DOI: 10.5281/zenodo.7293154

 

Jósé Maria Eiró Alves

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia – UNAMA; Professor Titular da Universidade da Amazônia – UNAMA e do Centro Universitário Maurício de Nassau Belém – UNINASSAU.

 

Analaura Corradi

Doutora em Ciências Agrárias Agroecossistemas Amazônicos (UFRA);

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia – UNAMA.

 

Thiago Sousa de Almeida

Graduando em Direito pela Universidade da Amazônia Belém UNAMA.

 

Douglas Junio Fernandes Assumpção

Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia – UNAMA.

 

Resumo: O objetivo geral deste trabalho é analisar, sob o enfoque do capital cultural (BOURDIEU, 2019), alteridade (AGUIAR, 2017), interculturalidade (DUSSEL, 1977), a falta de incentivo ao desenvolvimento das diferentes subjetividades, sobretudo no processo educativo formal, o que não incentiva a evolução acadêmica capaz de respeitar as diferentes culturas, e mantém discurso e práticas centralizadoras, de bases eurocêntricas, que comprometem a resistência e a efetivação de direitos fundamentais e estimulam o silêncio dos vulneráveis.

Palavras-chave: Capital cultural. Subjetividades. Interculturalidade. Resistência. Direitos fundamentais.