DOI: 10.5281/zenodo.6795879

 

Juliana Nascimento Alves da Silva

Assessora de Comunicação, bacharel em Publicidade e Propaganda pela UNICAP e especialista em Marketing pelo MBA USP/ESALQ. E-mail: junascimentu@icloud.com.

 

Resumo: Este trabalho se propõe a investigar os pontos de contato e diferenças entre marca comercial e marca empregadora, utilizando como base o contexto da escassez de talentos do setor de tecnologia no Brasil. A metodologia utilizada na pesquisa foi de natureza exploratória descritiva, pautada, sobretudo, em fontes bibliográficas e pesquisas de mercado. O aporte teórico está construído com base no estudo do branding (Aaker, Keller, Machado, Rowles), do marketing (Kotler) e também do conceito mais recente, o employer branding (Clavery). O cruzamento das informações colhidas entre as diversas áreas de conhecimento, associado a dados recentes sobre o cenário de mão de obra insuficiente e tendências de trabalho, possibilitou a identificação de conceitos e técnicas decorrentes dos estudos de Comunicação social que podem ser aplicadas pela área de Recursos Humanos (ou setor responsável) nas estratégias das organizações para atração e retenção de colaboradores.

Palavras-chave: Employer Branding. Comunicação. Marketing. Tecnologia. Estratégia.