Ana Cleia de Oliveira Carvalho
Licenciada
em Pedagogia – Anhanguera - UNIDERP, carvalhooliveiraanacleia@gmail.com
Ana Lúcia Schwartz Lourenço
Licenciada
em Pedagogia – UFMS, Schwartz.ana@hotmail.com
Andréia Souza dos Santos Brandão
Licenciada
em Pedagogia – Anhanguera - UNIDERP, andreiadellbrandao2015@gmail.com
Andréia
de Lima Ten Caten
Licenciada
em Pedagogia – Anhanguera - UNIDERP,
andreialimaantunes@outlook.com
Rosângela
Aparecida Gonçalves
Licenciada
em Pedagogia- UNIJALES, rosangela.bot21@gmail.com
Rogéria Finamor Mangueira
Licenciatura
em Pedagogia - UNIP e Artes FAVENI, nenen.ro@hotmail.com
Vanderléia Rodrigues de Souza
Licenciada
em pedagogia - Anhanguera – UNIDERP, leiamorenasouza@hotmail.com.
RESUMO
Este artigo discute as questões referentes à
importância da ludicidade no processo de inclusão durante a alfabetização.
Tendo como objetivo analisar se existe a importância da ludicidade no processo
de inclusão de alunos com necessidades especiais no processo de alfabetização,
e verificar se o brincar auxilia este processo, e produz a aprendizagem. Para
tal fim, foi realizada pesquisa bibliográfica através de análise de artigos e
livros relacionados ao tema que serviram como apoio para elaboração, estruturação
e conclusão da pesquisa. Ao final da pesquisa pode-se concluir que as
atividades lúdicas favorecem a imaginação colabora para o desenvolvimento da
linguagem e pensamento no processo de alfabetização, contribui na concentração,
para desenvolvimento de habilidades e competências para o aprendizado ademais,
se voltam ao prazer de aprender.
Palavras-chave: Inclusão, ludicidade, Alfabetização.