DOI: 10.5281/zenodo.6091569

 

Aparecida Rodrigues da Silva

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Mato Grosso – UNEMAT, campus Barra do Bugres/MT. Professora da Educação Básica da Escola Estadual Luiz Frutuoso da Silva – Sapezal/MT. Contato: rodriguescida028@gmail.com

 

Henrique Nicolau Grillaud Maranholi

Graduado em Geografia pela UFMT/ Cuiabá, Mestre em Geografia pela UNEMAT/Cáceres e Doutorando em Geografia pela UNESP/ Presidente prudente. Orientador acadêmico mestre em Geografia pela UNEMAT. Contato: henrique.maranholi@unesp.br

 

RESUMO

Este artigo teve como principal objetivo realizar uma análise reflexiva acerca dos desafios do processo de ensino-aprendizagem da Matemática no ensino remoto. Considerando que esse formato de ensino tem trazido desafios não só para alunos como também para professores no decorrer dos anos letivos de 2019 e 2020 e, acredito que seja daí por adiante, tendo em vista que o componente curricular Matemática é permeado de particularidades. Para a produção dos dados da pesquisa foi aplicado um questionário online aos estudantes de uma turma de 9º Ano  do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual localizada no município de Sapezal – MT esse questionário foi respondido por doze, dos vinte e seis estudantes que compõem a turma. Os resultados apontaram que poucos alunos têm acesso à internet de qualidade e que, quando a utilizam para estudar e realizarem as tarefas de matemática propostas pelo professor, o equipamento é o celular, embora, seis deles, também utilizem seus notebooks. Um boa parte dos estudantes citou que não encontrou muitas dificuldades para participar do processo de ensino e aprendizagem no decorrer do ensino remoto, apontando que as videoaulas e as webconferências foram importantíssimas durante o decorrer do processo. Também sugerem que ambos mecanismos continuem sendo desenvolvidos no ensino presencial. Por fim, tem-se a considerar que, é importante refletir sobre o alto índice de mais de 54% dos estudantes da turma, que não participaram das atividades propostas, uma realidade que merece atenção e configura-se como um dos desafios do ensino remoto.

Palavras-chaves: Educação Matemática. Ensino remoto. Aprendizagem.