DOI: 10.5281/zenodo.6615229

 

Franciele Fátima Marques

Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo - RS, com estágio doutoral sanduíche em Filosofia, pela Universidade do Minho - Braga/PT. Professora do Sistema Público Municipal de Ensino e do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Erechim – RS). E-mail: francielemarques@hotmail.com

 

Taíse Morgana Presotto

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Erechim. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. E-mail: taisemorgana@gmail.com

 

Adriana Salete Loss

  Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/campus Erechim. E-mail: adriloss@uffs.edu.br

 

RESUMO

O presente artigo tem como tema central as políticas públicas educacionais, enfatizando a Política do PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O objetivo é contextualizar e elencar aspectos relevantes sobre a implementação do PNAIC, constatando as contribuições que ela pôde trazer para o processo formativo de professores alfabetizadores. A metodologia utilizada parte de uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, salientando-se os conceitos envolvidos na temática deste estudo. Os resultados evidenciam que a Política do PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa teve grande relevância para a consolidação de uma práxis pedagógica mais reflexiva, trazendo resultados positivos no que se refere à consolidação com êxito dos processos de alfabetização nos espaços escolares. Os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental passaram a ser vistos como protagonistas de sua própria aprendizagem, que foi sendo construída de forma prazerosa, por meio das sugestões que os cadernos de formação traziam, das trocas de experiências entre colegas de profissão e pelo estudo de teóricos sobre o tema central desta política.

Palavras-chave: Políticas Públicas. Formação de Professores. PACTO Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC.