DOI: 10.5281/zenodo.5768677
Francília Sousa Meneses
Professora
Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto Federal do Piaui –
IFPI.
Professora
da rede Municipal de Ensino do Piauí na cidade de Piripiri-PI.
E-mail:franciliameneses096@gmail.com.
Resumo: O presente trabalho tem
como principal objetivo compreender a participação do docente acerca da
educação inclusiva a partir da formação continuada com base nos referenciais de
Paulo Freire. Esta temática faz parte de uma pesquisa em desenvolvimento para a
conclusão do curso de Pedagogia (UESPI) na qual busca compreender mais sobre a
formação continuada do professor como forma de melhor atender o público da
educação inclusiva, haja vista que cabe ao professor, assim como toda a
comunidade escolar o bom atendimento dos sujeitos que buscam pela educação
igualitária e de qualidade para todos. Tendo como objeto de pesquisa a formação
continuada dos professores, sob a perspectiva de Freire (FREIRE, 1984, 1993,
1997, 2001, 2002). A
educação inclusiva é proveniente de um movimento histórico de ações políticas e
pedagógicas, sendo necessário o estabelecimento de uma vivência escolar
inclusiva, orientada por princípios éticos orientados por Paulo Freire ao
refletir e agir com rejeição a qualquer forma de discriminação no âmbito
escolar. Assim, faz-se necessário priorizar a educação como formação ética e
ressaltar a autonomia e a dignidade como valores essenciais. Neste contexto,
buscou-se refletir sobre a importância da formação continuada do docente no
âmbito da Educação Inclusiva, baseando-nos em conceitos do autor Paulo Freire
que enfatiza que a formação continuada caracteriza-se como uma conduta
pedagógica de autoavaliação e ressignificação da prática docente de
ensino-aprendizagem, com o intuito de transformar uma eventual dificuldade do
processo formativo do discente em algo motivador para acrescentar positivamente
no seu desenvolvimento educacional e humano. Entretanto, para que isso de fato
ocorra, é preciso que haja uma reflexão crítica do próprio docente,
principalmente no âmbito da educação inclusiva, a fim de auxiliar os educandos
no processo de ensino-aprendizagem. A
partir dos fragmentos analisados das obras do referido autor, observou-se que a
“Reflexão” e a “Crítica” são eixos colaborativos que dialogam entre si nos seus
estudos, sumarizando que o docente precisa compreender profundamente, a partir
da reflexão e da crítica, como auxiliar os educandos no panorama de
ensino-aprendizagem na perspectiva da Educação Inclusiva. Assim, este trabalho
tem por finalidade analisar a contribuição de Paulo Freire no movimento de
ruptura com as práticas socioeducacionais de exclusão rumo à construção do
paradigma da inclusão orientados pela formação continuada do professor.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Inclusiva. Formação Continuada. Paulo Freire.