DOI: 10.5281/zenodo.6349036

 

Nathália Perini Zamprogno

Acadêmica de Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), nathalia.perini@hotmail.com.

 

  Izabela Corona Sena

Acadêmica de Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), izabelasena98@gmail.com.

  

Fabiana Lima Marques

Médica Endocrinologista pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV), fabianamarques4@gmail.com.

 

A menopausa é a cessação permanente dos ciclos menstruais e marcao fim do período de transição menopáusica e início da pós-menopausa.  Esse processo ocorre devido a uma redução gradual no número de folículos ovarianos e por isso resulta em diversas mudanças hormonais, que podem comprometer o bem estar das mulheres. Nesse contexto,  a terapia hormonal(TH) ganha destaque, por ser um tratamento eficaz para melhorar a qualidade de vida, aliviando sintomas  vasomotores, sexuais e geniturinários, como suores noturnos, ondas de calor, insônia, ressecamento vaginal e labilidade emocional. Além disso a TH pode minimizar a perda de massa óssea, com implicações importantes para a saúde em longo prazo. Quando indicada, deve ser iniciada para mulheres na perimenopausa, antes dos 60 anos, ou antes de 10 anos da menopausa, desde que não apresentem contraindicações.