Isabela Moreira Pinto
Acadêmica do Curso de
Pedagogia, voluntária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação
Cientifica-PIBIC/UESPI. E-mail: isabelapinto@aluno.uespi.br.
Fabrícia Pereira Teles
Pedagoga Profa. Dra. da
Universidade Estadual do Piauí, Líder do grupo de Estudos e Pesquisas em
Educação Infantil, Atividades e Múltiplas Linguagens. E-mail: fabriciateles@phb.uespi.br
Este
artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa sobre a Psicologia
do Jogo de Elkonin (2009) nas ações extensionistas do Programa Laboratório de
Atividade do Brincar (LABRINCAR). A investigação faz parte de um estudo,
vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica
(PIBIC-UESPI), que teve o objetivo de investigar as relações entre o Programa
de Extensão Universitário Laboratório de Atividade do Brincar e o jogo no
quadro da psicologia sócio-histórica. O brincar sócio-histórico está apoiado na
visão de desenvolvimento integral da criança a partir da construção de
infâncias ligadas a cultura do contexto social, ocorrido por meio das
brincadeiras de papéis sociais, em que a criança imita o adulto a fim de
apropriar-se de atividades do dia-a-dia, refletindo sobre o contexto vivido e
sobre as suas próprias ações, transformando-se e sendo capaz de transformar o
meio em que vive. O percurso metodológico da pesquisa contou, especialmente,
com estudos bibliográficos e documental do tipo exploratório descritivo. Além
da análise documental do projeto e relatórios do programa foi utilizada a
técnica da Roda de Conversa com integrantes da extensão para obter maiores
explicações acerca da experiência vivida durante o programa. A pesquisa está
fundamentada em Lazaretti (2008), e principalmente na obra Psicologia do Jogo
de Elkonin (2009). Considerando as ações do programa e a teoria do jogo de
Daniil Borisovich Elkonin
encontrou-se indícios que evidenciam a articulação teórico-prática entre as
ações do LABRINCAR e os estudos do autor.
Palavras-chave: Programa LABRINCAR. Desenvolvimento Infantil. Jogo Protagonizado.