Tatiane
Dantas Martins Robles
Minicurrículo da autora: Professora de Português
como Língua Estrangeira e Cultura Brasileira, Mestra em Educação Universitária
e Gestão educativa, com pós-graduação em Gestão Educacional, pós-graduação em Neuropsicopedagogia e pós-graduação em
Educação 4.0, atuando em Lima, no Peru. contato.tatianedantas@gmail.com
Resumo: A produção oral é uma das competências comunicativas mais importantes no
processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, não apenas em adquirir uma competência linguística ou desenvolver
a capacidade de construir e interpretar as frases e conversações em diferentes
contextos, mas o de adquirir uma competência de comunicação com um real
sentido, trata-se de um domínio que apesar de ser
muito importante na aprendizagem de uma língua, tem sido normalmente menos
trabalhado em contextos de ensino-aprendizagem de Português como Língua
adicional no ensino remoto. Neste artigo, apresento uma experiencia de
produção oral em uma oficina de português como língua adicional para espano
falantes em Lima, no Peru, tendo como objetivo demonstrar que com recursos
tecnológicos, o uso da gamificação, aula invertida e elaboração de atividades
dirigidas podemos dar suporte para a produção oral aos estudantes. Com o
objetivo da aprendizagem de idiomas dentre as abordagens existentes no ensino
da Língua, a que mais se destaca é a abordagem comunicativa devido ao
favorecimento da interação dos participantes que este método proporciona, através
do conhecimento da língua também da cultura, favorecendo um ambiente positivo
para uma aprendizagem enriquecedora, as metodologias ativas como por exemplo o
uso da gamificação coloca as experiências de aprender em termos de atividades o
real interesse dos estudantes e suas necessidades para que aprendam a usar a
língua-alvo, assim transformar aulas em experiências de aprendizagem mais vivas
e significativas. A abordagem utilizada de natureza
aplicada com abordagem qualitativa explicativa, assim, na primeira parte quero
apresentar uma brevíssima contextualização sobre a importância das metodologias
ativas, em seguida, explica-se de que forma se articulam os elementos que
constituem essa experiência através das ferramentas digitais utilizadas, para
concluir apresentar modelo de atividades e resultados obtidos desta
experiência, demonstrando assim que como a aplicação de várias metodologias
ativas podemos aumentar a satisfação dos estudantes com o ambiente da sala de
aula remota melhorando satisfatoriamente a atração, captação e retenção dos
alunos.
Palavras-chave: Produção oral. Português como língua
adicional. Metodologias ativas.