DOI: 10.5281/zenodo.7401212

 

Sandro Dau

Graduado em Ciências Sociais, bacharel em Antropologia da Comunicação, graduado em Filosofia, bacharel em Filosofia Antiga, mestre em Filosofia (Ética), doutor em Filosofia (Ética) e Pós-doutor em Filosofia (Ética). Autor de vários livros que tratam do método de pesquisa científica, sociologia, filosofia e política. Professor da Faculdade de Educação de Linhares – FACELI.

 

Sérgio Rodrigues de Souza

  Graduado em Pedagogia e Filosofia. Consultor Científico.

 

Liliane Rodrigues de Araújo

  Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação. Pedagoga da Rede Municipal de Educação de Serra (ES).

 

Raquel Rodrigues Teles

  Graduada em Letras-Português. Professora de Literatura e Redação e Expressão na Rede Alternativo de Ensino - Serra (ES).

 

RESUMO

Este artigo aborda a questão do ser professor na Era Contemporânea, focando no agir pedagógico. O objetivo deste texto é realizar uma reflexão sobre a práxis docente neste momento de intensas mudanças de paradigmas. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores clássicos. Optou-se por este método de investigação por ser, quando bem aplicado e dirigido, uma forma segura de encontrar respostas para os problemas levantados quando da elaboração do projeto de pesquisa. Os resultados são que há grande resistência por parte de alguns profissionais da educação em aceitar a questão referente às mudanças acontecidas ao longo do tempo. As conclusões a que se pode chegar é que muitas foram as mudanças de paradigmas e transformações sociais, a uma velocidade que torna difícil a sua compreensão fenomenológica. Dentre estas, pode-se destacar a questão da avaliação educacional, que se mostra como um instrumento de altíssima relevância, considerando que determina os ganhos didáticos e aponta para direções novas de aprimoramento e desenvolvimento metodológico da práxis pedagógica.

Palavras-chave: Ser professor. Práxis pedagógica. Avaliação. Educação na era atual.