Maico Tailon Silva da Silva
Graduado em Matemática – (UFPA). Especialista em Docência do Ensino
Superior (UNAMA) e Mestrando pelo PPGDOC (IEMCI/Programa de Pós-Graduação em
Docência em Educação em Ciências e Matemáticas). E-mail: maico.silva@icen.ufpa.br
Jorge Ney Pinheiros Dias
Graduado em Matemática – (UFPA). E-mail:jneyds@gmail.com
Lucas Ferreira Rodrigues
Graduado em Matemática - (UFPA),
Especialista em Estatísticas Educacionais - (UFPA), Mestrando em Docência em
Ensino em Ciências e Matemáticas - (UFPA). E-mail: elucasfrodrigues@gmail.com
RESUMO
Este artigo discorre de uma experiência significativa de aprendizagem,
realizada com alunos da Unidade Escolar situada na ilha de Cotijuba, região
insular de Belém-PA, em duas turmas do Ciclo IV - denominação utilizada na
ocasião - como ação desenvolvida pelos então estudantes no projeto
Alfabetização Matemática na Amazônia Ribeirinha: condições e proposições –
AMAR, um projeto já concluído que integrava parte das atividades do Grupo de
Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica – GEMAZ. As
ações se deram sobre uma abordagem de conceitos geométricos através da
manipulação de materiais concretos, mais especificamente dobraduras e recortes
de papel, acreditando ser esse um caminho em potencial na promoção de
aprendizagens significativas, cujos objetivos concentravam-se no
desenvolvimento de conceitos geométricos planos e espaciais, permitindo a
resolução de alguns problemas, de modo a aliar o lúdico no ensino de geometria,
propiciando um ambiente favorável às aprendizagens. A partir das ideias
principais de (FREIRE, 1996), (SKOVSMOSE, 2000), (LORENZATO, 1995) e (BRASIL,
1997), bem como a utilização de recursos didáticos de multimídia, manipulação
de materiais, registros representativos e orientações, estruturamos nossa
metodologia de abordagem. Essa experiência possibilitou um ambiente de
aprendizagem mutuo entre alunos e docentes, tendo diferentes momentos de
construção de conceitos. A realização de propostas como esta, proporcionou um
preparo inicial singular aos professores que na oportunidade estavam em
formação inicial, além de tornar o ensino atrativo aos alunos, visto que as
atividades estimulam a criatividade dos estudantes e a representação de sua
realidade.
Palavras-chave: Ensino de Geometria; Tangram; Dobraduras; Aprendizagem; Formação inicial.