas de linguagens e educação, principalmente em relação à acessibilidade, inclusão digital e gestão democrática.

Desejamos uma ótima leitura a todos e todas!

 

Ricardo Ferreira de Sousa

Heloisa Alves Braga

Jader Luís da Silveira