Revista MultiAtual - ISSN 2675-4592

Editorial v.1, n.8, 2020

💢 Artigo em PDF


Caros leitores,

Chegamos ao primeiro ano de nossa revista e com oito números publicados. Em cada publicação crescemos continuamente, contribuindo na divulgação científica e na luta pela educação integral e de qualidade.

Mesmo com os percalços de um ano marcado pela pandemia da COVID-19, acreditamos que a educação perpassa os muros da escola, chegando remotamente nas residências dos estudantes de diversas formas midiáticas, acolhendo assim, submissões em fluxo contínuo que possam corroborar com o universo pedagógico e ações educacionais.

Neste ano trabalhamos continuamente para ampliar as informações sobre a revista, expandindo a indexação em doze diretórios e bases de dados que auxiliam na divulgação do saber. Dessa forma, como efeito desse trabalho, seguimos registrados nas bases: Academic Resource Index - ResearchBib;  DIADORIM - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras; LivRe - Revistas de Livre Acesso; Latindex; Google Acadêmico; ISSN Internacional; ISSU - Digital Publishing Platform for Magazines, Catalogs, and more; Index Copernicus Internacional (IC); Sumários.org; RACAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal; Directory of Research Journals Indexing e CiteFactor - Academic Scientific Journals.

No intuito de colaborar com a ciência e produção científica, apresentamos seis artigos que destacam temáticas como: inclusão, tecnologia, políticas públicas, sustentabilidade, arte e gestão de pessoas.

Dentre os artigos publicados nesta edição, o primeiro artigo, Aplicativos móveis para o estímulo da fala em crianças com TEA: uma revisão da literatura, de Ieda Cicotti de Jesus, Rudvan Cicotti Alves de Jesus e Niltom Vieira Junior, expõe, a partir de uma revisão da literatura, a importância da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, tanto da educação regular quanto da educação inclusiva, e do uso de aplicativos como ferramenta de ensino para alunos com TEA.

O segundo artigo, A horta escolar como instrumento de transformação didático-social,  de Anicely Débora Rodrigues Fonseca, ressalta a importância conscientização da preservação da natureza, propondo a criação e desenvolvimento de uma horta escolar como ferramenta de transformação didático-social, a qual tem objetivo de reforçar a consciência ambiental para além dos muros da escola, com a prática da sustentabilidade.

O terceiro artigo, A institucionalização da educação a distância e da política pública UAB na Universidade do Estado da Bahia, de Luan de Jesus Oliveira, traz dados importantes sobre a educação a distância oferecida pela UNEB a partir de 2014, sintetizando o panorama da oferta e da percepção dos estudantes da modalidade, além de explorar e explicar o Sistema UAB.

O quarto artigo, Projeto de sustentabilidade na educação infantil, de (não tem o nome no artigo), evidencia que a conscientização social deve começar na infância para que, ao crescer, seja um cidadão crítico, para isso deve-se usar uma metodologia adequada e buscar o envolvimento da família para que o trabalho seja ainda mais eficaz, aproximando a teoria do cotidiano e motivando práticas sustentáveis, que incentivam os alunos a preservar o meio ambiente e social em que estão inseridos.

O quinto, Arte como elemento essencial ao desenvolvimento cognitivo do aluno, de Ricardo Macedo Teixeira, apresenta a relevância do ensino de Artes em toda educação básica, desde o ensino infantil ao ensino médio, ressaltando sua importância para o desenvolvimento cognitivo, crítico e criativo dos alunos, utilizando a pedagogia Montessoriana e a Waldorf para desenvolver a pesquisa.

O sexto e último artigo, Gestão de pessoas: estilos de liderança no setor público, de Ana Sílvia Tavares Bias e Wellington Marçal de Carvalho, explica como o setor de gestão tem mudado e como a liderança influencia no desenvolvimento das instituições, principalmente em relação a interação, envolvimento e satisfação dos profissionais das instituições e dos colaboradores.

Finalizamos esse editorial, último de 2020, trazendo uma reflexão sobre a importância da escrita científica para o desenvolvimento de pesquisas relevantes, que trazem inúmeras contribuições para a sociedade, buscando sempre aperfeiçoar o processo de edição, levando continuamente textos publicados à toda comunidade de forma exitosa, a fim de contribuir com a divulgação da ciência e educação.

Boa leitura!

Esp. Ricael Spirandeli Rocha

Ma. Heloisa Alves Braga

Me. Glauber de Araujo Barroco Lobato

Editorial v.1, n.8, 2020 Editorial v.1, n.8, 2020 Reviewed by Revista MultiAtual on dezembro 16, 2020 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.