DOI: 10.5281/zenodo.7621084

 

Tatiany Michelle Gonçalves da Silva

Professora, licenciada em Pedagogia e Biologia, tatyalmeidaesilva@gmail.com.

 

Resumo: O artigo busca identificar projetos que tenham ações de intervenção no Ensino Médio voltado aos alunos público-alvo da educação especial e inclusiva. Analisa a ação de projetos interventivos nas séries do Ensino Médio, por meio da abordagem multidisciplinar a partir dos proponentes curriculares da biologia, podem se adequar ao ensino inclusivo. Buscando evidenciar ações de intervenção que sejam direcionadas ao atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais, assim como a produção de materiais didáticos inclusivos e o uso de estratégias, recursos e tecnologias assistivas em sua estruturação. Como metodologia realizamos uma pesquisa no site da SCIELO com uso de palavras-chave, para identificar artigos que apresentem projetos de intervenção sobre os critérios de ser inclusivo, no Ensino Médio e que fosse multidisciplinar usando os conteúdos da biologia. Para alicerçar nossa pesquisa utilizamos pesquisa bibliográfica sobre o tema estudado. Analisamos e descrevemos alguns pontos que se concentrou a pesquisa e como resultado evidenciamos sua abordagem multidisciplinar, o uso de recursos inclusivos e os tipos de deficiências atendidas em cada um dos artigos, com o intuito de evidenciar sua ação inclusiva e sua relevância social e pedagógica. Além de nossa própria conclusão, recorremos as considerações finais realizadas por cada um dos autores e em consonância de ideias encerramos nossos trabalhos de pesquisas, apontando a importância de se pesquisar, escrever e ler sobre a educação inclusiva, como meio de se entender como ela funciona na realidade escolar.

Palavras-chaves: Educação especial. Metodologia. Recursos inclusivos.