DOI: 10.5281/zenodo.6795871

 

Jovino Pizzi

Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, Coordenador do Observatório de Patologias Sociais CAPES/PRINT-UFPel. Graduação em Filosofia e em Comunicação Social – Jornalismo. Mestre em Filosofia (PUCRGS, 1992) e Doutor em Ética y Democracia pela UJI (Espanha, 2002), e-mail: jovino.piz@gmail.com

 

Richéle Timm dos Passos da Silva

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas - FaE/UFPel. Graduação em Pedagogia pela UFPel. Especialização em Psicopedagogia pela FASIPE. Mestre em Educação pela UFRGS (2013) e Doutoranda em Educação, PPGE-UFPel, e-mail: richelertps@gmail.com

 

Resumo: A descrição da educação superior brasileira apresenta modelos históricos. Na esteira de concepções religiosas ou liberais, existe uma alternância de políticas e práticas pedagógicas em vistas a consolidar uma educação plural, social, democrática e laica. No entanto, o olhar epistemológico frente ao atual momento sócio histórico exige um aprofundamento mais detalhado, tarefa um tanto complicada. Por isso, o desenho e, inclusive, a propositura de alternativas também sofre desse déficit de compreensão. A fim de contribuir para o estudo, o texto se atém aos programas Prouni e Reuni, os quais delinearam políticas que proporcionaram o acesso e, de certa forma, a democratização da educação superior. Embora louvável seu alcance numérico, suas limitações realçam o aspecto democrático para, deste modo, contemplar os déficits educacionais do povo brasileiro. Como alternativa, o texto aponta para a noção de uma triangularidade entre as matizes dos povos brasileiro, no reconhecimento à diferença e, ainda, pela compreensão de “filosofares” diferenciados. Após quase 20 anos da obrigatoriedade do ensino da história e cultura étnico-raciais, a nova geoculturalidade possibilita a conexão dos mundos de vida a partir da convivialidade hospitaleira.

Palavras-chave: História. Educação Superior. Epistemologia Triangular.