DOI: 10.5281/zenodo.5855003

 

Maico Tailon Silva da Silva

Graduado em Matemática – (UFPA). Especialista em Docência do Ensino Superior (UNAMA) e Mestrando pelo PPGDOC (IEMCI/Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas). E-mail: maico.silva@icen.ufpa.br

 

Jorge Ney Pinheiros Dias

Graduado em Matemática – (UFPA). E-mail:jneyds@gmail.com

 

Lucas Ferreira Rodrigues

  Graduado em Matemática - (UFPA), Especialista em Estatísticas Educacionais - (UFPA), Mestrando em Docência em Ensino em Ciências e Matemáticas - (UFPA). E-mail: elucasfrodrigues@gmail.com

 

RESUMO

Este artigo discorre de uma experiência significativa de aprendizagem, realizada com alunos da Unidade Escolar situada na ilha de Cotijuba, região insular de Belém-PA, em duas turmas do Ciclo IV - denominação utilizada na ocasião - como ação desenvolvida pelos então estudantes no projeto Alfabetização Matemática na Amazônia Ribeirinha: condições e proposições – AMAR, um projeto já concluído que integrava parte das atividades do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica – GEMAZ. As ações se deram sobre uma abordagem de conceitos geométricos através da manipulação de materiais concretos, mais especificamente dobraduras e recortes de papel, acreditando ser esse um caminho em potencial na promoção de aprendizagens significativas, cujos objetivos concentravam-se no desenvolvimento de conceitos geométricos planos e espaciais, permitindo a resolução de alguns problemas, de modo a aliar o lúdico no ensino de geometria, propiciando um ambiente favorável às aprendizagens. A partir das ideias principais de (FREIRE, 1996), (SKOVSMOSE, 2000), (LORENZATO, 1995) e (BRASIL, 1997), bem como a utilização de recursos didáticos de multimídia, manipulação de materiais, registros representativos e orientações, estruturamos nossa metodologia de abordagem. Essa experiência possibilitou um ambiente de aprendizagem mutuo entre alunos e docentes, tendo diferentes momentos de construção de conceitos. A realização de propostas como esta, proporcionou um preparo inicial singular aos professores que na oportunidade estavam em formação inicial, além de tornar o ensino atrativo aos alunos, visto que as atividades estimulam a criatividade dos estudantes e a representação de sua realidade.

Palavras-chave: Ensino de Geometria; Tangram; Dobraduras; Aprendizagem; Formação inicial.