DOI: 10.5281/zenodo.5854999

 

Ana Julia Lovatti [1]

Licencianda de Pedagogia pela Faculdade Network

 

Juliana Fernanda Lovatti[2]

Licencianda de Pedagogia pela Faculdade Network

 

Angela Harumi Tamaru [3]

Professora Doutora em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos de Linguagem da Unicamp, lecionando na Faculdade Network, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação

 

Tânia Cristina Bassani Cecílio [4]

Professora Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, lecionando na Faculdade Network.

 



[1] Licencianda do curso de Pedagogia da Faculdade Network, Nova Odessa, SP. E-mail: anajulia.lovatti@gmail.com

[2] Licencianda do curso de Pedagogia da Faculdade Network, Nova Odessa, SP. E-mail: lovatti.juliana@gmail.com

[3] Orientadora, Prof.ª Dra. do curso de Pedagogia da Faculdade Network, Nova Odessa, SP. E-mail: angelaharumi2000@yahoo.com.br

[4] Orientadora, Prof.ª Dra. da Faculdade Network, Nova Odessa, SP. E-mail: reitoria@nwk.edu.br

 

RESUMO

Esta pesquisa teve como finalidade responder a seguinte pergunta-problema: Como tratar as dificuldades apresentadas no processo de socialização de estudantes com epilepsia em ambiente escolar? Buscou compreender quais deveriam ser as situações socializadoras para que a inclusão fosse efetivada, tendo por objetivo analisar o papel do pedagogo nesse processo. Os principais autores que embasaram a pesquisa foram: Adjuto (2017), Barbieri (2019) e Brito (2019). Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa bibliográfica relativa ao tema, com levantamento de referencial teórico em trabalhos de conclusão de curso, teses, dissertações, artigos de revistas científicas e publicações online e impressas. A pesquisa de campo foi realizada por meio de um estudo qualitativo, com o tipo de pesquisa exploratória, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas compostas por questões abertas e fechadas, dirigidas a uma estudante com epilepsia, e progenitora de uma estudante portadora da patologia.

Palavras-chave: Inclusão na escola. Crises epiléticas. Papel do Educador.