DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.5552736

 

Manoel Lucas Bezerra de Lima

Professor, Especialista em Docência - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, manoel.lucas88@gmail.com.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1461-0734

 

Luís Henrique Silva Ferreira

Professor, Doutor em Ciências Sociais - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, luis.ferreira@ifmg.edu.br.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2865-4973


Resumo: Há alguns anos, a pessoa com deficiência auditiva era considerada como incapaz de aprender, o que permitia segregação pelas diferenças e deficiências que possuía. Apesar dos avanços em busca de estratégias que possam promover a inclusão, existem problemas na educação básica que instigam a busca por respostas e alternativas efetivas de inclusão. O objetivo desse artigo é investigar o status da inclusão do aluno com deficiência auditiva na educação básica. Além disso, é analisado o processo de ensino-aprendizagem voltado à pessoa com deficiência auditiva, observando se professores possuem uma formação inicial e continuada que dê ênfase às questões relacionadas a inclusão do aluno com deficiência auditiva. Para isso, foi realizada uma pesquisa de artigos sobre o tema, em de bancos de dados disponíveis, como o Portal de Periódicos CAPES, a Scielo e o Google Acadêmico. Os resultados indicam falta de investimentos na formação inicial e continuada dos professores e a ausência de estrutura escolar adequada para que haja inclusão propriamente dita do aluno com deficiência auditiva no processo de ensino- aprendizagem.

Palavras-chave: Educação básica. Inclusão. Deficiência auditiva.