Camila
Marangoni Calefi Viezorkosky
Professora de Educação Física da Rede Municipal
de Londrina, Pedagoga e Especialista em
Educação Especial e Dança Educacional, cviezorkosky@gmail.com.
Patrícia
Alzira Proscêncio
Professora na Rede Municipal de
Sinop e Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso, Doutora e Mestre em
Educação, Especialista em Dança Educacional, Metodologia da Ação Docente e
Arte-Educação, pproscencio@gmail.com
Jesse
Cruz
Docente substituto na Universidade Federal do Paraná e Universidade Regional de Blumenau, Doutorando em Educação e Mestre em Educação e Licenciado em Artes, jessecruz@ufpr.br
Resumo: A Dança é claramente indicada como um conteúdo
escolar da Educação Física, porém, pouco efetivado neste contexto. Contudo,
este estudo visa apontar como a Dança percorreu todo o processo histórico da
Educação Física, como as políticas educacionais favoreceram ou não a presença
deste conteúdo no contexto escolar. Ainda, como a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) proporciona o ensino da Dança na escola, como uma das
unidades temáticas do componente curricular Educação Física. Para tanto,
utilizou-se da pesquisa bibliográfica, tendo como principal documento
consultado e estudado a BNCC. Autores como Barbosa (2011), Strazzacappa (2003),
Ehrenber e Gallardo (2005) foram consultados para enriquecer a fundamentação
teórica. Concluiu-se que o contexto histórico e
as políticas existentes pouco contribuíram para o efetivo ensino da Dança,
porém, este novo documento da educação brasileira pode levá-la a ter novos
rumos neste componente curricular e favorecer
efetivamente com a formação dos educandos. Claro
que dependente da maneira em que os profissionais atuantes na área conduzirem
suas práticas.
Palavras-chave: Dança. Educação Física. Políticas Educacionais. BNCC.