DOI: 10.5281/zenodo.6795887

 

Valdineia Ferreira dos Santos

Professora do curso de Letras da Universidade Federal do Amazonas/UFAM.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Mato Grosso/UNEMAT e Letras pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Mato Grosso/UNEMAT e Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. E-mail: valdineia@ufam.edu.br

 

Carlos Alberto S. de Oliveira

Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Amazonas/UFAM. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM. Mestre em Letras e Artes pela Universidade Estadual do Amazonas/UEA. Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. E-mail: carlosalberto@ufam.edu.br.

 

Resumo: O presente artigo busca explicitar alguns pontos principais para uma caracterização do campo de estudos em Comunicação, a questão da interdisciplinaridade e perspectivas referentes aos objetos de estudo. A partir do século XX, surgiram, entre os estudos da Comunicação, uma diversidade de teorias que procuram estudar o fenômeno. Embora, institucionalmente, a área esteja consolidada através dos cursos de comunicação, há pouco consenso na definição a respeito do objeto, métodos e teorias.  Ao longo dos últimos anos, os estudos na área definiram vários objetos e se misturou com outros campos do conhecimento para compreender melhor os fenômenos de Comunicação. O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre constituição da área da Comunicação, mais especificamente, sobre seu objeto de estudo. Tal discussão se faz a partir das abordagens de Braga (2011), Martino (2003; 2014) e Silveira (2021). Assim, a partir de estudos epistemológicos, será apresentado algumas discussões sobre a constituição do campo da Comunicação, bem como, de seu objeto de estudo. Os resultados revelaram que o acolhimento indiscriminado da diversidade, estimula a postura interdisciplinarista “frouxa”, aceitando a convivência meramente cumulada de todos os aportes. Desta forma, o grande desafio é transformar essa diversidade de perspectivas e suas diferenças em posições teóricas, impulsionando a produção científica.

Palavras-chave: Epistemologia. Comunicação. Objeto. Interdisciplinaridade. Mídia.