DOI: 10.5281/zenodo.7644900

 

Simone Cícera Inácio de Souza

 Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2021)

e-mail: simonerodolfo04-@hotmail.com

 

RESUMO

Para compreensão do tema aqui abordado é necessário definir os períodos nos quais as crianças evoluem com destino a alcançar uma escrita convencional, bem como, realizar reflexões destinadas a lidar e ainda superar cada um desses períodos, levando ao respeito do tempo para a aprendizagem e ainda aos conhecimentos que as crianças adquiriram previamente. Assim, para propor quaisquer atividades de alfabetização se faz necessário conhecer aos estudantes, ao contexto ao qual, eles estão inseridos e os seus interesses. Portanto, as intervenções são essenciais, atividades diversificadas que atendam às necessidades de cada um dos educandos, a ludicidade e ainda todo um trabalho cooperativo. Para os alfabetizadores todas as referidas questões exigem dedicação, empenho, tempo e ainda formação continuada. Como objetivo geral apresenta a necessidade de superar alguns dos desafios encontrados no processo da alfabetização, a partir da perspectiva do educador. E a escolha do tema se deu em decorrência do fato de que atualmente não é suficiente saber escrever e ler, é essencial que o educador leve aos seus educandos a um patamar a mais do que o decodificar dos signos. Deve possibilitar aos seus educandos a oportunidade de fazer o uso tanto da leitura quanto da escrita no seu cotidiano enquanto meio de ampliar seu desenvolvimento social e a sua leitura do mundo.

PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização. Desafios. Educação.