DOI: 10.5281/zenodo.5768655

 

Carla Janiele Araújo Rodrigues Soares[1]

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia, UFPI, carlajaniele1999@gmail.com

 

Iarla Lopes Gonçalves[2]

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia, UFPI, lopesiarla@gmail.com



[1] Ensino superior incompleto, carlajaniele1999@gmail.com

[2] Ensino superior incompleto, lopesiarla@gmail.com


Resumo: A presente pesquisa aborda a relação entre a evasão escolar e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Unidade Escolar Mário Raulino, uma escola pública municipal localizada na periferia da cidade de Altos-PI. Essa temática faz parte de um trabalho em campo da disciplina de Fundamentos Antropológicos da Educação, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí-UFPI, no qual busca fazer o levantamento e análise da evasão escolar da Unidade escolar Mário Raulino e que constatem os motivos que levaram a essa evasão na modalidade EJA. O estudo se fundamenta a partir das reflexões pautadas por Paulo Freire e Corrêa (2007) que retrata a importância de uma gestão do cuidado que propicie espaços de diálogo, a criação de instrumentos de acolhimento, ou seja, que reconhece a realidade e necessidade bem como a dificuldade do mesmo. Destacamos, especialmente na resposta dos alunos, a vontade de ter um lugar no seu meio social, através da educação, o que corrobora com os autores abordados neste trabalho, assim percebemos através dessa experiência formadora, especialmente na resposta dos alunos, a vontade de ter um lugar no seu meio social, através da educação e deixarem de serem vistos como fracassados por ter abandonado a escola. Portanto, partindo deste pressuposto é imprescindível que os educadores desta modalidade de ensino revejam suas metodologias, e busquem melhorias através de adaptação no currículo do EJA.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Evasão escolar. Exclusão escolar.