DOI: 10.5281/zenodo.7621014

 

Antônio Michael Alves de Sousa

  Acadêmico do curso de Licenciatura em Letras/ Inglês, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - campus Santa Inês (MA). E-mail: antoniomichaelalves@gmail.com

 

Sâmea Gabriele dos Santos Lima

  Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras/ Inglês, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - campus Santa Inês (MA). E-mail: samealima@aluno.uema.br.

 

Joildo Sousa Costa de Oliveira

  Mestre em Letras (Área de concentração: teoria literária). Docente da UEMA e da UEMASUL.

 

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo abordar uma análise concisa dos Sonetos ao pai, de Augusto dos Anjos, a fim de evidenciar neste as características da teoria que surgiu nos anos 20 nos Estados Unidos, conhecida como New Criticism (Nova Crítica). Serão analisadas propostas de abordagem apontadas por essa teoria, uma vez que refletem acerca da materialidade do texto como objeto de linguagem. Serão destacados os principais pontos dessa teoria bem como os estudiosos que contribuíram para seu surgimento e, por fim, o emprego dos seus procedimentos no soneto de Augusto dos Anjos. É perceptível que essa teoria propõe procedimentos para a interpretação e análise do texto literário a partir da materialidade linguística da obra, e compreende a literatura como um fenômeno autônomo. Para a consecução do estudo em pauta será utilizada a pesquisa bibliográfica, e por meio dela serão coletadas informações e dados já produzidos por outros trabalhos e disponíveis em livros e dissertações.

Palavras-chave: Nova Crítica. Teóricos. Sonetos ao Pai.