DOI: 10.5281/zenodo.6946388

 

Wagner Luiz da Costa Santos

Graduado em Letras Português e Inglês /UFPB. Especialista em Estudos Linguisticos e Literários - UCAM - RJ e Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University - USA. 

 

Rosemare Guimarães Cruz

Graduada em Matemática pela UVA. Especialista em Coordenação Pedagógica – UFC, em Educação, Pobreza e Desigualdade Social – UFC e em Educação Matemática – FAK-Kurios

 

José Ouraci Souza Roxo

Graduado em Artes Visuais e Especialista em Gestão Escolar, ambos pela UNINTER

 

RESUMO

O presente trabalho tem o objetivo de refletir de forma breve e contextualizada, sobre a importância do tutor nos cursos de Educação a distância, com foco na sua prática e, por meio dela, identificar as suas principais atribuições. Como suporte teórico, abordamos alguns textos selecionados da obra organizada por Litto e Formiga, que versam acerca do estado da arte na educação a distância. Além destes, serviu-nos como suporte teórico alguns artigos científicos selecionados, de Filatro, Munhoz, Grossi, Costa e Moreira, dentre outros. Assim, faremos uma breve revisão de alguns conceitos e em seguida destacaremos a importância do trabalho de planejamento de um Tutor e suas aplicabilidades, através da implantação e implementação de um projeto de instrução online. Essa pesquisa se justifica tendo em vista o crescimento apresentado pela educação à distância, e a importância que a figura do tutor assumiu no decorrer do período pandêmico e pós pandemia. Esse artigo foi escrito através de pesquisa bibliográfica, sendo dividida em tópicos para melhor situar o leitor a respeito das informações apresentadas, deste modo, temos uma contextualização na introdução, que levará em consideração a relevância do trabalho de tutoria e suas aplicabilidades para a educação, seguida do tópico “ A identidade do Tutor a distância e suas principais funções” e as considerações finais. A presente pesquisa servirá para estudos futuros, sendo a temática de grande relevância no cenário atual, norteando tutores sobre sua importância no contexto educacional.

Palavras-chave: Tutor Online. Prática. Planejamento. Educação. Cursos Online.