DOI: 10.5281/zenodo.7513206

 

Leonete Cunha Fernandes

Professora de Rede Básica Instituição IFMA, Formação Letras português – inglês UEMA Caxias MA, Especialização em Língua Inglesa IESM – Timon Ma.

 

RESUMO

Esse artigo visa destacar a importância da Tertúlia literária para o ensino da Língua Inglesa a leitura, compreensão, comunicação e reflexão crítica sobre a obra durante os encontros estabelecidos nas aulas. A Tertúlia Literária é uma prática de leitura dialógica que consiste em um encontro ao redor da literatura, no qual os participantes leem e debatem, de forma compartilhada um capítulo escolhido para a aula, a obra clássica deve apresentar a literatura universal. Durante a escolha da obra foi feito um curso de capacitação online na plataforma: comunidades de aprendizagem a saber o que é uma tertúlia, como fazer uma tertúlia dialógica literária e quais obras utilizar em uma tertúlia literária. A tertúlia foi organizada por capítulos e por datas para não prejudicar os alunos durante o planejamento semestral das aulas.  O livro escolhido foi Hamlet de William Shakespeare uma ora clássica e de valor para aprimorar vocabulários, leituras, oralidade. O livro Hamlet de Shakespeare é um livro totalmente em inglês e de Nível elementar, rico de glossários acompanhados de desenhos é um HQ que os alunos prendem sua atenção, as palavras no livro interagem junto com as imagens e isso facilitou o entendimento da narrativa. A Tertúlia Literária foi aplicada para os alunos dos 1º anos do Ensino médio na Escola de Tempo Integral em Coroatá Maranhão. O objetivo desse trabalho1) Promover o acesso da leitura de uma obra clássica de Língua inglesa e a promoção nas aulas de Língua Inglesa. 2) Conhecer novas vocabulários 3) refletir sobre a obra e destacar aspectos positivos para seu aprendizado. Entretanto destacar as práticas de leitura dialógica e Tertúlia Literária, aumentam o vocabulário, melhoram a expressão oral e escrita, ampliam a compreensão leitora, o pensamento crítico e a capacidade de argumentação em todos os envolvidos, produzindo importantes transformações na superação de desigualdades. Esse trabalho teve uma contribuição para o aperfeiçoar os estudantes a leitura a aquisição de vocabulários o contato com a obra na Língua Inglesa e o desenvolvimento da autonomia em fazer uma leitura em uma obra estrangeira.

Palavras-chave: Literatura Inglesa. Tertúlia. Letramento linguístico. Leitura.