DOI: 10.5281/zenodo.6795897

 

Nathália Saidelles Cunha

Aluna do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana. Bolsista Probic-UFN. E-mail: nathaliasaidellescunha@yahoo.com.br

 

Graziela Frainer Knoll

Doutora em Linguística. Professora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana. E-mail: grazifk@yahoo.com.br

 

Taís Steffenello Ghisleni

Doutora em Comunicação. Professora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana. E-mail: taisghisleni@yahoo.com.br

 

Resumo: A educomunicação é entendida como um paradigma norteador da prática socioeducativa-comunicacional que tem o objetivo de criar e fortalecer um ecossistema comunicacional aberto e democrático nos espaços educacionais. Inserido nesta temática, o presente artigo tem como finalidade realizar uma análise histórica da educomunicação e seu surgimento no Brasil, além de estudar o uso dos recursos da educomunicação e das TICs, para verificar de que maneira estão sendo inseridos no ensino, por meio de fanzines, podcasts, quadrinhos e memes.  A metodologia utilizada é qualitativa e exploratória e os resultados da pesquisa mostram que a educomunicação vem sendo usada em sala de aula de forma positiva e tem auxiliado professores a transmitir conhecimento de forma mais motivadora e interessante, se tornando mais eficaz.

Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem. Fanzine. Podcast. Quadrinhos. Meme.