Miliane Tonato Mortari
Graduanda em Farmácia na
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),
Lucas Carvalho Pacheco
Licenciando em Física na
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lclucascarvalhopacheco@gmail.com
Resumo
Baseando-se
na perspectiva da Abordagem Temática e da Educação CTS (Ciência- Tecnologia-
Sociedade), foi elaborado e implementado um planejamento de ensino para a
disciplina de Física no contexto do Pré-Universitário Popular Alternativa (PUPA),
na qual teve o tema “Automedicação” como tema central. Considera-se pertinente
o desenvolvimento deste tema em sala de aula, haja vista que é considerado um
problema de saúde pública, na qual muitas vezes fica restrito a área das
ciências da saúde. Tal planejamento de ensino é caracterizado por desenvolver
os conhecimentos científicos da Física a partir das propriedades
farmacológicas, farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos medicamentos. Portanto,
o presente artigo tem como objetivo discutir o potencial interdisciplinar do
tema “Automedicação” em sala de aula. E, além disso, almeja-se relatar a
experiência realizada no PUPA. O resultado da mesma foi a formação de sujeitos
mais críticos e reflexivos, atuantes em problemas de ordem social.
Palavras-chave: Automedicação. Abordagem Temática. Educação CTS. Interdisciplinaridade.