DOI: 10.5281/zenodo.7513220

 

Cálita Fernanda de Paula Martins

 Doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na linha de pesquisa Comunicação e Mediações Culturais. Professora pedagoga (efetiva) na rede municipal de Cuiabá. E-mail: calitajornalista@gmail.com.

 

Dílson César Devides

Doutor em Estudos Literários pelo IBILCE/UNESP. Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e graduado em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Brasileira. E-mail: dilson.devides@ufmt.br.

 

Resumo: O universo da ciberinfância nos possibilita ressignificar a forma de ver a criança e sua infância no âmbito da cultura contemporânea, e, principalmente, a forma de pensar os jogos, brincadeiras, práticas de consumo e as representações midiáticas no imaginário dessas crianças. A partir disso, a questão a ser pesquisada consiste em compreender e analisar a cultura infantil no contexto do ciberespaço, em especial, no que se refere as práticas de consumo, jogos e brincadeiras. Para isso será realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos, um levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo. A instituição apresentada como lócus da pesquisa pertence a rede pública municipal de Cuiabá e atende a Educação Infantil (4 anos e 5 anos) e os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ano, 2º ano, 3º ano e 4º ano). A pesquisa proposta será desenvolvida com crianças na faixa etária de 8 a 10 anos de idade, por intermédio da observação participativa e entrevistas. Tendo como orientação teórica para este estudo: Buckingham (2007), Cairoli (2010), Castells (2002), Dornelles (2005), Lemos (2002), Levy (1999), Menezes (2013), Munarim (2007), Piaget (1978), Sarmento (2004), Vygotsky (1984), entre outros autores. A pesquisa a ser realizada busca averiguar a tese de que as crianças que nasceram em meio as tecnologias digitais tem uma experiência diferenciada com relação as práticas de consumo, jogos e brincadeiras no contexto do ciberespaço.

Palavras-chave: Infância; Criança; Ciberespaço; Cultura Contemporânea.