DOI: 10.5281/zenodo.7513217

 

Maria Alcione dos Santos

Professora Efetiva da Rede Pública Estadual de

Ensino em Alagoas - SEDUC, Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Maceió. E-mail: alcionnysantos@outlook.com

 

Rafaela Martins da Silva

Professora Efetiva da Rede Pública Estadual de

Ensino em Alagoas – SEDUC, Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Maceió. E-mail: rafaelamartins123@hotmail.com

 

Resumo: É comum ouvirmos muitos professores falarem sobre a importância da leitura, da formação crítica do aluno e da sua atuação ativa na sociedade, no entanto, na prática, pouco tem sido feito efetivamente em sala de aula para mudar essa realidade. Freire (1985, p. 11-12) discorre sobre a importância da valorização do “mundo” do educando e a relação que ele deve ter com o processo educacional; é importante que os conteúdos ministrados em sala de aula sejam ou estejam relacionados de alguma forma com a realidade do aluno, com o contexto social em que ele está inserido, para que aquilo que está sendo dito/ensinado pelo professor faça sentido para o educando, para o autor “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência de uma professora de Literatura de uma escola estadual do estado de Alagoas, mais especificamente na cidade de Arapiraca, em uma turma do primeiro ano do ensino médio, sobre o trabalho com a poesia slam em sala de aula, discorrendo sobre a sua importância enquanto recurso literário intercultural e crítico, contribuindo para a formação do sujeito leitor e, sobretudo, da sua identidade enquanto ser social. É evidente que trabalhar a literatura em sala de aula exige um desenvolvimento de estratégias pedagógicas específicas que possibilitem uma maior aproximação dos alunos com o universo da leitura, por isso acreditamos que o trabalho com a poesia slam apresenta-se como uma forma eficiente de despertar o prazer pela literatura e manter o educando engajado com as questões sociais nas quais ele está inserido, assim como possibilita o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Para o desenvolvimento do trabalho, tomamos como aporte teórico as considerações de Thiollent (2011), quando se refere à sequência didática (SD), Duboc (2016), Cosson (2012) e Freire (1985), no que se refere ao letramento crítico, Silva (2000) e Hall (2006) que tratam sobre identidade. Ao fim da SD, foi notável a contribuição do gênero literário – a poesia slam – para as aulas de literatura e para a formação da identidade do sujeito leitor, por fomentar, de forma crítica e reflexiva, a discussão sobre temas relevantes da sociedade, entre eles, o respeito e a aceitação das diferentes culturas e sujeitos. A SD utilizada pode também ser adaptada a outras realidades de sala de aula, com seus diferentes contextos e especificidades.

Palavras-chave: Interculturalidade. Poesia slam. Identidade.