DOI: 10.5281/zenodo.6795891

 

Valdineia Ferreira dos Santos

Professora do curso de Letras da Universidade Federal do Amazonas/UFAM.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Mato Grosso/UNEMAT e Letras pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Mato Grosso/UNEMAT. Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. E-mail: valdineia@ufam.edu.br

 

 Adriana Silva Lima

Graduanda do curso de Letras-Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM

E-mail: adrifredy123@gmail.com

 

Resumo: O presente artigo é um recorte da pesquisa de Iniciação Científica (FAPEAM) intitulada “A POESIA COMO RESISTÊNCIA AO REGIME MILITAR”, e tem como objetivo analisar a contribuição da música de Chico Buarque de Holanda em parceria na construção da crítica social da poesia brasileira produzida durante a ditadura militar. O corpus de análise é constituído por 01 canção do compositor: “Cálice”. A proposta de trabalho é, por meio desse objeto de análise, apontar algumas relações entre o regime militar e a música, com o intuito de mostrar uma das facetas da linguagem, o jogo entre o sentido aparente e os sentidos possíveis. O trabalho será desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, fundamentada na leitura e análise de alguns autores, como Borges (2004), Filho (2007), Homem (2009), Jutgla (2013) e Koch (2004). Chico Buarque de Holanda foi um autor engajado nas lutas sociais de sua época, trazendo em suas obras uma essência construtiva no sentido de nos fazer refletir sobre as nossas condutas como parte constituinte do sistema sociopolítico do país. Diante dessa perspectiva, faz-se relevante a busca de maior aprofundamento nas obras do autor, pois, contribuem de forma significativa na construção de formadores de opiniões.

Palavras-chave: Literatura. Resistência. Ditadura.