DOI: 10.5281/zenodo.7401192

 

Ana Clara Martins Resende dos Reis

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, pelo Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Especialista em Tecnologias, linguagens e mídias em Educação pelo IFTM - Uberlândia; Professora Efetiva na Secretaria de Educação de Minas Gerais e docente em escolas particulares em Araguari. 

 

Elaine Amélia de Morais Duarte

  Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, pelo Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tendo pesquisa o ensino de Língua Portuguesa para surdos a partir dos gêneros textuais; Especializada no curso de Coordenação Pedagógica pela Faculdade em Educação pela UFU; Especializada no curso de Libras; Professora Efetiva na Secretaria de Educação de Minas Gerais em Araguari.

 

Larissa Maciel Gonçalves Silva

  Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, pelo Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Mestre em Educação com ênfase em Educação Especial pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Docente nos cursos de licenciatura da Universidade de Uberaba (UNIUBE); Docente na Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, atualmente na Coordenação da Educação Especial pela SME/PMU.

 

Resumo: Este artigo teve como objetivo geral analisar os artigos publicados na edição especial de número 4, da Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA) de 2021, intitulada: Linguagem e Tecnologia em Tempos de Pandemia. Para isso, buscamos verificar quais temas, teorias e metodologias são apresentadas em cada trabalho pesquisado. Como justificativa, pretendeu-se desenvolver uma pesquisa voltada a uma revista da área de Linguística Aplicada (LA), renomada, de qualis A1, que trouxesse como edição específica os reflexos da pandemia. Assim, buscamos a análise desta edição com publicações que tiveram como foco os efeitos da pandemia na linguagem e no uso das tecnologias.  Como fundamentação teórica, procuramos dialogar a partir dos caminhos percorridos pela LA, Moita Lopes (2009); a importância da Linguística Aplicada (LA) enquanto área Indisciplinar, Moita Lopes (2013); como modernidade recente, Fabrício, (2006); os efeitos da Covid-19 em práticas acadêmicas, Assis, J. A. et al. (2020). Assim, procuramos, para este trabalho, fazer um levantamento bibliográfico, tendo como foco principal publicações relacionadas a trabalhos da Linguística Aplicada (LA). Para isso, esta pesquisa apresenta o recorte de 2021, em uma edição especial da mesma, contendo sete artigos, cujos  temas estão relacionados às práticas docentes no ensino emergencial remoto (ERE), aos desafios vividos no contexto pandêmico e às oportunidades e possibilidades em relação ao uso de tecnologias nesse contexto, abordando questões das interações nas redes sociais e da disseminação de informações sobre a pandemia.

Palavra-chave: Linguística Aplicada; Recorte; RBLA; Àrea Indisciplinar; Pandemia.