💢 Artigo em PDF


Caros leitores,

Chegamos ao primeiro ano de nossa revista e com oito números publicados. Em cada publicação crescemos continuamente, contribuindo na divulgação científica e na luta pela educação integral e de qualidade.

Mesmo com os percalços de um ano marcado pela pandemia da COVID-19, acreditamos que a educação perpassa os muros da escola, chegando remotamente nas residências dos estudantes de diversas formas midiáticas, acolhendo assim, submissões em fluxo contínuo que possam corroborar com o universo pedagógico e ações educacionais.

Neste ano trabalhamos continuamente para ampliar as informações sobre a revista, expandindo a indexação em doze diretórios e bases de dados que auxiliam na divulgação do saber. Dessa forma, como efeito desse trabalho, seguimos registrados nas bases: Academic Resource Index - ResearchBib;  DIADORIM - Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras; LivRe - Revistas de Livre Acesso; Latindex; Google Acadêmico; ISSN Internacional; ISSU - Digital Publishing Platform for Magazines, Catalogs, and more; Index Copernicus Internacional (IC); Sumários.org; RACAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal; Directory of Research Journals Indexing e CiteFactor - Academic Scientific Journals.

No intuito de colaborar com a ciência e produção científica, apresentamos seis artigos que destacam temáticas como: inclusão, tecnologia, políticas públicas, sustentabilidade, arte e gestão de pessoas.

Dentre os artigos publicados nesta edição, o primeiro artigo, Aplicativos móveis para o estímulo da fala em crianças com TEA: uma revisão da literatura, de Ieda Cicotti de Jesus, Rudvan Cicotti Alves de Jesus e Niltom Vieira Junior, expõe, a partir de uma revisão da literatura, a importância da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, tanto da educação regular quanto da educação inclusiva, e do uso de aplicativos como ferramenta de ensino para alunos com TEA.

O segundo artigo, A horta escolar como instrumento de transformação didático-social,  de Anicely Débora Rodrigues Fonseca, ressalta a importância conscientização da preservação da natureza, propondo a criação e desenvolvimento de uma horta escolar como ferramenta de transformação didático-social, a qual tem objetivo de reforçar a consciência ambiental para além dos muros da escola, com a prática da sustentabilidade.

O terceiro artigo, A institucionalização da educação a distância e da política pública UAB na Universidade do Estado da Bahia, de Luan de Jesus Oliveira, traz dados importantes sobre a educação a distância oferecida pela UNEB a partir de 2014, sintetizando o panorama da oferta e da percepção dos estudantes da modalidade, além de explorar e explicar o Sistema UAB.

O quarto artigo, Projeto de sustentabilidade na educação infantil, de (não tem o nome no artigo), evidencia que a conscientização social deve começar na infância para que, ao crescer, seja um cidadão crítico, para isso deve-se usar uma metodologia adequada e buscar o envolvimento da família para que o trabalho seja ainda mais eficaz, aproximando a teoria do cotidiano e motivando práticas sustentáveis, que incentivam os alunos a preservar o meio ambiente e social em que estão inseridos.

O quinto, Arte como elemento essencial ao desenvolvimento cognitivo do aluno, de Ricardo Macedo Teixeira, apresenta a relevância do ensino de Artes em toda educação básica, desde o ensino infantil ao ensino médio, ressaltando sua importância para o desenvolvimento cognitivo, crítico e criativo dos alunos, utilizando a pedagogia Montessoriana e a Waldorf para desenvolver a pesquisa.

O sexto e último artigo, Gestão de pessoas: estilos de liderança no setor público, de Ana Sílvia Tavares Bias e Wellington Marçal de Carvalho, explica como o setor de gestão tem mudado e como a liderança influencia no desenvolvimento das instituições, principalmente em relação a interação, envolvimento e satisfação dos profissionais das instituições e dos colaboradores.

Finalizamos esse editorial, último de 2020, trazendo uma reflexão sobre a importância da escrita científica para o desenvolvimento de pesquisas relevantes, que trazem inúmeras contribuições para a sociedade, buscando sempre aperfeiçoar o processo de edição, levando continuamente textos publicados à toda comunidade de forma exitosa, a fim de contribuir com a divulgação da ciência e educação.

Boa leitura!

Esp. Ricael Spirandeli Rocha

Ma. Heloisa Alves Braga

Me. Glauber de Araujo Barroco Lobato