DOI: 10.5281/zenodo.7044450

 

Delcio Antônio Agliardi

  Doutor em Letras. Mestre em Educação. Especialista em Direito da Criança e professor da Universidade de Caxias do Sul. Cofundador do Grupo de Observação e Investigação Cultura da Infância.

 

Patrícia Giuriatti

  Mestre em Educação. Professora da Educação Básica. Fundadora e coordenadora do Grupo de Observação e Investigação Cultura da Infância.

 

RESUMO: Este artigo resulta de estudo e investigação acerca da obra freireana e suas aproximações com a abordagem malaguzziana para pensar os cenários educativos para a(s) infância(s), especialmente o que envolve a ressignificação de uma docência para crianças pequenas. Esta docência inspira-se em três saberes necessários à prática educativa apresentados por Freire na obra Pedagogia da Autonomia (2014), os quais dialogam com os princípios de Malaguzzi, sendo eles: pesquisa; estética e ética; corporificação das palavras pelo exemplo. Para tecer esse texto, apresentamos a relação de Freire com a infância; as aproximações entre dois educadores e teóricos (Freire e Malaguzzi); o cenário educativo para a(s) infância(s) no século XXI e a ressignificação da docência de crianças pequenas. O método descritivo se entrelaça com a pesquisa qualitativa para produzir evidências da construção da educação democrática e humanizadora, a qual ancora-se nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança em diálogo com o fazer do professor, no compromisso político de combater à mercantilização da educação e no aligeiramento dos processos educativos.

Palavras-chave: Infância(s); Freire; Malaguzzi; Prática educativa.