DOI: 10.5281/zenodo.6946392

 

Adriana Augusta de Oliveira

Professora e supervisora escolar na educação básica, graduada em Letras, pós-graduada em Língua portuguesa; Supervisão e inspeção; Psicopedagogia clínica e institucional e pós-graduanda em Docência com ênfase na educação básica.

 

Helena Andrade Campos

Professora e supervisora escolar na educação básica, graduada em Letras e Pedagogia, pós- graduada em Texto e produção de sentido; Supervisão escolar; Inspeção escolar; Educação empreendedora e pós-graduanda em Docência com ênfase na educação básica.

 

Luiz Augusto Ferreira de Campos Viana

Professor efetivo do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do IFMG Campus Avançado Arcos e coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFMG - Arcos; graduado em Engenharia Industrial Mecânica pelo CEFET-MG; mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto e doutorando em Química pela Universidade Federal de Viçosa, por meio do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico.

 

Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de campo, realizada com os professores de instituições pública e privada do ensino de Educação Infantil, sobre a importância do professor de apoio para o desenvolvimento do aluno com transtorno de espectro autista (TEA) na educação infantil no processo de ensino- aprendizagem. Como referencial teórico foram abordados os trabalhos de Mousinho (2010) e Kanner (1943) que discutem, entre outros aspectos diferentes formas de como o professor pode trabalhar de maneira a desenvolver as habilidades dos alunos com TEA na Educação Infantil de modo que o aluno possa ter autonomia e se desenvolver ao longo de sua vida, pois além de apoio é necessário que haja um olhar singular a fim de que a inclusão realmente aconteça, principalmente no âmbito escolar. A metodologia foi por meio de um questionário pelo Google forms,  composto por 12 questões relacionadas ao tema. Em linhas gerais, a pesquisa constatou que o professor de apoio é essencial neste processo, juntamente com o professor regente e toda a equipe pedagógica.

Palavras-chave: Professor de apoio, regente, aluno, TEA.