DOI: 10.5281/zenodo.5854985
Bruna Dias Algozo
Acadêmica de Pedagogia na
Faculdade Dom Bosco e Licencianda de Educação Física na Universidade Estadual
de Ponta Grossa.
E-mail:
brunaalgozo@hotmail.com
Marlene Vitoria Biscaro
Professora na SEED e na Faculdade Dom,
Formação em Educação Física e Ma. em Metodologias para o Ensino de linguagens e
suas tecnologias.
E-mail: mavibijogos@gmail.com

Resumo: O presente trabalho
objetiva discutir a aplicabilidade das Tecnologias Digitais da Informação e
Comunicação (TDICs) como recurso potencializador nas aulas de Educação Física e
apresentar o site "Aventuras do conhecimento”. Propondo uma nova
metodologia na qual os professores possam elaborar suas aulas para utilizarem
em sua prática docente, a fim de alcançar novos caminhos para facilitar e
diversificar o processo de ensino e aprendizagem ao utilizarem os recursos
tecnológico, visto que a pandemia restringiu a disciplina apenas ao campo
teórico e abstrato, negligenciando a prática, que é essencial para a
compreensão da corporeidade e apropriação e utilização da cultura corporal do
movimento. Neste cenário pandêmico, a tecnologia torna-se um recurso essencial,
no entanto, posteriormente, esta proposta servirá como recurso suplementar ao
ensino, dada a necessidade da atualização das práticas pedagógicas em atender
às necessidades de cada geração. A metodologia utilizada nessa pesquisa é de
abordagem qualitativa, de cunho descritivo e bibliográfica, e a fundamentação
teórica, pauta-se em Aoki (2021), Hoefling e Oliveira (2015) e Brasil (2017),
entre outros autores. As articulações abordadas permitem inferir a
indispensável importância das tecnologias digitais para a formação integral das
crianças e jovens, e sua significativa contribuição para gerar engajamento do
ensino da disciplina de Educação Física.
Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Pandemia.