DOI: 10.5281/zenodo.6946394

 

Marineide Elias Alexandre

Graduada em Pedagogia – FINAV, marineidealexandre@hotmail.com

 

Débora Xavier de Souza Fernandes

Graduada em Pedagogia – Unicesumar,  marineidealexandre@hotmail.com

 

Loredani Verão Braga

Graduada em Pedagogia – Anhanguera,  loredani_verao@yahoo.com.br

 

Carla Camargo Santos Cardoso

Graduada em Pedagogia – Anhanguera, carla_camargo@hotmail.com

 

Elisandro Troni Campos

Graduado em Pedagogia – UNIDERP , professor_sandro_troni@hotmail.com

 

Wanderley dos Santos Rufino

Graduado em Educação Física– Anhanguera, wanderley_sant19rufino@hotmail.com

 

Gustavo Garcia Martins

Graduado em Educação Física– Anhanguera,  garciamgustavo@hotmail.com

 

Sérgio Ferreira da Silva

Graduado em Educação Física– Anhanguera,  sergimuems@hotmail.com

 

Maria Lúcia Moraes Castilho

 Graduada em Geografia– FINAV,  mm5624536@gmail.com  

 

Luzia Ferreira Lima

 Graduada em Pedagogia– UNIGRAN,  luziaferreira2010@gmail.com 

 

RESUMO

O uso das tecnologias nos dias de hoje faz-se presente na educação, e nas escolas as tecnologias chamadas de TIC, Tecnologias de Informação e Comunicação, muito tem colaborado para o ensino, o que faz com que os professores se capacitem ainda mais para poder utilizá-las no auxílio do processo de aprendizado dos alunos, e estes recursos também se faz presente no ensino de alunos com deficiência. Este trabalho tem como objetivo analisar algumas publicações que tem o tema relacionado com o uso das TIC como ferramenta para o ensino de alunos com deficiência, procurando trechos dos autores selecionados para verificar como esta ferramenta pode ser utilizada em favor da educação de alunos com deficiência, quais são suas possíveis contribuições e o quais os progressos que os professores podem obter utilizando estas ferramentas.

Palavras-chave: Tecnologia; Alunos; Deficiência.