DOI: 10.5281/zenodo.7401204

 

Heldilene Guerreiro Reale

Doutora em Artes (UFMG), Mestre em Comunicação Linguagens e Cultura (UNAMA), Graduada em Artes Visuais e Tecnologia da Imagem (UNAMA) e em Turismo (UFPA). Atuou como professora da UNAMA e da UFPA; Dirigiu o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (SIM/SECULT). É Idealizadora do Espaço Cultural Candeeiro. Professora Substituta do Departamento de Artes da UFRN. Instituição de Origem: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. helgreale@yahoo.com.br. 0000-0002-6241-6592.

 

Francisco Natanael Cardoso Garcia

Formado em Rede de Computadores. Realizou Cursos de Fotografia pela Escola FOCUS (São Paulo), Fotografia Contemporânea na Escola de Artes Visuais do Parque Laje (Rio de Janeiro), Direção de Fotografia para Cinema na Academia Internacional de Cinema (São Paulo) Graduando em História da Universidade da Amazônia. Em 2017-2018 foi Diretor Financeiro da Associação Fotoativa (Belém-PA). É Fotógrafo, Produtor Cultural e Idealizador do Espaço Cultural Candeeiro. Instituição de Origem: Universidade da Amazônia. natan.garcia@gmail.com. 0000-0002-8925-1919

 

RESUMO

O Presente artigo tem como finalidade apresentar questões que abrigam o campo das Artes no que diz respeito ao processo de criação de Espaços Culturais Independentes, tomando como base o Espaço Cultural Candeeiro. Idealizado no ano de 2018, porém entrando em funcionamento somente a partir de junho de 2020, em Belém do Pará, a abertura do referido espaço se deu em meio a um contexto de sucessivas ações de apagamentos da Arte como formadora de reflexão e questionamento, agravadas por uma pandemia de proporções históricas, mas sobretudo por interesses de um Projeto Político construído à base do fechamento e esfacelamento de instituições de fundamental importância neste Circuito, como Ministério da Cultura, Funarte, Cinemateca, Fundação Palmares, dentre outras. Neste contexto, a criação do Espaço surge como possibilidade de abrir caminhos para se ter um pouco de ar em um momento de asfixias políticas, econômicas e sociais.

Palavras-chave: Espaço Cultural Independente; Circuito da Arte; Resistências.