DOI: 10.5281/zenodo.6419890

 

Gabriel Carvalho de Oliveira Cruz

Monitor do componente curricular Histologia, estudante de Graduação em Medicina - UFRN, bielcruz98@hotmail.com http://orcid.org/0000-0003-4869-8527

 

Cecília Paulino Cassiano da Silva

Monitor do componente curricular Histologia, estudante de Graduação em Enfermagem – UFRN, ceciliapcds98@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-2569-0362

 

Paulo Victor Queiroz Santos de Macedo

Monitor do componente curricular Histologia, estudante de Graduação em Farmácia – UFRN, pvictorgsm@ufrn.edu.br https://orcid.org/0000-0002-1394-7899

 

Fellipe Matheus Rodrigues Romão

Monitor do componente curricular Histologia, estudante de Graduação em Odontologia – UFRN, fellipemrr@hotmail.com  https://orcid.org/0000-0002-6347-2174

 

Sérgio Adriane Bezerra de Moura 

Professor Titular de Histologia, Departamento de Morfologia, Centro de Biociência – UFRN, Doutor em Estomatologia, sergioabm@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-8204-3244


 


Resumo

Introdução: A pandemia do novo coronavírus modificou intensamente as relações nas Universidades, a dinâmica de realização das aulas precisou ser reorientada, visando manter a qualidade dos serviços prestados, ao mesmo tempo em que o convívio presencial precisou ser interrompido. Relato de Experiência: Trata-se de um estudo descritivo relatando experiências de monitores/tutores do componente curricular Histologia do Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte durante o período de ensino remoto em 2020 devido à pandemia. Foi fundamental o conhecimento das tecnologias, aplicativos e plataformas virtuais que se aproximasse ao máximo da microscopia presencial para viabilizar o apoio aos discentes. Foram realizadas revisões e esclarecimento de dúvidas nos modos síncronos e assíncronos, estudos teórico-práticos e elaboração de avaliações simuladas para apoiar os estudos. O objetivo principal foi desenvolver metodologias que impactam na melhoria do rendimento acadêmico. Discussão: O projeto de apoio pedagógico cumpriu os objetivos propostos fazendo bom uso de tecnologias de ensino virtual e plataformas de ensino prático da Histologia. É importante ressaltar que as aulas presenciais, principalmente a convivência humana, devem ser soberanas em relação às atividades remotas, em situação de normalidade na saúde pública. Conclusão: Apesar das limitações do ensino remoto, o auxílio na construção do conhecimento teórico-prático da Histologia se mostrou importante na garantia da qualidade do ensino. A utilização de plataformas virtuais minimizou a falta de interação humana e o contato direto com o microscópio, fazendo com que os discentes se sentissem apoiados.

Palavras-chave: Tutoria. Histologia. Ensino Superior. Educação a Distância.