DOI: 10.5281/zenodo.6615220

 

Marina Rodrigues Bertoni

Doutoranda em Educação Física e Desporto (ULHT - Lisboa)

Mestra em Educação (UEL)

Graduação em Educação Física - Licenciatura (UEL)

bertoni.marina@hotmail.com

 

Ângela Pereira Teixeira Victoria Palma

Docente na Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação (Unicamp)

Mestrado em Educação (Metodista de Piracicaba)

Graduação em Educação Física (UEL)

angpalma@uel.br

 

Resumo: De que forma a sala de aula do stricto sensu auxilia na construção do conhecimento profissional docente? Pode-se afirmar que os programas de pós-graduação vinculados ao mestrado e ao doutorado têm como característica predominante a produção científica. Admitindo que os estudos/ resultados obtidos em uma produção científica pode e dever contribuir de alguma forma com o meio na qual o estudo realizou-se e, contraditoriamente, infere-se a existência de uma certa lacuna no como estes estudos têm chegado à sociedade, ou mesmo, de que forma têm contribuído para com o compromisso social que as universidades têm com o meio em que estão inseridas. O objetivo deste artigo foi trazer à tona a compreensão sobre o como os programas de pós-graduação foram implementados, para assim, refletirmos sobre a preparação/ formação, em todos os aspectos, do futuro professor universitário. Talvez aqui, tenhamos levantado mais questionamentos do que respondido às inquietações sobre o tema. Porém, considera-se que será uma conquista significativa se trouxermos para reflexão a postura e a responsabilidade dos programas de pós-graduação com a formação e preparação daqueles que serão responsáveis pela formação de outros tantos futuros docentes universitários. Afinal, para que serve uma sala de aula de stricto sensu focada, especificamente em formação docente?

Palavras-chave: Formação docente. Stricto Sensu. Construção profissional.