DOI: 10.5281/zenodo.6349060

 

Camila Marangoni Calefi Viezorkosky

Professora de Educação Física da Rede Municipal de Londrina, Pedagoga e Especialista em Educação Especial e Dança Educacional, cviezorkosky@gmail.com.

 

Patrícia Alzira Proscêncio

Professora na Rede Municipal de Sinop e Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso, Doutora e Mestre em Educação, Especialista em Dança Educacional, Metodologia da Ação Docente e Arte-Educação, pproscencio@gmail.com

 

Jesse Cruz

Docente substituto na Universidade Federal do Paraná e  Universidade Regional de Blumenau, Doutorando em Educação e Mestre em Educação e Licenciado em Artes, jessecruz@ufpr.br


Resumo: A Dança é claramente indicada como um conteúdo escolar da Educação Física, porém, pouco efetivado neste contexto. Contudo, este estudo visa apontar como a Dança percorreu todo o processo histórico da Educação Física, como as políticas educacionais favoreceram ou não a presença deste conteúdo no contexto escolar. Ainda, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) proporciona o ensino da Dança na escola, como uma das unidades temáticas do componente curricular Educação Física. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica, tendo como principal documento consultado e estudado a BNCC. Autores como Barbosa (2011), Strazzacappa (2003), Ehrenber e Gallardo (2005) foram consultados para enriquecer a fundamentação teórica. Concluiu-se que o contexto histórico e as políticas existentes pouco contribuíram para o efetivo ensino da Dança, porém, este novo documento da educação brasileira pode levá-la a ter novos rumos neste componente curricular e favorecer efetivamente com a formação dos educandos. Claro que dependente da maneira em que os profissionais atuantes na área conduzirem suas práticas.

Palavras-chave: Dança. Educação Física. Políticas Educacionais. BNCC.