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Gabriel Loureiro Lima
Mestre em Gestão Desportiva pela Universidade do Porto, Especialista
em Ciências do Futebol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Licenciado
e Bacharel em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Resumo
O futebol é um fenômeno presente e de grande importância na nossa sociedade
e relacioná-lo à educação torna-se relevante para o entendimento deste esporte
como ciência humana. O presente trabalho tem o objetivo de mapear o estado de
conhecimento do tema em programas de pós-graduação em nível de mestrado e
doutorado em Educação entre os anos de 2015 e 2019. A pesquisa foi realizada no
catálogo de teses e dissertações da CAPES e o período escolhido justifica-se
por serem os anos seguintes ao Brasil sediar a Copa do Mundo de futebol de
2014. Os resultados apresentaram que os números de pesquisas de mestrado e
doutorado são bem próximos, com uma maior concentração de trabalhos produzidos
nas regiões Sul e Sudeste do país. Ademais, foi identificada uma predominância
de pesquisas em universidades públicas, além de uma maior fala masculina sobre
o assunto. Através da leitura dos resumos, os trabalhos foram divididos em
cinco categorias, apontando para uma predominância pela busca por entender a
relação entre o ser atleta e o ser estudante, pois as duas faces caminham
juntas no dia a dia, além das diferentes formas que o futebol pode ser abordado
na educação física escolar, levando aos estudantes diferentes olhares.
Palavras-Chave: Educação. Futebol. Estado do conhecimento.
Abstract
Football is a present and very important phenomenon in our society and
when relating it to education, it becomes relevant dor understanding this sport
as a social science. This work aims to map the state of knowledge of the topic
in graduate programs at the master's and doctoral levels in Education between
the years 2015 and 2019. The research was carried out in the CAPES thesis and
dissertations catalog and the chosen period is justified by the fact that these
are the years that followed Brazil’s 2014 Football World Cup. The results
showed that the numbers of master's and doctoral research are very close, with
a greater concentration of works produced in the South and Southeast of Brazil.
In addition, a predominance of researches in public universities was
identified, besides a greater male speech about the subject. By reading the
abstracts, the works were divided into five categories, pointing out to a
predominance of the search for understanding the relationship between being an
athlete and being a student, as the two faces go together in daily life, in addition
to the different ways that football can be addressed in school physical
education, giving students different views.
Keywords: Education. Soccer. State of
knowledge.
Introdução
O conhecimento sobre uma realidade que se
apresenta a um estudo na área das Ciências Humanas é de suma importância, pois
assim consegue-se analisar e compreender problemas e fenômenos que estão
presentes, nesse caso específico, em nosso cotidiano. Essencial para a
humanidade, o conhecimento científico passou a ser extremamente importante,
especialmente na sociedade ocidental, pois quem o detém pode ter muitas
oportunidades em diferentes áreas, como afirma Teixeira (2010).
Na
visão de Kuhn (2003), o conhecimento científico é elaborado através de artigos,
dissertações e teses, sendo importante entender como é realizada essa
elaboração e em qual estado se encontra determinado conhecimento. Produzir
conhecimento é uma, senão a maior, das preocupações da ciência.
Souza (2011) afirma que os estudos sobre a
produção do conhecimento tem o objetivo de apresentar e avaliar o tema em
diferentes perspectivas, compreendendo como o assunto vem sendo estudado, os
principais temas e formas em que são realizados os estudos, ou seja, apontando
o que já foi produzido e podendo também apresentar lacunas que ainda precisam
ser preenchidas.
Este trabalho tem como objetivo mapear o
estado do conhecimento de dissertações e teses em programas de pós-graduação em
Educação disponíveis no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
Nível Superior (CAPES)[1]
que tenham o tema “futebol” como objeto de estudo.
A opção pelo futebol deve-se pelo motivo de
ser um elemento muito presente no dia a dia da sociedade brasileira. Desde o
jogo propriamente dito, o futebol passa também pelo setor econômico, quando da
compra de ingressos e uniformes por exemplo, além de termos educacionais, pois
é muito utilizado em aulas de educação física na escola ou mesmo praticado em
momentos de lazer, em que códigos são construídos coletivamente.
Revisão Bibliográfica
De acordo com Soares e Maciel
(2000),
a compreensão do “estado do
conhecimento” sobre um tema, em determinado momento, é necessária no processo
de evolução da ciência, a fim de que se ordene periodicamente o conjunto de
informações e resultados já obtidos, ordenação que permita a indicação das
possibilidades de integração de diferentes perspectivas, aparentemente
autônomas, a identificação de duplicações ou contradições e a determinação de
lacunas ou vieses (Soares e Maciel, 2000, p.9).
Sobre o
mesmo assunto, Morosini (2015) destaca que
estado do conhecimento é
identificação, registro, categorização que levem à reflexão e síntese sobre a
produção científica de uma determinada área, em um determinado espaço de tempo,
congregando periódicos, teses, dissertações e livros sobre uma temática
específica (MOROSINI, 2015, p. 102)
Assim,
identificar o estado do conhecimento sobre determinado assunto tem como
objetivo analisar o desenvolvimento, os principais temas abordados, as áreas de
investigação e novos caminhos para pesquisas, conforme destacam Megid Neto e
Pacheco (2001).
Na
visão de Mosca (2006), o futebol é parte fundamental da cultura brasileira,
tendo sido transformado em uma via da representação da identidade nacional,
popularmente conhecida como a pátria das chuteiras[2].
Ainda segundo Mosca (idem), o
futebol é um fenômeno social promovido pela globalização, fazendo dele uma
modalidade esportiva extremamente praticada e popular em todo o mundo. Esse
fenômeno está presente na sociedade brasileira de uma maneira muito forte, como
já citado.
Villar e Denadai (2001) afirmam que o futebol
possui considerável destaque, no nosso país, apresentando uma importância
socioeconômica e cultural muito elevada, sendo muito praticado por crianças,
jovens e adultos, seja no esporte organizado ou em momentos de lazer.
No âmbito educacional, o Brasil tem discutido
nos últimos anos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)[3],
que define o currículo para a educação infantil, ensino fundamental e ensino
médio. A discussão desse documento, alvo de muitas críticas, é de grande
importância para educadores de todas as áreas, pois o mesmo aponta para o que
seria considerado fundamental para o desenvolvimento dos alunos.
A educação física e os seus conteúdos fazem
parte da BNCC. Na educação infantil, a educação física não é definida
especificamente, porém ao tratar sobre o desenvolvimento da criança, aparecem
conteúdos como jogos, brincadeiras, conhecimento corporal, respeito aos colegas
e professores, desenvolvimento da coordenação e noção espacial, entre outros.
Já no Ensino Fundamental, a Educação Física se
encontra na grande área do conhecimento de Linguagens. Os conteúdos da
disciplina estão divididos em seis grandes áreas: brincadeiras e jogos,
esportes, ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de aventura.
O futebol, tema do presente estudo, se
encontra na área de esportes. Os esportes são divididos em sete categorias: a)
marca, b) precisão, c) técnico-combinatório, d) rede/quadra dividida ou parede
de rebote, e) campo e taco, f) invasão ou territorial (onde se encontra o
futebol) e g) combate.
No ensino médio, a BNCC defende que os alunos
vivenciem novos esportes e sejam levados a uma reflexão sobre as práticas de
modo social e cultural. Aponta também para a importância de se ter uma vida
ativa para uma saúde boa, para os limites do corpo, ou seja, para o
desenvolvimento do autoconhecimento, com a necessidade de cuidar do corpo e da
saúde, além dos benefícios das práticas esportivas em termos de socialização e
de entretenimento.
Metodologia
No Brasil há duas plataformas digitais de
catálogos de dissertações e teses produzidas no país muito utilizadas: o já
citado Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e Biblioteca Digital
Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Neste trabalho optamos por realizar
a pesquisa apenas no Banco da CAPES.
Um
dos propósitos da CAPES é acompanhar os Programas de Pós-Graduação reconhecidos
no país, além de divulgar, em um catálogo na internet, os trabalhos e as pesquisas
realizadas, tornando seu portal, assim, uma biblioteca virtual.
Nossa
pesquisa foi realizada no dia 08 de setembro de 2020, utilizando a palavra
“futebol” como descritor e obtendo um total de 2.707 trabalhos publicados. O
primeiro filtro aplicado foi o que selecionou apenas trabalhos de mestrado
acadêmico e doutorado, chegando ao número de 2.541 trabalhos. O filtro seguinte
foi a limitação temporal, entre os anos de 2015 a 2019, período pós-Copa do
Mundo de futebol mais recente sediada pelo Brasil, chegando a 960 trabalhos. Os
últimos filtros foram: Grande área do conhecimento, em que foi usado apenas o
filtro das Ciências Humanas; a Área de conhecimento (Educação), além da Área de
concentração (igualmente, Educação), quando chegamos ao número final de 36
trabalhos.
Todos os 36 trabalhos foram organizados em uma
planilha no Excel, separados pelo nome do autor, ano de publicação, nível da
pesquisa (mestrado ou doutorado), o tipo de instituição (pública ou privada), o
gênero do autor, a região do país onde a pesquisa foi realizada), o Estado, as
palavras-chave e o título. Após essa organização e leitura dos títulos,
palavras-chave e resumos, foram descartados 15 trabalhos, pois fugiam ao tema
proposto por esta pesquisa, e restou, assim, um total de 21 trabalhos.
Figura 1: imagem da organização dos trabalhos.
Este
trabalho pretende fazer uma análise quantitativa dos dados, além de uma
abordagem qualitativa. Gostaríamos de destacar que uma das ferramentas de
trabalho em estudos da análise do conhecimento na abordagem qualitativa é por
meio da leitura dos resumos, como defende Ferreira (2002), pois essa leitura
permite um mapeamento rápido dos temas, dos métodos aplicados e das áreas de
conhecimento dos estudos já produzidos.
Apresentação
dos resultados
- Análise quantitativa:
Após a organização dos trabalhos, os itens
utilizados para análise quantitativa foram o ano de publicação, o nível da
pesquisa – se mestrado ou doutorado, o gênero do autor do trabalho, a região do
Brasil onde foi realizado o estudo, o tipo de universidade – se pública ou
privada, e as principais palavras-chave utilizadas nos 21 trabalhos.
Em relação ao ano de publicação do trabalho,
restringimos o período de publicação entre os anos de 2015 e 2019, pois são os
anos seguintes à Copa do Mundo recentemente sediada em nosso país. Observamos
que o ano de 2015 foi o que teve mais conclusões de trabalhos, com 33,3% do
total, sendo seguido pelo ano de 2018 que, por sinal, foi novamente ano de Copa
do Mundo de futebol, com 28,5%. O ano de 2019 foi o que teve o menor número de
trabalhos com um total de 9,6%.
Figura 2: Gráfico
elaborado pelo autor apresentando o número absoluto de publicações em cada ano.
Fonte: Dados da pesquisa
Em relação ao nível da pesquisa, ou seja, se
foi um estudo de mestrado ou de doutorado, foi verificado um número bem próximo
entre eles, com 52,4% de dissertações de mestrado e 47,6% de teses de
doutorado, confirmando que o tema “futebol” está muito presente na sociedade
brasileira e que o fenômeno é estudado em níveis diferentes pela ciência.
Figura 3: Gráfico
elaborado pelo autor apresentando o número absolutos do tipo de trabalho.
Fonte: Dados da pesquisa
Apesar do crescimento do futebol feminino e do
incentivo de muitas pessoas envolvidas no desenvolvimento dessa modalidade do
futebol, neste estudo foi constatado que o tema ainda está muito vinculado ao
gênero masculino, correspondendo a 76,2% dos autores dos trabalhos estudados. É
fato que tem havido um maior incentivo à participação das mulheres nesse
esporte, mas os dados apontam que ainda está distante de haver uma equidade.
Figura 4: Gráfico
elaborado pelo autor representando o gênero dos autores das pesquisas
analisadas.
Fonte: Dados da pesquisa
O Brasil é um país de tamanho continental, por
isso o presente artigo identificou como importante a necessidade de conhecer em
quais regiões o tema “futebol” tem sido mais estudado em programas de
pós-graduação em Educação. Chegou-se à conclusão de que nas regiões Sul e
Sudeste foi desenvolvida a maioria esmagadora dos trabalhos publicados: a
região Sul apresentou 52,4% dos trabalhos e o Sudeste, 28,5%. Chamou a nossa
atenção o fato de que o Nordeste não apresentou nenhuma pesquisa envolvendo o
tema.
Figura 5: Gráfico
elaborado pelo autor apresentando os números absolutos das publicações por
região do país.
Fonte: Dados da pesquisa
A esfera – pública ou privada – das
universidades onde os trabalhos estudados foram desenvolvidos foi outro item
levantado no presente artigo, mostrando que as universidades públicas, que têm
sido alvo de constantes ataques, apresentam um número muito superior (81%) de
estudos em relação às universidades privadas, que representam 19% do total dos
trabalhos investigados neste artigo.
Figura 6: Gráfico
elaborado pelo autor apresentando a esfera das universidades onde as pesquisas
foram realizadas
Fonte: Dados da pesquisa
O último item da análise quantitativa foram as
palavras-chave mais utilizadas nos trabalhos estudados. Foram utilizadas um
total de 76 palavras diferentes. Apontamos que a palavra “futebol”, aparecendo
doze vezes, representou 15,8% do total. Apenas doze palavras foram repetidas ao
menos uma vez: “educação” aparecendo quatro vezes, “escolarização” e “esporte”,
três vezes e “identidade”, “jogo”, “jovens atletas”, “gênero”, “educação física
escolar”, “projetos sociais esportivos”, “currículo” e “processos educativos”
aparecendo duas vezes.
Figura 7 – Gráfico
elaborado pelo autor apresentando número dados das palavras repetidas.
Fonte: Dados da pesquisa
- Análise qualitativa:
Foi realizada a leitura dos resumos de todos
os 21 trabalhos selecionados para este artigo. Os mesmos foram divididos em
cinco categorias.
A primeira categoria foi a “relação
atleta-estudante”, sendo identificados os trabalhos que buscam compreender a
relação entre a formação do atleta e do estudante, já que as mesmas ocorrem ao
mesmo tempo (CONCEIÇÃO, 2015 e ROCHA, 2017 e CUNHA, 2018 e MORO 2018). Além
disso, compõem esta categoria estudos sobre como a psicanálise pode contribuir
com a formação no futebol (CHELLES, 2016) e o nível de escolarização do atleta
profissional (CORREIA, 2018).
A segunda categoria elencada foi a “educação
física escolar”, identificando como o tema futebol vem sendo apresentado e
discutido com os alunos como um dos temas das aulas de educação física (ALVES,
2015 e ETO, 2015 e FERREIRA, 2018 e KOCH, 2018) e práticas educativas da
educação física de uma maneira em geral (ALMEIDA, 2015 e BRITO, 2017).
A terceira categoria definida foi denominada
“políticas públicas e projetos sociais esportivos”, em que identificamos temas
como o de pertencimento comunitário com futebol não profissional (INVERNIZZI,
2018), políticas públicas e lazer indígena (NASCIMENTO, 2015), a relação entre
a prática do futebol e a mudança de vida relacionada a programas sociais
esportivos (CRUZ, 2016 e ROTTMANN, 2019) e sobre os processos educativos em um
projeto social esportivo na cidade de Buenos Aires, Argentina (BELMONTE, 2019).
A quarta categoria foi “gênero”. A temática
apareceu como as práticas pedagógicas do futebol nas aulas de educação física
sob a perspectiva do gênero (SOMARIVA, 2015 e ARAUJO, 2015) e referente a
comportamentos no estádio de futebol (BANDEIRA, 2017).
Por fim, a quinta categoria foi “cultura”, que
abordou como o corpo humano pode ser constituído como objeto de pertença grupal
através de tatuagens (TOMAZETT, 2017).
Considerações
finais
O
estudo do estado do conhecimento sobre o futebol em programas de pós-graduação
em educação se mostrou relevante, pois o tema está muito presente e inserido na
sociedade brasileira, porém, como foi apresentado, a maioria dos estudos estão
concentrados apenas na região Sul e Sudeste do país.
Com
a proposta de unificação curricular nas escolas, a educação física ratifica a
sua importância no desenvolvimento das pessoas, não só no aspecto físico e de
aprendizagem de movimentos corporais como também em aspectos comportamentais,
levantando questões para discussão e reflexão para a sociedade.
O
futebol, como foi apresentado, faz parte da proposta unificada de currículo no
Brasil, na área de esportes, e por ser tratar de um elemento extrema relevância
para a nossa sociedade (esportiva e culturalmente) deve ser muito bem abordado
nas aulas de educação física nas escolas, pois representa muito mais que apenas
aspectos físicos, técnicos e táticos, devendo ter objetivos maiores como
reflexão dos alunos em relação a temas comportamentais, respeito, relação
estudante x atleta, vida ativa e preocupação com a saúde.
A
questão do gênero nos mostrou que o tema ainda apresenta um forte referencial
masculino, porém a mulher cada vez mais vem ganhando espaço, voz e interesse
sobre o futebol, apontando para uma possível tendência de essa nova voz no
futebol ir crescendo cada vez mais.
As universidades têm compromisso com
a produção de conhecimento e a sociedade precisa se apropriar disso. A
divulgação científica pode ser feita de diversas formas, e entendemos que um
estudo que organiza pesquisas já realizadas assume seu compromisso individual
de, ao analisar e categorizar tais trabalhos, contribuir para essa divulgação.
Esse
estudo não tem um fim em si e pode servir para novos estudos sobre futebol, com
outros aprofundamentos e abordagens ou mesmo com novos temas de pesquisa
relacionados ao assunto, pois a ciência busca compreender os fenômenos
presentes na sociedade em diferentes períodos e situações.
Referências
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Gestão de carreira esportiva: uma história a ser contada no futebol.
2014, 147 f. Tese (Doutorado em
Pedagogia do Movimento Humano). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
FERREIRA, N.
S. A. As pesquisas denominadas estado da arte. Campinas, Educação &
Sociedade, nº79, p.257-272, 2002.
KUHN, T. A
estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
MEGID NETO, J; PACHECO,
D. Pesquisas em ensino de física. São Paulo, v.2, p.15-30, 2001.
MOROSINI, M. C. Estado do conhecimento e
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p. 101-116, jan-abr 2015.
MOSCA, H. M. B. Fatores
institucionais e organizacionais que afetaram a profissionalização da gestão do
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SOARES, Magda
Becker; MACIEL, Francisca (Org.) Alfabetização: Série Estado do
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SOUZA, J. P. M. Epistemologia
da Educação Física: análise da produção científica do programa de pós-graduação
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TEIXEIRA, E. As três
metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 7.ed. Petrópolis – RJ:
Vozes, 2010.
VILLAR, R e DENADAI, B.S.
Efeitos da idade na aptidão física em meninos praticantes de futebol de 9 a 15
anos. Revista Motriz, volume 7, 2001.
Anexos:
Lista de
trabalhos que fizeram parte deste estudo:
ALMEIDA, CAMILA MARTA DE. A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO
FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA'
26/03/2015 160 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ, Curitiba Biblioteca Depositária: BIBLIOTECA DO SETOR DE
CIÊNCIAS HUMANAS
ALVES, DARLAN. ESCOLA E FUTEBOL NO CAMPO DO
NEOLIBERALISMO' 27/03/2015 144 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de
Ensino: UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE, Criciúma Biblioteca
Depositária: Biblioteca Central Prof. Eurico Back
ARAUJO, KARINA DE TOLEDO. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE
ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PRÁTICA DO FUTEBOL POR MULHERES: intersecções
entre gênero, corpo e sexualidade' 30/03/2015 218 f. Doutorado em EDUCAÇÃO
Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, Maringá Biblioteca
Depositária: BCE - Biblioteca Central da UEM
BANDEIRA, GUSTAVO ANDRADA. DO OLÍMPICO À ARENA: ELITIZAÇÃO,
RACISMO E HETEROSSEXISMO NO CURRÍCULO DE MASCULINIDADE DOS TORCEDORES DE
ESTÁDIO' 20/07/2017 336 f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, Porto Alegre Biblioteca Depositária:
Central da UFRGS
BELMONTE, MAURICIO MENDES. FÚTBOL CALLEJERO:
processos educativos decorrentes de uma motricidade emergente' 15/02/2019
undefined f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL
DE SÃO CARLOS, São Carlos Biblioteca Depositária: Repositório UFSCar
BRITO, LUANA ELKY. AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO
FÍSICA NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE
CÁCERES-MT' 07/04/2017 166 f. Mestrado em Educação Instituição de Ensino:
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, Cáceres Biblioteca Depositária:
Biblitoteca Central da UNEMAT/Campus Cáceres
CHELLES, CLAUDINEI. PSICANÁLISE E FUTEBOL: O JOGO
COMO SITUAÇÃO SUBLIMATÓRIA E (CONTRA) TRANSFERENCIAL NO PROCESSO FORMATIVO'
12/12/2016 undefined f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (PRESIDENTE PRUDENTE),
Presidente Prudente Biblioteca Depositária: undefined
CONCEICAO, DANIEL MACHADO DA. O ESTUDANTE-ATLETA:
DESAFIOS DE UMA CONCILIAÇÃO' 28/07/2015 133 f. Mestrado em EDUCAÇÃO
Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, Florianópolis
Biblioteca Depositária: BU
CORREIA, CARLUS AUGUSTUS JOURAND. Projetos familiares
na formação de atletas do futebol: Apostas na profissionalização e na
escolarização' 28/02/2018 377 f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de
Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro Biblioteca
Depositária: Biblioteca do CFCH
CRUZ, PEDRO BERSCH DA. Princípios que o futebol
ensina: o discurso de salvação através do esporte como estratégia de governo
nos projetos sociais esportivos.' 16/08/2016 108 f. Mestrado em EDUCAÇÃO
Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE, Rio Grande
Biblioteca Depositária: FURG
CUNHA, IGOR MONTIEL MARTINS. TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS
E INCLUSÃO SOCIAL: RELATOS DE EX-JOGADORES DE FUTEBOL PROFISSIONAL DE SANTARÉM'
19/03/2018 93 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE
FEDERAL DO OESTE DO PARÁ, Santarém Biblioteca Depositária: undefined
ETO, JORGE. Desconstruindo o futebol e a erotização
da dança: uma experiência na educação física da escola do campo no Mata Cavalo'
03/06/2015 163 f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE DE
SÃO PAULO, São Paulo Biblioteca Depositária: FEUSP
FERREIRA, BRUNO MARTINS. O ENSINO DOS SABERES
CONCEITUAIS CRÍTICOS DO FUTEBOL ENTRE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NAS
AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA' 01/03/2018 undefined f. Mestrado em EDUCAÇÃO
Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS, São Carlos
Biblioteca Depositária: Repositório UFSCar
INVERNIZZI, LISANDRA. SER “DAQUI” OU “DE FORA”:
HIERARQUIAS, DESCONTINUIDADES E TRÂNSITOS NO FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL DE
FLORIANÓPOLIS' 28/05/2018 undefined f. Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de
Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, Florianópolis Biblioteca
Depositária: undefined
KOCH, RODRIGO. IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO: UM OLHAR
SOBRE A FUTEBOLIZAÇÃO DA JUVENTUDE NO ENSINO MÉDIO ' 16/03/2018 320 f.
Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA
MARIA, Santa Maria Biblioteca Depositária: Biblioteca Central
MORO, EDUARDA. "Pra quem joga, terminar o ensino
médio já é grande coisa": o processo de subjetivação do jogador de futebol
de base e sua relação com a educação escolar' 31/08/2018 149 f. Mestrado em
EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ,
Chapecó Biblioteca Depositária: Universidade Comunitária da Região de Chapecó
NASCIMENTO, RONALDO DO. O FUTEBOL MUNDURUKU: UM JOGO
ESTRATÉGICO NAS RELAÇÕES INTERÉTNICAS E INTERCULTURAIS EM JUARA-MT'
16/12/2015 151 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE
FEDERAL DE MATO GROSSO, Cuiabá Biblioteca Depositária: Biblioteca Setorial do
Instituto de Educação e Biblioteca Central / IE / UFMT
ROCHA, HUGO
PAULA ALMEIDA DA. O FUTEBOL COMO CARREIRA, A ESCOLA COMO OPÇÃO: O
DILEMA DO JOVEM ATLETA EM FORMAÇÃO' 28/03/2017 290 f. Doutorado em EDUCAÇÃO
Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro
Biblioteca Depositária: Biblioteca do CFCH
ROTTMANN, HANS GERT. O IMAGINÁRIO DO FUTEBOL NO
BRASIL: INTERFERÊNCIAS NOS MODOS DE VIVER, PROJETOS DE VIDA E FUTURO DE JOVENS
ADOLESCENTES VINCULADOS A PROGRAMAS SOCIAIS ESPORTIVOS' 28/02/2019 277 f.
Doutorado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE LA SALLE, Canoas
Biblioteca Depositária: Universidade La Salle
SOMARIVA, JOAO FABRICIO GUIMARA. A PRÁTICA PEDAGÓGICA
DO FUTEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOB UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO'
25/03/2015 103 f. Mestrado em EDUCAÇÃO Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE DO
SUL DE SANTA CATARINA, Tubarão Biblioteca Depositária: Unisul
TOMAZETT, LUCIANO DE CASTRO. A MARCA NO CORPO:
FUTEBOL, TATUAGEM E EDUCAÇÃO ' 10/04/2017 267 f. Mestrado em EDUCAÇÃO
Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, Goiânia Biblioteca
Depositária: BC - UFG
[1] Disponível em https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ A divulgação das teses e
dissertações no portal da Capes foi instituída pela Portaria 13, de 15 de
fevereiro de 2006. Tal portaria foi revogada pela Portaria 182, de 14 de agosto
de 2018.
[2] Termo cunhado pelo
dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980).
[3] Homologada pela portaria
nº 1.570 de 20 de dezembro de 2017, do Ministério da Educação.