DOI: 10.5281/zenodo.7148455

 

Ana Cleia de Oliveira Carvalho

Licenciada em Pedagogia – Anhanguera - UNIDERP,  carvalhooliveiraanacleia@gmail.com

 

Ana Lúcia Schwartz Lourenço

Licenciada em Pedagogia – UFMS, Schwartz.ana@hotmail.com

 

Andréia Souza dos Santos Brandão

Licenciada em Pedagogia – Anhanguera - UNIDERP,  andreiadellbrandao2015@gmail.com

 

Andréia de Lima Ten Caten

Licenciada em Pedagogia – Anhanguera - UNIDERP,

andreialimaantunes@outlook.com

 

Rosângela Aparecida Gonçalves

Licenciada em Pedagogia- UNIJALES, rosangela.bot21@gmail.com

 

Rogéria Finamor Mangueira

Licenciatura em Pedagogia - UNIP e Artes FAVENI, nenen.ro@hotmail.com

 

Vanderléia Rodrigues de Souza

Licenciada em pedagogia - Anhanguera – UNIDERP, leiamorenasouza@hotmail.com.

 

RESUMO

Este artigo discute as questões referentes à importância da ludicidade no processo de inclusão durante a alfabetização. Tendo como objetivo analisar se existe a importância da ludicidade no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais no processo de alfabetização, e verificar se o brincar auxilia este processo, e produz a aprendizagem. Para tal fim, foi realizada pesquisa bibliográfica através de análise de artigos e livros relacionados ao tema que serviram como apoio para elaboração, estruturação e conclusão da pesquisa. Ao final da pesquisa pode-se concluir que as atividades lúdicas favorecem a imaginação colabora para o desenvolvimento da linguagem e pensamento no processo de alfabetização, contribui na concentração, para desenvolvimento de habilidades e competências para o aprendizado ademais, se voltam ao prazer de aprender.

Palavras-chave: Inclusão, ludicidade, Alfabetização.