DOI: 10.5281/zenodo.5854985

 

Bruna Dias Algozo

Acadêmica de Pedagogia na Faculdade Dom Bosco e Licencianda de Educação Física na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

E-mail: brunaalgozo@hotmail.com

 

Marlene Vitoria Biscaro

 Professora na SEED e na Faculdade Dom, Formação em Educação Física e Ma. em Metodologias para o Ensino de linguagens e suas tecnologias.

E-mail: mavibijogos@gmail.com

 

Resumo: O presente trabalho objetiva discutir a aplicabilidade das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como recurso potencializador nas aulas de Educação Física e apresentar o site "Aventuras do conhecimento”. Propondo uma nova metodologia na qual os professores possam elaborar suas aulas para utilizarem em sua prática docente, a fim de alcançar novos caminhos para facilitar e diversificar o processo de ensino e aprendizagem ao utilizarem os recursos tecnológico, visto que a pandemia restringiu a disciplina apenas ao campo teórico e abstrato, negligenciando a prática, que é essencial para a compreensão da corporeidade e apropriação e utilização da cultura corporal do movimento. Neste cenário pandêmico, a tecnologia torna-se um recurso essencial, no entanto, posteriormente, esta proposta servirá como recurso suplementar ao ensino, dada a necessidade da atualização das práticas pedagógicas em atender às necessidades de cada geração. A metodologia utilizada nessa pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho descritivo e bibliográfica, e a fundamentação teórica, pauta-se em Aoki (2021), Hoefling e Oliveira (2015) e Brasil (2017), entre outros autores. As articulações abordadas permitem inferir a indispensável importância das tecnologias digitais para a formação integral das crianças e jovens, e sua significativa contribuição para gerar engajamento do ensino da disciplina de Educação Física.

Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Pandemia.