DOI: 10.5281/zenodo.6551748

 

Tatiane Dantas Martins Robles

Minicurrículo da autora: Professora de Português como Língua Estrangeira e Cultura Brasileira, Mestra em Educação Universitária e Gestão educativa, com pós-graduação em Gestão Educacional, pós-graduação em Neuropsicopedagogia e pós-graduação em Educação 4.0, atuando em Lima, no Peru. contato.tatianedantas@gmail.com

 

Resumo: A produção oral é uma das competências comunicativas mais importantes no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, não apenas em adquirir uma competência linguística ou desenvolver a capacidade de construir e interpretar as frases e conversações em diferentes contextos, mas o de adquirir uma competência de comunicação com um real sentido, trata-se de um domínio que apesar de ser muito importante na aprendizagem de uma língua, tem sido normalmente menos trabalhado em contextos de ensino-aprendizagem de Português como Língua adicional no ensino remoto. Neste artigo, apresento uma experiencia de produção oral em uma oficina de português como língua adicional para espano falantes em Lima, no Peru,  tendo como objetivo demonstrar que com recursos tecnológicos, o uso da gamificação, aula invertida e elaboração de atividades dirigidas podemos dar suporte para a produção oral aos estudantes. Com o objetivo da aprendizagem de idiomas dentre as abordagens existentes no ensino da Língua, a que mais se destaca é a abordagem comunicativa devido ao favorecimento da interação dos participantes que este método proporciona, através do conhecimento da língua também da cultura, favorecendo um ambiente positivo para uma aprendizagem enriquecedora, as metodologias ativas como por exemplo o uso da gamificação coloca as experiências de aprender em termos de atividades o real interesse dos estudantes e suas necessidades para que aprendam a usar a língua-alvo, assim transformar aulas em experiências de aprendizagem mais vivas e significativas. A abordagem utilizada de natureza aplicada com abordagem qualitativa explicativa, assim, na primeira parte quero apresentar uma brevíssima contextualização sobre a importância das metodologias ativas, em seguida, explica-se de que forma se articulam os elementos que constituem essa experiência através das ferramentas digitais utilizadas, para concluir apresentar modelo de atividades e resultados obtidos desta experiência, demonstrando assim que como a aplicação de várias metodologias ativas podemos aumentar a satisfação dos estudantes com o ambiente da sala de aula remota melhorando  satisfatoriamente a atração, captação e retenção dos alunos.

Palavras-chave: Produção oral. Português como língua adicional. Metodologias ativas.