💢 Artigo em PDF


A edição do mês de fevereiro da Revista MultiAtual marca o início de um importante ciclo em sua história, representan o início do ciclo multidisciplinar do periódico. Com isso, além de manter o foco principal na Educação, a partir de agora a Revista disponibiliza um espaço para trabalhos multidisciplinares, de diferentes áreas, para todos os profissionais, professores, estudantes e pesquisadores. O início desse ciclo representa um grande marco na divulgação da Ciência e da Pesquisa.

O primeiro artigo “Inovação e Tecnologia nos Mestrados Profissionais em Educação e sua Contribuição para a Educação Básica”, de Philippe Drumond Vilas Boas Tavares e Deyse Almeyda dos Reis, aborda as contribuições do Mestrado profissional em Educação ofertados pelas instituições públicas de Educação Profissional para o desenvolvimento científico nacional e sua contribuição para a Educação Básica por meio da análise dos programas, linhas de pesquisa e dissertações defendidas relacionadas à inovação tecnológica aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem.

O segundo artigo “Condições de Produção, Memória e Interdiscurso no Futebol Moderno: Uma Análise Discursiva de Dizeres”, de Daniel de Jesus Oliveira, aplica os pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa, que tem como seu principal expoente Michel Pêcheux, com vistas a empreender análise sobre dizeres que margeiam o futebol dito moderno (entendido como sendo um construto do sistema capitalista que se apropriou do esporte para a obtenção de lucro, com mídias, mercado e apropriação de espaços de torcer) em uma perspectiva discursiva.

Antônio Augusto Rocha Athayde, Thomas Jeferson Oliveira de Aquino e Patricia Ferreira Santos Guanãbens, autores do artigo“A Utilização de TICs na Educação Básica e o Ensino Híbrido”, analisam como a tecnologia da informação pode ser usada como ferramenta de apoio para o ensino aprendizagem, foi desenvolvido o presente trabalho, que analisou diversos trabalhos científicos a respeito desta temática.

Na seção Multidisciplinar, o artigo “O Biofilme Microbiano e seu Impacto na Saúde, na Indústria e no Meio Ambiente”, as autoras Mariana de Paula Reis Guimarães e Mônica Bucciarelli Rodriguez, mostram os mecanismos de tolerância a antimicrobianos e de dormência em biofilmes, que são de grande relevância já que, de maneira surpreendente, o fenótipo é perdido após a dispersão das células. Assim, a compreensão destes mecanismos teria implicações para o tratamento de infecções microbianas, para a desinfecção de dispositivos médicos e para uma melhor compreensão da ecologia microbiana.

Desta forma, os artigos presentes nesta edição encerram uma coletânea de informações, reflexões e novos conhecimentos que instigam o desenvolvimento de novas pesquisas e perspectivas em torno das práticas de Educação, bem como nos temas multidisciplinares.

Desejamos uma ótima leitura a todos e todas!

 

Jader Luís da Silveira