DOI: 10.5281/zenodo.6551822

 

Atair Silva de Sousa

Pesquisador em informações e avaliações educacionais (Inep), doutorando em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Especialista em Gestão Pública e em Ensino de Ciências Físicas pela Universidade de Minas Gerais (UFMG) e Licenciado em Física pela Universidade de Minas Gerais (UFMG). atair.sousa@usp.br

 

Resumo: Para este estudo foi realizado um breve panorama analítico e descritivo acerca da educação básica brasileira no que se refere aos números de matrículas no período compreendendo entre 2016 e 2020. Ao referir-se a qualidade da educação é prudente lembrar que o conceito de qualidade na área educacional aborda estruturas, processos e dados educacionais. O objetivo deste estudo consistiu em apresentar possíveis relações entre esses números de matrículas da educação básica e o sucesso (ou retrocesso) no cenário escolar do país. Adotou-se uma metodologia de natureza descritiva e abordagem qualitativa, com procedimentos analíticos por meio de pesquisa bibliográfica e consulta ao censo da educação básica do ano de 2020 disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Anísio Teixeira – (INEP). Quatro bancos de dados foram selecionados para identificar estudos relevantes: o Scielo, o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Elsevier – Science Direct, ERIC (Education Resources Information Center). A busca nessas bases de dados permitiu uma revisão do conteúdo acadêmico mais recente, e também histórico, específico, mas multidisciplinar. Os resultados apontaram ambiguidades nos processos da avaliação da educação básica que, por meio do número de matrículas neste nível de ensino, assinalaram incertezas nas políticas educacionais no país. Apontaram também necessidades de se repensar em ajustes e adequações nos processos de manuseio desses dados e, além disso, interpretações coerentes e corretas acerca destes dados que podem influenciar no cálculo de indicadores. Os resultados sugerem ainda a continuidade dessas análises para melhor compreender as demarcações dos debates, verificação e mensuração inerentes aos aspectos das políticas educacionais da educação básica no país.

Palavras-chave: Educação básica. Indicadores de desigualdade. Indicadores Educacionais. Políticas Educacionais.