DOI: 10.5281/zenodo.6419867

 

Thais Faustino Bezerra

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pós-graduanda EAD em Educação Especial e Inclusiva: Ação Docente Especializada pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Técnica em Informática. Pesquisadora na área de Educação, com foco em Educação Inclusiva e Transtornos de Aprendizagem.

E-mail:  thaisfaustino00@gmail.com

 

Mauriceia de Oliveira Bezerra Fontes

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Vale do Acaraú e Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Gestão Escolar pela UNIFAEL. Pesquisadora na área de Educação Inclusiva e Orientadora da Sala do AEE e Flexibilização Curricular. Escritora das Antologias “Mulheres Maravilhosas”.

E-mail: oliveiramauriceia56@gmail.com

 

José Wellington Macêdo Viana

Bacharel em Biologia pela URCA. Pós-Graduado em Microbiologia pela FAVENI. Pós-Graduando do Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Pesquisador nas áreas de Bioquímica, Biologia Molecular e Microbiologia.

E-mail: wellingtonmacedo1819@gmail.com


 


Resumo: Os gêneros textuais devem fundamentar a prática pedagógica de ensino-aprendizagem de educandos com dislexia no Ensino Fundamental I com o intuito de facilitar o entendimento dos conteúdos abordados na disciplina de Língua Portuguesa. Neste contexto, objetiva-se apresentar uma sequência didática baseada no gênero textual receita a fim de auxiliar no processo de aprendizagem de educandos com dislexia. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura, elaborada a partir da pesquisa de artigos científicos nos bancos de dados do “Google Acadêmico”, usando descritores-chave, dentre os quais: “Dislexia”, “Gênero textual receita” e “Sequência didática”. Para o desenvolvimento da sequência educativa, foram usados os recursos gratuitos disponíveis no Canva e no Word. Esta sequência compreende uma série de atividades, incluindo: “Analise os ingredientes e o modo de preparo da receita de uma salada de frutas”, “Complete os ingredientes e o modo de preparo da receita de uma salada de frutas”, “Elabore sua receita de uma salada de frutas”, e “Jogo da memória das frutas”. Os passos sequenciais descritivos do emprego destas atividades educativas são abordados neste trabalho. Por permitir a exploração de novas maneiras de aprendizado no âmbito do Ensino de Língua Portuguesa, o uso da sequência didática baseada no gênero textual receita auxilia no desenvolvimento das habilidades de escrita e de leitura dos educandos com dislexia. 

Palavras-chave: Educandos Disléxicos. Ensino de Língua Portuguesa. Gêneros Textuais. Práticas Educativas. Sequência Didática.