DOI: 10.5281/zenodo.6349056

 

Miliane Tonato Mortari

Graduanda em Farmácia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),

miliane.mortari@hotmail.com

 

Lucas Carvalho Pacheco

Licenciando em Física na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lclucascarvalhopacheco@gmail.com


Resumo

Baseando-se na perspectiva da Abordagem Temática e da Educação CTS (Ciência- Tecnologia- Sociedade), foi elaborado e implementado um planejamento de ensino para a disciplina de Física no contexto do Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA), na qual teve o tema “Automedicação” como tema central. Considera-se pertinente o desenvolvimento deste tema em sala de aula, haja vista que é considerado um problema de saúde pública, na qual muitas vezes fica restrito a área das ciências da saúde. Tal planejamento de ensino é caracterizado por desenvolver os conhecimentos científicos da Física a partir das propriedades farmacológicas, farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos medicamentos. Portanto, o presente artigo tem como objetivo discutir o potencial interdisciplinar do tema “Automedicação” em sala de aula. E, além disso, almeja-se relatar a experiência realizada no PUPA. O resultado da mesma foi a formação de sujeitos mais críticos e reflexivos, atuantes em problemas de ordem social.

Palavras-chave: Automedicação. Abordagem Temática. Educação CTS. Interdisciplinaridade.