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Caros leitores!


Os artigos aqui publicados têm o intuito de fortalecer práticas em espaços de ensino e aprendizagem, de modo que contribuem com outros profissionais em seu fazer docente, além de socializar estudos desenvolvidos por pesquisadores para além da sala de aula. Em sua maioria, oferecem subsídios importantes para qualificar a pesquisa em educação, demarcando historicamente as preocupações de diferentes pesquisadores e aprofundando a reflexão sobre a formação e as práticas educativas contemporâneas. 

A Revista MultiAtual reforça a missão da elevação da qualidade em abranger professores e pesquisadores interessados em debater assuntos relacionados a Educação e temas Multidisciplinares. Nesse ensejo, a edição do mês de novembro apresenta seu sétimo número com seis artigos, entre relatos de prática, aplicação e estudo de caso. Esta edição reúne contribuições de professores e pesquisadores que, em novos tempos,  procuram divulgar seus trabalhos por meio da publicização. Os textos desta edição contribuem e corroboram para a construção da pesquisa e da ciência em tempos de pandemia. 

O primeiro artigo, As várias versões de Chapeuzinho: Uma proposta de sequência didática para o 4º ano do Ensino Fundamental, de Karina Emaculada Rocha e Luciana Aquino dos Santos Dias, apresenta uma sequência didática, baseada em uma experiência de contação de história para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Os autores buscam ressaltar a importância do ensino de Literatura para o desenvolvimento de habilidades não somente de leitura e escrita, como também habilidades pertencentes aos demais conteúdos.

O segundo artigo, Horta escolar como ferramenta didático-pedagógica na rede de ensino pública no brejo paraibano, de Robson Luis Silva de Medeiros, Álvaro Carlos Gonçalves Neto e Claudia Maria Soares Rossi, faz uma reflexão acerca da importância de se implementar novas ferramentas de ensino, apontando que a horta escolar é uma excelente estratégia pedagógica, uma vez que os alunos podem praticar ensinamentos adquiridos em sala de aula e refletir sobre suas aplicações no cotidiano.

O terceiro artigo, O estado do conhecimento do futebol em programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação entre 2015 e 2019, de Gabriel Loureiro Lima, aborda a temática futebol em dissertações e teses, publicados em um período de 5 anos, de programas de pós-graduação em Educação, ressaltando a relevância do esporte para o trabalho com estudantes, principalmente nas aulas de Educação Física, por meio de diferentes olhares.

O quarto artigo, Inclusão/exclusão de pessoas com transtorno do espectro autista na idade adulta no contexto escolar e profissional: uma análise a partir da revisão de literatura, de Geila Santos de Sousa, Geisa de Sousa Cabral e Gilma da Silva Pereira Rocha, evidencia a trajetória de pessoas com transtorno do espectro autista na idade adulta, como se dá sua inserção no mercado de trabalho, pautadas em dificuldades ainda enfrentadas por deficientes e da problemática de leis ainda ineficientes.

O quinto artigo, Formação de professores: desafios para a prática inclusiva na educação infantil, de Gilma da Silva Pereira Rocha e Diomark Pereira de Araújo, também traz reflexões sobre a educação inclusiva, analisando como se dá a formação de profissionais da área, suas práticas docentes e desafios, diante do cotidiano escolar. Os autores ressaltam ainda que é preciso a implementação de políticas de educação continuada, uma vez que cada necessidade educacional especial exige uma forma diferente de prática.

O sexto artigo, Uso de ferramentas lúdicas no processo de alfabetização nos anos iniciais, de Resiane Paula da Silveira, aborda a ludicidade como estratégia de ensino, ressaltando o trabalho por meio de três eixos: atividades lúdicas,  tecnologias digitais e socialização e como tais eixos contribuem para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de crianças nos anos iniciais, principalmente em relação à alfabetização.

Finalizamos esse editorial enfatizando a importância de espaços como este, em que professores e pesquisadores possam socializar suas experiências, com a certeza de contribuir para produção científica. 

Desejamos uma ótima leitura a todos e todas!


Ricardo Ferreira de Sousa

Heloisa Alves Braga

Glauber de Araujo Barroco Lobato