DOI: 10.5281/zenodo.6946386

 

Lourdes Gabriela Prevedel

Graduada em Química e Matemática- UEMS, ggaabbyy27@gmail.com

                                                                                                      

Lucas Fernando Prevedel

Graduado em Educação Física – UNIGRAN, lucas.prevedel95@gmail.com

 

Aline Fernanda Nogueira Militão

Graduada em Pedagogia – UFMS, alinemilitao34@gmail.com

 

Míriam Kelem Ribeiro Alves

Licenciada em Química e Matemática – UEMS,  miriamkelem@hotmail.com

 

Loredani Verão Braga

Licenciada em Pedagogia – Anhanguera,  loredani_verao@yahoo.com.br

 

Luciana Mendes Moreira

Licenciada em Letras - FINAV/ Licenciada em Arte - UNAR, lucianammoreira@hotmil.com

 

Sharlene Ribeiro da Silva

Licenciada Plena em História - UFGD, sharlenegomes@hotmail.com

 

 Maria Aparecida da Silva

Licenciada em Arte – Claretiano,  maria70aparecida@hotmail.com

 


Resumo: Pensando na complexidade do desenvolvimento humano e a capacidade do indivíduo em aprender, o presente artigo procurou refletir sobre as concepções do desenvolvimento humano, suas fases, alguns fatores e aspectos que o influenciam e como é o funcionamento da memória durante o aprendizado, levando em consideração que o aprendizado é um importante aspecto do desenvolvimento, atrelado a um contínuo de evolução nem sempre linear, que se dá em diversos campos da existência, tais como afetivo, cognitivo, social e motor. A pesquisa foi realizada através de revisão bibliográfica, de livros, periódicos e artigos, no sentido de confrontar teorias diferentes de diversos autores, para uma melhor compreensão do tema e obter uma análise de todas as informações que foram necessárias à pesquisa, assim trazendo contribuições para os educadores como uma ferramenta de auxílio no processo de aprendizagem, logo também em futuras pesquisas da temática. Ao final da pesquisa pode-se concluir que muitos estudos contribuíram para percepção das diferentes fases do desenvolvimento humano e como isso a influencia no processo de aprendizagem, assim o professor poderá compreender limitações de seus alunos, também as  evoluções no seu desenvolvimento e aprendizagem.

Palavras-chave: Aprendizagem; Desenvolvimento Humano, Processos de Aprendizagem.