Aparecida Rodrigues da Silva
Graduada
em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Mato Grosso –
UNEMAT, campus Barra do Bugres/MT. Professora da Educação Básica da Escola
Estadual Luiz Frutuoso da Silva – Sapezal/MT. Contato:
rodriguescida028@gmail.com
Henrique Nicolau Grillaud Maranholi
Graduado
em Geografia pela UFMT/ Cuiabá, Mestre em Geografia pela UNEMAT/Cáceres e
Doutorando em Geografia pela UNESP/ Presidente prudente. Orientador acadêmico
mestre em Geografia pela UNEMAT. Contato: henrique.maranholi@unesp.br
RESUMO
Este
artigo teve como principal objetivo realizar uma análise reflexiva acerca dos
desafios do processo de ensino-aprendizagem da Matemática no ensino remoto.
Considerando que esse formato de ensino tem trazido desafios não só para alunos
como também para professores no decorrer dos anos letivos de 2019 e 2020 e,
acredito que seja daí por adiante, tendo em vista que o componente curricular
Matemática é permeado de particularidades. Para a produção dos dados da
pesquisa foi aplicado um questionário online aos estudantes de uma turma de 9º
Ano do Ensino Fundamental de uma escola
pública estadual localizada no município de Sapezal – MT esse questionário foi
respondido por doze, dos vinte e seis estudantes que compõem a turma. Os
resultados apontaram que poucos alunos têm acesso à internet de qualidade e
que, quando a utilizam para estudar e realizarem as tarefas de matemática
propostas pelo professor, o equipamento é o celular, embora, seis deles, também
utilizem seus notebooks. Um boa parte dos estudantes citou que não encontrou
muitas dificuldades para participar do processo de ensino e aprendizagem no
decorrer do ensino remoto, apontando que as videoaulas e as webconferências
foram importantíssimas durante o decorrer do processo. Também sugerem que ambos
mecanismos continuem sendo desenvolvidos no ensino presencial. Por fim, tem-se
a considerar que, é importante refletir sobre o alto índice de mais de 54% dos
estudantes da turma, que não participaram das atividades propostas, uma
realidade que merece atenção e configura-se como um dos desafios do ensino
remoto.
Palavras-chaves: Educação Matemática. Ensino remoto. Aprendizagem.