DOI: 10.5281/zenodo.6946390

 

Thayrlan Silva Souza

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. E-mail:

thayrlansilva98@gmail.com

 

Luiz Carlos Araujo dos Santos

Professor Dr. Departamento de História e Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. E-mail: luizsantos@professor.uema.br

 

Resumo: A área de estudo compreende a bacia hidrográfica do rio Preto, localizada na região Leste do Estado do Maranhão, conta com uma área de aproximadamente 5235,63 km2, abrangendo 14 municípios maranhenses, sendo 10 destes pertencentes a Mesorregião Leste Maranhense: Anapurus, Chapadinha, Mata Roma, Buriti, Brejo, Urbano Santos. Este trabalho tem como objetivo a construção de indicadores sociais, econômicos e ambientais, em escala desagregada (setores censitários do IBGE). Para atingir os procedimentos metodológicos, realizou-se a criação de indicadores sociais e ambientais para caracterizar posteriormente as condições indicativas de vulnerabilidade da bacia hidrográfica do rio Preto, de modo que tais indicadores levaram em consideração critérios relacionados a condições de saneamento e infraestrutura, renda e habitação, gênero, e estrutura etária. Como resultados levou-se em consideração a descrição dos indicadores que foram elaborados nos procedimentos, de modo que se utilizou da descrição do Censo Demográfico 2010 para caracterizar e expor a margem de vulnerabilidade de cada indicador. Fatores como as formas de abastecimento de água, o destino do lixo e o esgoto sanitário também foram objetos nesta discussão. É correto frisar que o presente estudo corresponde a um recorte analítico do procedimento de criação dos indicadores de vulnerabilidade socioambiental, sendo a bacia hidrográfica do rio Preto uma unidade de análise secundária utilizada para elaboração dos mesmos.

Palavras-chave: Vulnerabilidade; Indicadores e Setores censitários.