Larissa Nascimento
de Oliveira[1]
Mestranda
no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí-PPGL.
E-mail: larissanascimentooliveira@aluno.uespi.br
João Gabriel Dias Sousa[2]
Mestrando no
Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí - PPGL.
E-mail: joaogabrielsousa@aluno.uespi.br
Maria de Fátima dos Santos Barros[3]
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade
Estadual do Piauí - PPGL. E-mail: mariafatimabarros@aluno.uespi.br
[1] Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade
Estadual do Piauí- PPGL. Especialista em
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade ÚNICA. E-mail: larissanascimentooliveira@aluno.uespi.br
[2] Mestrando no Programa de Pós-Graduação
em Letras da Universidade Estadual do Piauí - PPGL. Especialista em Ensino da
Língua Portuguesa e Inglesa pela Faculdade UniBF. E-mail:
joaogabrielsousa@aluno.uespi.br
[3] Mestranda no Programa de Pós-Graduação
em Letras pela Universidade Estadual do Piauí - PPGL. Especialista em LIBRAS
pela Facapi. E-mail: mariafatimabarros@aluno.uespi.br
Resumo:
Os
livros didáticos tornaram-se objeto de estudo de muitos pesquisadores. A
análise dessas obras contribui diretamente para o aumento da sua qualidade.
Apesar do avanço na qualidade dos livros didáticos desde a criação do PNLD
(Programa Nacional do Livro Didático) ainda é necessário descrever a forma como
a Fonética, Fonologia e a Variação Linguística vêm sendo abordadas, posto que é
indiscutível a importância dessas áreas para a plena formação linguística dos
estudantes da educação básica. Todavia, o lugar destinado a essas áreas no
currículo brasileiro ainda é insatisfatório, isso tem se refletido nos livros
didáticos, uma vez que estes também tem tratados das referidas áreas de forma
superficial e restrita. Nesse contexto, o presente trabalho visa encontrar resposta(s) para os
seguintes questionamentos: (1) qual o lugar da Fonética, Fonologia e Variação
Linguística nos livros didáticos de Língua Portuguesa do 6º ano aprovados pelo
PNLD 2020”; (2) Por que tais obras didáticas foram aprovadas? e (3) Qual o
diferencial que elas trazem? Para tal, o estudo realizado tem como objetivo
geral analisar o lugar da Fonética, Fonologia e Variação Linguística em dois
livros didáticos de Língua Portuguesa do 6º ano aprovados pelo PNLD 2020
(“Tecendo Linguagens” e “Se liga na língua: leitura, produção de texto e
linguagem”), a fim de
compreender o porquê tais obras foram aprovadas, assim como verificar se essas
obras didáticas conseguem ir além da
superficialidade já previsível. Quanto aos aspectos metodológicos destaca-se
que a pesquisa realizada é
delineada como exploratória e documental de caráter quali-quantitativo. A
investigação está ancorada, principalmente, nos pressupostos teóricos de Cagliari
(2009), Seara, Nunes e Lazzarotto-Volcão (2019), Callou e Leite (2009),
Rodrigues e Sá (2018, 2020), Bagno (2007), Chamma (2007), Santana (2017) e
Gonzalvez (2015), entre outros que tratam da temática. Integraram o corpus
da pesquisa os capítulos das obras didáticas que abordavam as áreas
investigadas. Diante das análises realizadas evidenciou-se que as áreas
investigadas foram abordadas nos dois livros didáticos, ainda que de forma
superficial, indireta e restritiva. O LD 1 foi a obra didática mais adotada
pelos professores, todavia esta não aborda diretamente a Fonética e Fonologia,
bem como faz uma breve discussão sobre questões relacionadas a variação
linguística. O LD 2 mostrou alguns pontos positivos, este dedicou um capítulo
para a abordagem da Fonética e Fonologia e outro para a Variação Linguística.
Além disso, trouxe uma discussão sobre o preconceito linguístico e a
transversalidade entre as áreas analisadas.
Palavras-chave: Fonética. Fonologia. Variação Linguística. Livro Didático.