DOI: 10.5281/zenodo.5854987

 

 Lauanda Mariane de Oliveira Querino

lauanda.mariiane@gmail.com

 

Bruna de Oliveira Martins

 

Cayan Maria de Sousa

 

Mariana Feitosa Nascimento

 

Débora Maciel Souza

 

Lucas Pereira de Queiroz Santana

 

Mário Lima Brasil

 

RESUMO

Como os grupos de minorias políticas conseguem permanecer nos espaços acadêmicos? A partir desse ponto norteador iremos desenvolver esse trabalho. O território universitário pode ser cheio de impedimentos, porém a entrada em um projeto extensionista abre outras portas e mostram um caminho para uma maior permanência dessas pessoas dentro desse espaço. As políticas de inclusão que foram implementadas ao longo de 5 anos foram fundamentais para que as lacunas sociais fossem ocupadas por grupos de pessoas plurais: somos LGBTQIA+, auto declarados negros/pardos e indígenas, que ocupam e resistem no PET Conexões de Saberes. As vivências que contribuíram para a inclusão de diversos trabalhos até agora desenvolvidos fazem parte da história de quem somos e quem seremos, por isso essa memória foi resgatada.

Palavras-Chave: Ensino superior, minorias políticas, presença e permanência, ações afirmativas.