Veridiana Pereira Duraczinski
Renato Nocchi Zimmermann, Email:
veridianaduraczinski@gmail.com
Thaysa
Diovanna Bortoncello
EMEF
Renato Nocchi Zimmermann, Email: ysa2db@gmail.com
RESUMO
O movimento corporal constitui-se para a
criança uma das principais formas de linguagem. Sendo assim, a inserção da yoga
como prática lúdica tem por objetivo propiciar um momento prazeroso e divertido
aos pequenos e suas famílias, através da observação e imitação corporal/gestual
e o uso de técnicas de respiração e relaxamento. A yoga na educação pode se
tornar um instrumento para o desenvolvimento da inteligência emocional, que é a
capacidade desenvolvida pelos seres humanos de reconhecer e determinar suas
próprias emoções e sentimentos, bem como a capacidade de lidar com elas,
propiciando às pessoas envolvidas momentos de reflexão, relaxamento e
autoconhecimento. Este trabalho foi desenvolvido por duas professoras de uma
Escola Municipal de Santa Maria / RS, com uma turma de crianças na faixa etária
de 2 a 3 anos e suas famílias, através de uma proposta pedagógica não
presencial realizada no período de pandemia (covid19). A participação das famílias
foi fundamental para a realização da proposta, visto que em tempos de
distanciamento social a escola necessita ainda mais da dedicação das famílias
para que o ensino-aprendizagem ocorra realmente. A maioria das famílias
participou e compartilhou os momentos vivenciados nesta proposta, relatando que
as crianças gostaram de realizar algumas posições e respiração da yoga, e
alguns pretendem continuar realizando no dia-a-dia.
Palavras-chave: Yoga; Movimento; Educação Infantil.