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Caros leitores!


Os artigos aqui publicados t√™m o intuito de fortalecer pr√°ticas em espa√ßos de ensino e aprendizagem, de modo que contribuem com outros profissionais em seu fazer docente, al√©m de socializar estudos desenvolvidos por pesquisadores para al√©m da sala de aula. Em sua maioria, oferecem subs√≠dios importantes para qualificar a pesquisa em educa√ß√£o, demarcando historicamente as preocupa√ß√Ķes de diferentes pesquisadores e aprofundando a reflex√£o sobre a forma√ß√£o e as pr√°ticas educativas contempor√Ęneas. 

A Revista MultiAtual refor√ßa a miss√£o da eleva√ß√£o da qualidade em abranger professores e pesquisadores interessados em debater assuntos relacionados a Educa√ß√£o e temas Multidisciplinares. Nesse ensejo, a edi√ß√£o do m√™s de novembro apresenta seu s√©timo n√ļmero com seis artigos, entre relatos de pr√°tica, aplica√ß√£o e estudo de caso. Esta edi√ß√£o re√ļne contribui√ß√Ķes de professores e pesquisadores que, em novos tempos,  procuram divulgar seus trabalhos por meio da publiciza√ß√£o. Os textos desta edi√ß√£o contribuem e corroboram para a constru√ß√£o da pesquisa e da ci√™ncia em tempos de pandemia. 

O primeiro artigo, As v√°rias vers√Ķes de Chapeuzinho: Uma proposta de sequ√™ncia did√°tica para o 4¬ļ ano do Ensino Fundamental, de Karina Emaculada Rocha e Luciana Aquino dos Santos Dias, apresenta uma sequ√™ncia did√°tica, baseada em uma experi√™ncia de conta√ß√£o de hist√≥ria para alunos do 4¬ļ ano do Ensino Fundamental. Os autores buscam ressaltar a import√Ęncia do ensino de Literatura para o desenvolvimento de habilidades n√£o somente de leitura e escrita, como tamb√©m habilidades pertencentes aos demais conte√ļdos.

O segundo artigo, Horta escolar como ferramenta did√°tico-pedag√≥gica na rede de ensino p√ļblica no brejo paraibano, de Robson Luis Silva de Medeiros, √Ālvaro Carlos Gon√ßalves Neto e Claudia Maria Soares Rossi, faz uma reflex√£o acerca da import√Ęncia de se implementar novas ferramentas de ensino, apontando que a horta escolar √© uma excelente estrat√©gia pedag√≥gica, uma vez que os alunos podem praticar ensinamentos adquiridos em sala de aula e refletir sobre suas aplica√ß√Ķes no cotidiano.

O terceiro artigo, O estado do conhecimento do futebol em programas de P√≥s-gradua√ß√£o Stricto Sensu em Educa√ß√£o entre 2015 e 2019, de Gabriel Loureiro Lima, aborda a tem√°tica futebol em disserta√ß√Ķes e teses, publicados em um per√≠odo de 5 anos, de programas de p√≥s-gradua√ß√£o em Educa√ß√£o, ressaltando a relev√Ęncia do esporte para o trabalho com estudantes, principalmente nas aulas de Educa√ß√£o F√≠sica, por meio de diferentes olhares.

O quarto artigo, Inclusão/exclusão de pessoas com transtorno do espectro autista na idade adulta no contexto escolar e profissional: uma análise a partir da revisão de literatura, de Geila Santos de Sousa, Geisa de Sousa Cabral e Gilma da Silva Pereira Rocha, evidencia a trajetória de pessoas com transtorno do espectro autista na idade adulta, como se dá sua inserção no mercado de trabalho, pautadas em dificuldades ainda enfrentadas por deficientes e da problemática de leis ainda ineficientes.

O quinto artigo, Forma√ß√£o de professores: desafios para a pr√°tica inclusiva na educa√ß√£o infantil, de Gilma da Silva Pereira Rocha e Diomark Pereira de Ara√ļjo, tamb√©m traz reflex√Ķes sobre a educa√ß√£o inclusiva, analisando como se d√° a forma√ß√£o de profissionais da √°rea, suas pr√°ticas docentes e desafios, diante do cotidiano escolar. Os autores ressaltam ainda que √© preciso a implementa√ß√£o de pol√≠ticas de educa√ß√£o continuada, uma vez que cada necessidade educacional especial exige uma forma diferente de pr√°tica.

O sexto artigo, Uso de ferramentas l√ļdicas no processo de alfabetiza√ß√£o nos anos iniciais, de Resiane Paula da Silveira, aborda a ludicidade como estrat√©gia de ensino, ressaltando o trabalho por meio de tr√™s eixos: atividades l√ļdicas,  tecnologias digitais e socializa√ß√£o e como tais eixos contribuem para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de crian√ßas nos anos iniciais, principalmente em rela√ß√£o √† alfabetiza√ß√£o.

Finalizamos esse editorial enfatizando a import√Ęncia de espa√ßos como este, em que professores e pesquisadores possam socializar suas experi√™ncias, com a certeza de contribuir para produ√ß√£o cient√≠fica. 

Desejamos uma ótima leitura a todos e todas!


Ricardo Ferreira de Sousa

Heloisa Alves Braga

Glauber de Araujo Barroco Lobato