DOI: 10.5281/zenodo.7513228

 

Daiana dos Santos Silva Menendez

  Cursou como aluna Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA, a disciplina EDC J56 - TEE Educação e Liberdade: uma análise filosófico-política, 2019.2. Licenciada e Bacharel em Filosofia e Engenheira Civil pela UCSal.  Bacharel em Arquivologia pela UFBA.

 

Resumo: Pretende-se examinar, no presente artigo, o lar e a família sob a ótica do pensamento educacional de Hannah Arendt. Ela, enquanto pensadora, rejeitou o título de filósofa em uma entrevista e se declarou uma teórica política. A tradição do pensamento filosófico nos apresenta sempre os grandes filósofos pertencentes ao gênero masculino, todavia Hannah Arendt não se encaixa em nenhuma escola filosófica, ela trata de temas como educação, autoridade, liberdade, poder, o público e o privado. Neste estudo, procuramos interligar alguns pontos que se encontram nas obras de Hannah Arendt, destacando os aspectos significativos. O objetivo geral busca compreender o pensamento de Hannah Arendt sobre o lar e a família e seu posicionamento para a educação. A metodologia adotada é a da pesquisa bibliográfica. Neste texto, analisaremos, no primeiro momento, a concepção arendtiana de família e lar; por fim, a educação e a família numa reflexão a partir do pensamento de Hannah Arendt. Convém enfatizar que o que mais chama atenção é a conclusão a que Hannah Arendt chega de que não podemos deixar as nossas crianças à deriva da sua própria sorte, nem arrancar das mãos delas a oportunidade de um futuro melhor que seus pais tiveram. A família é uma das responsáveis pela educação, mas todas as pessoas que amam esse mundo devem contribuir com um futuro melhor para o mundo e para os novos que aqui chegam.

Palavras-chave: Domínio do Lar. Educação. Família. Política. Vida Pública.