Lourdes Gabriela Prevedel
Graduada
em Química e Matemática- UEMS, ggaabbyy27@gmail.com
Lucas Fernando Prevedel
Graduado
em Educação Física – UNIGRAN, lucas.prevedel95@gmail.com
Aline Fernanda Nogueira Militão
Graduada em Pedagogia – UFMS, alinemilitao34@gmail.com
Míriam Kelem Ribeiro Alves
Licenciada em Química e Matemática – UEMS, miriamkelem@hotmail.com
Loredani Verão Braga
Licenciada em Pedagogia – Anhanguera,
loredani_verao@yahoo.com.br
Luciana Mendes Moreira
Licenciada em Letras - FINAV/
Licenciada em Arte - UNAR, lucianammoreira@hotmil.com
Sharlene Ribeiro da Silva
Licenciada Plena em História
- UFGD, sharlenegomes@hotmail.com
Maria Aparecida da Silva
Licenciada em Arte – Claretiano, maria70aparecida@hotmail.com
Resumo: Pensando na complexidade do desenvolvimento humano e a capacidade do
indivíduo em aprender, o presente artigo procurou refletir sobre as concepções
do desenvolvimento humano, suas fases, alguns fatores e aspectos que o
influenciam e como é o funcionamento da memória durante o aprendizado, levando
em consideração que o aprendizado é um importante aspecto do desenvolvimento,
atrelado a um contínuo de evolução nem sempre linear, que se dá em diversos
campos da existência, tais como afetivo, cognitivo, social e motor. A pesquisa
foi realizada através de revisão bibliográfica, de livros, periódicos e
artigos, no sentido de confrontar teorias diferentes de diversos autores, para
uma melhor compreensão do tema e obter uma análise de todas as informações que
foram necessárias à pesquisa, assim trazendo contribuições para os educadores
como uma ferramenta de auxílio no processo de aprendizagem, logo também em
futuras pesquisas da temática. Ao final da pesquisa pode-se concluir que muitos
estudos contribuíram para percepção das diferentes fases do desenvolvimento
humano e como isso a influencia no processo de aprendizagem, assim o professor
poderá compreender limitações de seus alunos, também as evoluções no seu desenvolvimento e
aprendizagem.
Palavras-chave: Aprendizagem; Desenvolvimento Humano, Processos de Aprendizagem.