DOI: 10.5281/zenodo.6349120

 

Veridiana Pereira Duraczinski

Renato Nocchi Zimmermann, Email: veridianaduraczinski@gmail.com

 

Thaysa Diovanna Bortoncello

  EMEF Renato Nocchi Zimmermann, Email: ysa2db@gmail.com

 

RESUMO

O movimento corporal constitui-se para a criança uma das principais formas de linguagem. Sendo assim, a inserção da yoga como prática lúdica tem por objetivo propiciar um momento prazeroso e divertido aos pequenos e suas famílias, através da observação e imitação corporal/gestual e o uso de técnicas de respiração e relaxamento. A yoga na educação pode se tornar um instrumento para o desenvolvimento da inteligência emocional, que é a capacidade desenvolvida pelos seres humanos de reconhecer e determinar suas próprias emoções e sentimentos, bem como a capacidade de lidar com elas, propiciando às pessoas envolvidas momentos de reflexão, relaxamento e autoconhecimento. Este trabalho foi desenvolvido por duas professoras de uma Escola Municipal de Santa Maria / RS, com uma turma de crianças na faixa etária de 2 a 3 anos e suas famílias, através de uma proposta pedagógica não presencial realizada no período de pandemia (covid19). A participação das famílias foi fundamental para a realização da proposta, visto que em tempos de distanciamento social a escola necessita ainda mais da dedicação das famílias para que o ensino-aprendizagem ocorra realmente. A maioria das famílias participou e compartilhou os momentos vivenciados nesta proposta, relatando que as crianças gostaram de realizar algumas posições e respiração da yoga, e alguns pretendem continuar realizando no dia-a-dia.

Palavras-chave: Yoga; Movimento; Educação Infantil.